14/12/2010 17h40 - Atualizado em 07/06/2013 16h38

LCD, LED ou Plasma: qual TV Full HD comprar?

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

LCD, LED ou Plasma? Essa é a dúvida de muitos consumidores na hora de escolher qual modelo de TV comprar. Por isso o TechTudo fez um guia para você entender as principais diferenças entre as três tecnologias, o que é LED, LCD e Plasma, e para qual tipo de telespectador elas são mais indicadas. Saiba também o que é LCD IPS e LCD TFT.

Antes de mais nada, é fundamental esclarecer a diferença entre as imagens em Full HD e no padrão standard, para entender, por exemplo, o que é LCD Full HD:

Durante anos, canais de TV, produtoras de filmes e eventos ao vivo eram obrigadas a manter suas imagens na resolução padrão 640 x 480 pixels (tudo por causa das ‘antigas’ televisões de tubo). Mas com a chegada das novas tecnologias, como as telas de cristal líquido (LCD), de LEDs e de plasma, os aparelhos passaram a ser capazes de mostrar imagens com pixels menores, criando vídeos com um nível de detalhe muito mais minucioso.

Entendendo essa nova realidade, vamos ao que interessa:

TV LED 40’ Philips 40PFL6605D (Foto: Divulgação)TV LED 40’ Philips 40PFL6605D (Foto: Divulgação)

Termos importantes que você precisa conhecer antes de comprar

O crescimento e o desenvolvimento das novas televisões trouxe consigo um novo dicionário de termos e expressões sobre a tecnologia empregada, estabelecendo alguns parâmetros e diferencias entre os produtos que vão além do número de “polegadas” que o televisor tem. Vale a pena você conhecer alguns deles:

Contrast Ratio (relação de contraste): Ë uma escala entre 1:1 e 10.000:1 (exemplo) que ilustra a diferença existente entre o branco mais brilhante e o preto mais escuro das imagens projetadas na tela. Quanto maior o valor, melhor será o contraste.

Refresh Rate (taxa de atualização): Ë a quantidade de quadros por segundo que uma tela pode reproduzir. Sua escala é medida em Hz (exemplo: 60 Hz). Quanto maior a taxa de atualização, melhor é a fluidez dos quadros em cenas de movimentos. Cabe ressaltar, neste caso, que a fonte da imagem (videogame, Blu-ray ou televisão) também deve ter mais quadros para reproduzir. Não adiantará nada em um videocassete.

Pixel Response Time (tempo de resposta do pixel): É parecido com a taxa de atualização. Neste caso, ele determina o quão rápido um píxel demora, individualmente, para atualizar uma imagens. Ou seja, para mudar sua cor, seja ela do preto para o branco, ou do vermelho para o preto. A velocidade é medida em milissegundos, e quanto menor o tempo, melhor. Uma boa resposta do pixel deixará a imagem com menos “borrões” na tela, principalmente nas imagens de muito movimento.

CRT: Acrônimo para Cathode Ray Tube (tubo de raios catódicos). São as TVs de tubo tradicionais, quase inexistentes no mercado atual. Usuários mais avançados já abandonaram este modelo, pelas próprias necessidades atuais dos produtos e de suas características.

O que é LCD: Acrônimo para Liquid Crystal Display (tela de cristal líquido). São os modelos de TVs mais comuns do mercado, e muito encontrado em notebooks e netbooks, painéis de aparelhos de micro-ondas e rádio-relógios. Comparado aos televisores de CRT, ele é bem mais econômico em termos de consumo de energia.

Outra dúvida sobre TVs LCD é, o que é LCD IPS. A tecnologia In-Plane Switching (IPS) aplica-se a monitores e TVs LCD. Com a tecnologia, a imagem é alinhada por um pólo horizontal, aos contrário dos LCDs sem a tecnologia IPS, nos quais o alinhamento é pelo pólo vertical.

Ainda sobre televisores LCD, outro questão é o que é LCD TFT? TFT ou Thin-film transistor é um tipo de transistor que melhora a qualidade da imagem. Assim, quando as telas LCD usam transistores TFT, são classificadas como TFT LCDs. 

O que é Plasma: Utiliza a mesma tecnologia das lâmpadas fluorescentes, mas ajustada para as TVs. As telas de plasma foram consideradas top de linha até a chegada dos modelos de LED.

O que é LED: Acrônimo de Light Emitting Diode (diodo de emissão de luz). Sua tela é composta, basicamente, por um circuito elétrico com várias micro lâmpadas enfileiradas.

Conexões que você precisa conhecer

Cabo Vídeo Composto: O tradicional cabo amarelo, usado para transmissão do sinal de vídeo, muito utilizado nas televisões analógicas. Não é o melhor tipo de conexão para reprodução de conteúdos em alta definição.

Cabo Vídeo Componente: É uma conexão que divide o sinal de vídeo em três sinais, dando uma folga no sinal e, consequentemente, aumentando a qualidade. É um padrão mais adaptado ao sinal de alta definição.

Cabo HDMI: É o padrão mais utilizado para transmissão de sistemas digitais. Por possuir vários conectores internos, o HDMI consegue transmitir as imagens com uma definição bem alta.

DVI: Conexão similar à HDMI, porém mais utilizada em PCs.

Cabo Vídeo Componente (Foto: Divulgação)Cabo Vídeo Componente (Foto: Divulgação)

As tecnologias e suas principais características

Agora que conhecemos os termos e sabemos o que cada um deles significa, podemos falar especificamente do que cada tecnologia poderá te oferecer, e qual é a melhor escolha para reprodução de imagens em Full HD.

TV LCD: As telas de LCD são capazes de produzir belas imagens, mas contam com um detalhe que pode fazer toda a diferença: Como as telas de LCD não emitem nenhum tipo de luz, ela precisa utilizar recursos eletrônicos para produzir cores brilhantes. O resultado disso acaba sendo o de imagens menos naturais que as vistas nas outras tecnologias. Um número bem grande de televisores LCD, no mercado, são compatíveis com o novo sinal de TV Digital, mas justamente pela alta definição, algumas imperfeições podem aparecer, principalmente em imagens com muita movimentação de câmeras.

TV LED: As telas LED estão caindo no gosto do consumidor, mas isso não quer dizer que tecnicamente elas são revolucionárias, como muitos segmentos do mercado vendem hoje. As telas de LED de hoje são, basicamente, telas de LCD com diodos de luz na parte traseira da tela. Elas oferecem mais vantagens na qualidade de imagem e no consumo de energia, porém acabam sendo mais caras, principalmente por ser uma tecnologia mais nova que as anteriores. Comparadas às telas de LCD, possuem um melhor contraste e taxa de atualização, e são muito mais adequadas para reprodução de imagens em Full HD.

TV Plasma: As telas de plasma produzem as melhores imagens que você pode encontrar no mercado. Normalmente são vendidas em modelos de telas grandes, que oferecem a melhor relação de contraste, exibição de cores, e uma resposta mais rápida das imagens (por causa do tempo de resposta dos pixels, consideravelmente menor que nos modelos de LCD e LED). Em compensação, elas consomem mais energia do que as outras, além de serem muito mais sujeitas a problemas de super-aquecimento. Sem contar que, dos três modelos, ela é a que geralmente tem os preços mais elevados.

TV LED Samsung 55” UN55B6000TV LED Samsung 55” UN55B6000 (Foto: Divulgação)

Conclusão

Cada usuário tem a sua necessidade e seu objetivo em particular, e essa preferência deve refletir no momento da compra. Usamos a televisão para assistir filmes, shows, jogar videogames, e até para conectar no computador. Por isso, cabe ao usuário fazer uma pesquisa pessoal sobre quais serão os principais usos da TV.

Os modelos de LCD costumam ser mais baratos e consumir muito menos energia que aos outros, e se você não tiver um olho bem treinado, nem conseguirá perceber muita diferença em relação às outras tecnologias.

Mas se você deseja assistir um filme com ‘aquela’ qualidade, em Blu-ray, ou praticamente se sentir dentro de um estádio de futebol (vale para outros eventos esportivos), certamente as TVs de Plasma são as mais adequadas, por conta da sua taxa de contraste e das cores mais nítidas. O meio termo entre estas tecnologias são as tela LED. No geral, a taxa de atualização costuma ser mais rápida nesses modelos, colocando-as como as mais indicadas para os videogames de última geração.

Uma vez definida a tecnologia, é hora de você conferir o modelo que mais atende as suas expectativas. O TechTudo possui uma série de reviews com vários modelos e diversas marcas de TVs, e grande parte delas podem ser achadas nas grandes lojas de eletrônicos. Quem sabe você não encontra a sua próxima TV aqui?

Via HowToGeek.com

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Marcelo Padilha
    2014-07-17T16:43:48   , respondido respondido 2014-08-11T10:15:20

    Plasma é lixo...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Marcelo Padilha
      2014-07-17T16:43:48   , respondido respondido 2014-08-11T10:15:20

      Sabe de nada inocente!!! Se é lixo, compara o preço de uma plasma full hd de 50" e uma led full hd de 50" e me explica

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Luis Carvalho
    2014-05-19T10:27:11   , respondido respondido 2014-07-07T10:46:04

    Está na hora de fazer uma revisão nessa matéria, afinal de contas Plasma não consome mais que o LCD, Plasma não são mais caras que LCD LED.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Luis Carvalho
      2014-05-19T10:27:11   , respondido respondido 2014-07-07T10:46:04

      Plasma consome mais que LCD e LED, com certeza. Basta ver a temperatura externa da tela. Agora, o preço, concordo contigo, é mais barato que as LED/LCD.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Josias Rincon
    2014-06-25T05:57:59

    Estou arrependido desse televisores modernos que caem todos em oficinas abarrotadas. Eu tinha televisor antigo que nunca foi à oficina e durou 27 anos. Comprei uma nova LED e em 2 anos já foi 2 vezes à oficina e continua c/ problema. As placas eletrônicas deles são frágeis e o problema estende a demais eletrodomésticos como máquina de lavar, microondas etc virando pesadelo doméstico. A vida útil do equipamento é muito importante para consumidor. Está faltando uma indústria ou investidor que perceba essa lacuna no mercado deixado pelos antigos televisores e demais eletrodomésticos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Visani
    2013-11-14T14:17:07   , respondido respondido 2014-06-24T15:21:53

    O Display Plasma ou LCD/LED são conectados PCIs através de uma membrana de celulose com tinta condutiva, cuja a durabilidade está LONGE das 100mil horas ditas pelos fabricantes. Essa membrana não há como trocar e, devido a fadiga que ocorre, perde-se o display também. Fiquem atento entre 3 e 7 anos de uso, independente de quantas horas ficar ligada a TV, ao aparecimento de faixas verticais (ou horizontais) pois já é um forte indício do fim do display. Sou engenheiro eletrônico, sempre faço os reparos das minhas TVS e de conhecidos e estou comentando baseado em dados reais.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Carlos Visani
      2013-11-14T14:17:07   , respondido respondido 2014-06-24T15:21:53

      Carlos, Você recomendaria projetores BENQ ou EPSON de 3000 Lumens, enquanto os preços das grandes telas não abaixarem ? Att., Max Pierre

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Walter Carneiro
    2014-06-24T10:10:25

    O tal do "alto consumo de energia" sempre atribuido ao TV de Plasma como uma "gravíssima" deficiência a ser evitada tem o seu lado de "lenda urbana". Eu possuo DOIS TVs de Plasma da Panasonic: TH-50PZ80LB (50" desde 2007, agora utilizada eventualmente) e a super 65VT50b (desde 2013) usada por 9 horas diárias e sinceramente a minha conta de LUZ no geral aumentou menos de 10% ao mês. Por quê? Simples: o TV de Plasma só consumiria o tal "aburdo" de energia se a mesma ficasse exibindo apenas a cor branca, o que nunca acontece na visualização normal em nenhuma situação.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Paulo Tavares
    2012-01-12T18:39:47   , respondido respondido 2013-10-30T10:44:47

    Que diferença faz isso pro olho humano? Já tive as três e posso afirmar: nunca reparei diferença alguma entre elas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Paulo Tavares
      2012-01-12T18:39:47   , respondido respondido 2013-10-30T10:44:47

      Quando se fala de jogos de xbox e play 3 sony e para qualidade em hd e 3d tem muita diferença amigo ,isso é quando o cara é detalista em imagem .

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Darlam Macario
    2011-11-22T12:52:49

    Bom tutorial, porém deixaram de fora as informações referentes à vida útil de cada uma delas, assim como qual das tecnologias está mais propensa a deixar o mercado...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sergio Galassi
    2011-11-12T19:06:01

    Ah, estava esquecendo...informações fornecidas pela panasonic.......

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sergio Galassi
    2011-11-12T19:02:19

    Prezados senhores, as últimas informações na mídia sobre a tv de plasma é que sobre o aquecimento esse problema já foi resolvido e tambem quanto ao consumo. Ainda mais, tem uma vida útil de 100.000 horas. Estão certas essas informações...??? Grato, Sergio

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Daniel Mendes
    2011-12-14T12:03:51

    Vinicius, a plasma tem a imagem muito melhor. Você deve estar comparando produtos de gerações diferentes ou um TV de plasma de tecnologia antiga. Existem telas chamadas de "new plasma" que consomem menos energia que as antigas e tem a maior durabilidade entre as tecnologias disponíveis. Em termos de brilho, velocidade de atualização e contraste, ela é imbatível, só perdendo para a tecnologia Laser que ainda não é difundida.Compare tvs de gerações equivalentes que verá a superioridade do plasma. Sobre a reflexão. Várias TVS led e LCD também tem saído com telas brilhantes.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vinicius Brandalise
    2011-12-14T11:28:41

    Não posso concordar com este post. Ora, nem aqui nem na China que a TV de plasma é melhor que a LED, seja para o que for. Tenho as duas em casa, uma de 40" e uma de 42" e posso falar sem sombra de dúvidas. A plasma é bem inferior. Outro ponto negativo dela é que a tela é muito reflexiva, ou seja, em ambientes com luminosidade fica bastante complicado de assistir um bom filme. Enfim, técnicamente, a plasma pode até parecer melhor, mas na prática, a LED da "de 10 X 0".

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samuel Franco
    2011-12-14T09:12:39

    boa matéria.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Henrique Aleixo
    2012-01-13T00:35:27

    Vinicius e Paulo Tavares, acredito que vocês estão tentando comparar os 3 modelos assistindo Faustão ou o programa do Gugu. As diferenças ficam nítidas quando usa-se para ver filmes de ação em Full HD e, principalmente para video-games de última duração. A PLASMA é, sem dúvida, superior. O preto da tela de plasma é realmente preto. E por aí vai... Concordo no quesito "reflexo". A TV de PLASMA é mais sujeita a reflexos em ambientes muito iluminados. O ideal é ter uma sala que se possa escurecer para assistir a TV.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Pinto
    2012-01-12T22:52:11

    As tvs de New Plasma da LG sao otimas, ja nao concordo em relaçao as tvs de LED, a definiçao ao menos das LED da Sony sao uma apelaçao em termos de qualidade. Tvs de LCD tenho em casa e nao tenho nada a reclamar, ja na loja possuo tvs de New Plasma e para jogos e a melhor com certeza.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Walter Carneiro
    2012-01-12T19:07:08

    Senhores, eu também tenho as três tecnologias atuais: Plasma, LCD e LCD/Leds, e posso dizer com segurança que o Plasma no quesito qualidade absoluta da imagem ainda é imbatível. Eu tenho a minha TH-P50TZ80LB (Panasonic) há uns 3 anos, e a mesma possui brilho adequado, ótimo contraste, sem problema de retenção de imagem ou aquecimento, e quanto ao consumo, pago o mesmo valor de conta de luz de três anos atrás. Agora só falta a série VT30B (ou talvez a VT50B!!!!), chegar a preços civilizados aqui no Brasil para eu botar as mãos numa TV de 65”, sonho de consumo de qualquer videófilo fanático.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Sandro Marino
    2011-12-14T13:44:38

    Ótima matéria, tenho as 3 tecnologias e posso afirmar que a New Plasma é sensacional, mas tem um problema se vocês assistir TV em um local que tenha iluminação, esquece... A LED tem esse mesmo problema, elas refletem muito e isso atrapalha bastante, principalmente para ver filmes e jogar Games.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Oliveira
    2013-02-15T02:05:46

    já tive as 3 lcd, led, e agora tenho um 51polegadas plasma para jogos tipo ps 3 e lugares que tenha pouca luz plasma é imbativel

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • ANSELMO JÚNIOR
    2012-07-07T10:24:59

    Engraçado, eu achei que a tecnologia de Plama já estava ultrapassada e em desuso. Essa matéria e os comentários postados mudaram minha concepção.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Henrique Aleixo
    2012-01-13T00:45:09

    [correção] * última geração

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Geoci Araujo
    2012-01-12T16:02:07

    É DESSAS MATÉRIAS QUE O PÚBLICO GOSTA!!PARABENS!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário