Tablet

02/12/2010 11h38 - Atualizado em 14/07/2011 07h10

Tablet da Gigabyte se converte em um desktop

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Já existem no mercado modelos de notebooks que se transformam em tablets – desajeitados e feios, é verdade. Mas e um computador portátil que além de tablet pode ser convertido em um PC de mesa, você já viu? Conheça o Booktop, conceito de 3-em-1 da Gigabyte.

Booktop, o computador da GigabyteBooktop, o computador da Gigabyte (Foto: Divulgação)

 

A primeira vista o computador parece apenas mais um notebook com dimensões de netbook no mercado. Só mesmo se atentando aos detalhes para perceber que o Booktop tem um algo a mais a oferecer.

Quer usá-lo como tablet? Basta girar a tela para fora e fechá-lo. Que tal agora usá-lo como um desktop em um monitor maior? É só plugar o computador em uma dock exclusiva. A tela de 11,6 polegadas do netbook ainda pode ser usada como um monitor secundário.

Mas será que você precisa comprar o Booktop para ter um notebook que se transforma em um desktop? A resposta é não! A única coisa inédita que essa base exclusiva realmente faz é organizar a sua mesa. O computador da Gigabyte não faz nada além de um notebook com saída VGA conectado a um monitor e gravador de CDs externo.

Com dimensões de netbook, o conversível da Gigabyte desempenha muito bem a função de um portátil parrudo, mas como um PC de mesa o usuário ficará preso a, no máximo, um processador de até 1,86 GHz, 500 GB de armazenamento em disco e poucas opções de upgrade.

E aqui vai outra questão: será que você realmente precisa de um netbook tão potente? É claro que depende do fim que cada usuário vai dar o computador. Mas vale relembrar o conceito de netbook: PC pequeno, leve e, principalmente, de baixo custo cujo o principal objetivo é acessar a internet.

A versão mais poderosa do Booktop, a T1125N, possui um processador Intel Core i5-470UM, GeForce 310M com tecnologia Nvidia Optimus que otimiza a duração da bateria e 3G, além de, como já dito, 500 GB de HD. Já o T1125M tem processador Core i3-380UM de até 1,77 GHz, placa gráfica da Intel e HD de 320 GB.

Pesando 1,73 kg, ambos os modelos possuem uma entrada USB 3.0 e uma USB 2.0, uma porta combo eSATA/USB 2.0, HDMI, VGA, LAN, Bluetooth 2.1 + EDR, conectividade Wi-Fi 802.11b/g/n, conectores de áudio, leitor de cartões, webcam de 1.3 megapixels, 2 GB de RAM, e uma bateria de 6 células. O sistema operacional é o Windows 7.

3 em 1 da Gigabyte já está a R$ 1.100 em Taiwan3 em 1 da Gigabyte já está a R$ 1.100 em Taiwan (Foto: Divulgação)

 

O grande diferencial do Booktop, a dock, possui as seguintes características: saída para gravador de externo (SATA), duas saídas USB 3.0 e duas de USB 2.0, conectores de áudio, portas HDMI e VGA, além de pinos para sustentação do notebook. A base ainda pode ser girada 90º no sentido anti-horário.

Ficou interessado? Se você acha que a Apple pratica preços absurdos, espere só até ver esse. Em Taiwan, onde o computador já está a venda, o 3-em-1 da Gigabyte em sua versão mais simples (T1125M) sai por $1.100, enquanto o mais parrudo (T1125N) custa $1.269. Se você pretende aproveitar todas as funções do Booktop, pode ser um bom (e alto) investimento. Caso pretenda usá-lo mais como um desktop comum, pode deixar a desejar no fator preço e desempenho.

Fonte: Netbooknews, Engadget


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares