03/12/2010 10h33 - Atualizado em 02/10/2012 18h37

Conheça os cinco melhores antivírus do mercado

Pedro Cardoso
por
Da redação

Todo dono de computador que se preze deve estar antenado no que se refere à proteção da máquina contra as pragas virtuais. Para mantê-lo livre de vírus, malwares, cavalos de tróia, worms, entre outras ameaças, o Techtudo preparou uma lista com os cinco melhores antivírus do mercado para Windows.

E válido ressaltar que nenhum programa de proteção garante segurança total e a prevenção pode ser o melhor remédio. Portanto, além de ter um antivírus instalado e atualizá-lo constantemente, não abra arquivos de e-mails suspeitos, nem clique em links não confiáveis.

5 – AVG Anti-Virus Free Edition

Um dos primeiros programas de antivírus gratuitos, o AVG Anti-Virus protege computadores de pragas virtuais, como vírus, cavalos de tróia e worms. Atento às transformações do mundo tecnológico, a sua última versão oferece uma navegação mais intuitiva e compatível com tecnologias de touchscreen.

AVG (Foto: Reproducao)AVG (Foto: Reprodução)

O sofware apresenta um recurso de verificação inteligente, que não impede o usuário de acessar a Internet ou jogar online enquanto a máquina é escaneada. O aplicativo funciona em modo de baixa prioridade quando o PC é usado e não atrapalha em nada durante a utilização de outros recursos.

4 – Avast!

Avast! é um poderoso antivírus gratuito, com uma ótima base e atualização diária. O programa apresenta diferentes maneiras de verificar se a máquina está infectada. O mais comum é o escaneamento rápido, que verifica em poucos minutos se há problemas. Caso alguma ameaça seja detectada dessa maneira, há ainda uma versão completa - mais aprofundada, porém lenta.

Avast! (Foto: reproducao)Avast! (Foto: Reprodução)

Também é possível escanear mídias removíveis (como DVDs e pendrives) ou alguma pasta em particular. Com este antivírus o usuário pode ainda agendar um escaneamento ao iniciar o computador ou em intervalos predeterminados (diariamente, semanalmente ou mensalmente). 

3 – Kaspersky Anti-Virus 

O Kaspersky  já foi eleito o melhor antivírus por várias publicações especializadas. O programa é pago e fornece mais proteção para quem navega pela Internet. Com uma ferramenta chamada Consultor de URLs, ele verifica os endereços que o usuário acessa e avisa sobre aqueles que podem danificar o PC.

Kaspersky (Foto: Reprodução)Kaspersky (Foto: Reprodução)

A empresa que desenvolveu o programa mantém um banco de dados atualizado com as últimas vacinas disponíveis, sempre buscando estar um passo a frente dos cibercriminosos.

2 – Avira AntiVir Personal Free

Leve e confiável, o Avira já conquistou o seu espaço e se tornou um do principais antivírus gratuitos para Windows. Sem requerer cadastro, ele é uma ótima solução para o uso doméstico, por rodar facilmente em máquinas mais lentas.

Avira (Foto: reproducao)Avira (Foto: Reprodução)

O aplicativo apresenta uma ferramenta que protege o internauta, a AntiPhishing, capaz de monitorar as páginas acessadas. Ele permite também que o usuário agende data e hora para que a a varredura seja feita ou para que o banco de dados do aplicativo seja atualizado.

1 – Microsoft Security Essencials

Esta é, sem dúvida, a melhor opção para quem usa Windows. Desenvolvido pela Microsoft, ele é discreto, não emitindo sons ou avisos visuais intrusivos. Além disso, no momento em que é atualizado ou funciona em segundo plano, não exige quase nada da sua memória RAM e processador.

Microsoft Security Essencials (Foto: Reproducao)Microsoft Security Essencials (Foto: Reprodução)

O Microsoft Security Essentials apresenta uma interface simples e intuitiva e mesmo uma pessoa menos experiente consegue utilizá-lo sem grandes dificuldades. Alem disto, a instalação do programa é muito fácil e não exige configurações complexas para funcionar perfeitamente.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Carlos Carneiro
    2014-02-05T13:56:42

    O ESET NOD32 é o melhor anti-virus do mundo, não entendo como não aparece no rank dos melhores e ainda por cima colocam o MSE como um dos melhores!! Só pra rir mesmo....

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Felipe Nabeshima
    2011-07-17T01:39:46

    Algum tempo a trás fizeram um teste com alguns dos melhores anti vírus disponíveis e o BitDefender foi o que saiu melhor em todas as categorias. Não deveria estar incluso nessa lista?!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Valmir
    2013-09-20T16:37:09

    Bill Gates tá mandando umas verdinhas pra grobo só pode

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Matheus Lima
    2012-02-01T19:51:37

    Realmente ficou dificil entender essa matéria, afinal de contas essa seleção foi baseada em quais critérios? Além do que não aparecem nomes como o ESET, Norton e McAfee. Essa seleção foi apenas de antivirus gratuitos? Concordo com o Fernando, existem contradições por aqui. O MS Security é a melhor opção para quem usa o W7, mas e para quem usa XP e outros? Eita materiazinha estranha.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Piccoli
    2012-01-19T15:49:26

    Nesta página há contradições. Eu queria entender. Top 5: Os melhores antivirus, o Microsoft Security Essentials é apontado como o melhor. No final da página aparecem: Como remover o Microsoft Security Essentials e Microsoft Security Essentials é o segundo pior antivírus em proteção, segundo AV-Test. Então, é o melhor ou o segundo pior e por que removê-lo?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário