Internet

15/12/2010 17h20 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

2011 será o ano do Facebook no Brasil

Cynara Peixoto
por
Para o TechTudo

Durante anos a fio, o Orkut reinou absoluto no Brasil. O site caiu no gosto popular, e em qualquer lan house onde você entrasse, certamente encontraria dezenas de computadores com aquela tela azul bebê tão característica. O país inteiro estava no Orkut, e se via através dele, trocando mensagens e fuxicando a vida alheia. Um grande sucesso.

Só que o Orkut começou a mudar, talvez por medo da concorrência, que estava aos poucos ganhando novos adeptos. O Google começou então a fazer alterações no layout, na forma como as pessoas deixavam scraps, na inclusão de jogos, nas comunidades… Tudo para tentar manter seus usuários.

The Social NetworkThe Social Network (Foto: Divulgação)

O problema é que o Orkut mudou tanto que acabou perdendo a sua identidade, e acabou se tornando uma espécie de cópia com qualidade inferior. E com isso, está conseguindo fazer o contrário do que pretendia: os usuários – e principalmente empresas – estão migrando em uma velocidade cada vez mais rápida para o Facebook. Se for para usar uma cópia, porque não usar o original, que tem ferramentas melhores?

O Facebook está conquistando cada vez mais os brasileiros. Em cinco meses, o número de usuários do país chegou a dobrar, conforme constatou o Ibope, e esta estatística deverá crescer muito mais em 2011. Cada vez mais pessoas estão conhecendo esta “nova” rede social.

A fórmula é simples: quanto mais conhecidos a pessoa tiver no Facebook, maiores são as chances de ela também fazer uma conta no site, pois que ela já irá entrar com uma rede de contatos já formada. Além disso, a quantidade de celulares que chegam do exterior com suporte nativo ao Facebook – ao invés do Orkut – também ajuda muito. E com o lançamento do filme “A Rede Social” então…

Enquanto isso, apesar de ainda ser um grande sucesso comercial no Brasil, o Orkut tem tido um crescimento decepcionante mês a mês, e provavelmente seguirá assim até chegar a um ponto onde, finalmente, será ultrapassado. Impossível? Claro que não. Na Índia, o Orkut era tão famoso quanto por aqui, mas aos poucos foi perdendo terreno, até finalmente ver o Facebook assumir a liderança em agosto deste ano. O Brasil é o último reduto da rede social do Google, e a empresa já mostrou que esta área não é o seu forte. Por tudo isso, eu aposto que 2011 será o ano do Facebook no Brasil.

E você? Já fez a sua conta? Caso tenha criado, aproveite para receber as novidades do TechTudo na sua timeline.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares