Fabricantes

13/12/2010 19h03 - Atualizado em 14/07/2011 07h09

Apple some com API que delatava iPhones modificados

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

Existe uma API no iOS com uma função bastante curiosa: delatar os aparelhos que passaram pelo jailbreak. Depois que o dono de um iPhone, iPod Touch ou iPad instala alguma versão modificada do sistema, esse dispositivo de segurança permite que a Apple saiba que o aparelho foi alterado, sabe-se lá por que motivo.

Apple iPadApple iPad (Foto: Reprodução)

Ainda não se sabe o que a empresa faz com essas informações, mas pelo visto não vai mais fazer: a API simplesmente sumiu do iOS. Desenvolvedores relataram que o recurso foi removido do sistema sem mais nem menos, e a Apple não fez qualquer questão de se manifestar sobre o assunto (como de costume). Geralmente a empresa faz grandes anúncios sobre novos produtos, mas fica quieta quando são assuntos mais delicados.

Essa API não é tão importante para os usuários finais, mas pode ser interessante para gestores de Tecnologia da Informação corporativos. Faz tempo que a Apple permite a distribuição limitada de apps apenas para alguns grupos de usuários, o que foi perfeito para o mercado corporativo. E a API entra nessa história porque esses gestores teriam como saber se um aparelho tinha passado por jailbreak (um indicativo de que seu dono poderia vazar aplicativos) ou não.

Fonte: NetworkWorld

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares