Internet

21/12/2010 15h25 - Atualizado em 14/07/2011 07h08

Jolibook: Netbook com concorrente do Chrome OS usa a 'nuvem' e tem ótima performance

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo
Jolibook, o netbook da JolicloudJolibook, o netbook da Jolicloud (Foto: Divulgação)

O mercado de sistemas operacionais é monopolizado por nomes como Windows, Mac OS e Linux. Mas você já ouvir falar no Jolicloud?

No exterior, o Jolicloud é considerado um dos melhores sistemas operacionais para netbooks. Sua principal vantagem é a leveza na instalação e na execução, uma vez que ele roda os principais aplicativos na nuvem (online), instalando o mínimo de programas necessários, a mesma proposta do Chrome OS.

Com esse princípio em mente, seus desenvolvedores resolveram lançar seu próprio netbook, expandindo sua área de atuação comercial.

Jolicloud é um sistema operacional baseado na nuvem, com aplicativos onlineJolicloud é um sistema operacional baseado na nuvem, com aplicativos online (Foto: Divulgação)

O Jolibook é um netbook que já vem com a versão 1.1 do sistema operacional, processador Atom N550, 250 GB de HD e bateria de 6 células, que garante até 7 horas de uso contínuo.

A estratégia da Jolicloud é muito interessante: Primeiro, a marca procurou consolidar o seu produto, distribuindo-o gratuitamente. Uma vez conquistada a confiança de uma boa parcela de usuários, eles resolveram oferecer um produto com algum valor para que seus clientes aproveitassem a experiência da mobilidade, mas as primeiras impressões do Jolibook foram regulares.

Como o netbook é voltado para o público juvenil, suas configurações básicas acabaram limitando algumas tarefas. Apesar de contar com uma versão de processador Atom mais recente (N550), o que ajuda na reprodução de vídeos em HD 720p, o seu hardware enfrenta dificuldades na hora de reproduzir vídeos em 1080p.

Ao contrário do Chrome netbook, o Jolicloud possui um design bem mais atraenteAo contrário do Chrome netbook, o Jolicloud possui um design bem mais atraente (Foto: Divulgação)

Em compensação, o grande destaque do Jolibook é a sua performance. O produto leva apenas 20 segundos para ligar e ficar pronto para uso, além de contar com um tempo de resposta rápido na execução de aplicativos. Outro destaque vai para os atalhos das redes sociais, facilitando a comunicação com o Facebook e o Twitter.

Uma coisa que devemos sempre nos atentar é que, mesmo rodando um sistema diferente, o Jolibook é, por essência, um netbook como outros que temos no mercado.

A vantagem na compra do Jolibook é a de adquirir um netbook com um sistema leve e ajustado para as configurações do produto oferecido. É mais ou menos o mesmo caminho que o Google está tomando com o seu Chrome OS, que também foi apresentado em um protótipo de netbook da empresa (mesmo que, por enquanto, esteja disponível apenas para desenvolvedores).

Não dá para dizer que o Jolicloud vá se tornar uma referência no mercado de sistemas operacionais para netbooks, mas ele é um dos concorrentes que o Chrome OS terá que enfrentar.

Por enquanto, o Jolibook está disponível apenas no mercado do Reino Unido, e não há mais detalhes sobre quando (ou se) ele será comercializado no mercado brasileiro. Lá fora, seu preço é de aproximadamente US$ 443.

Fonte: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares