Internet

04/01/2011 16h27 - Atualizado em 27/02/2014 11h26

Internet Explorer perde posto de navegador mais usado da Europa para Firefox

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Desde que a Microsoft começou a oferecer a tela de seleção de navegadores na Europa, no ano passado, que a participação do Internet Explorer tem caído vertiginosamente. A dona do Windows começou a oferecer a opção como uma forma de encerrar o processo anti-truste que sofria nas cortes da União Europeia.

Firefox, navegador opensource da Mozilla Foundation, ocupa hoje o primeiro lugar na Europa (Foto: Divulgação)Firefox, navegador opensource da Mozilla Foundation, ocupa hoje o primeiro lugar na Europa (Foto: Divulgação)

Por consequência disso, nesta terça-feira, a empresa de estatísticas StatCounter revelou o resultado da escolha, já esperada por muitos: o Internet Explorer finalmente perdeu o primeiro lugar no ranking dos navegadores mais usados - pelo menos entre os europeus. No seu lugar, entrou o Mozila Firefox.

Os dados da StatCounter dizem que o IE tem 37,52%, enquanto que o navegador da Mozilla tem 38,11% de participação desde dezembro do ano passado.

A mudança na liderança, no entanto, não foi culpa do sucesso do Firefox, pois ele se manteve estável durante todo o período. O crédito pela façanha contra o Internet Explorer é do Google Chrome, que cresceu bastante desde que a Microsoft ofereceu a tela de escolha - e que, atualmente, já abocanhou 14,58% do mercado europeu.

Enquanto isso, aqui no Brasil, o Internet Explorer ainda domina o mercado de navegadores com 46,86%. Uma mudança que poderemos ver mais tarde, no entanto, será a disputa pelo segundo lugar. O Firefox pode perder a posição para o Chrome antes mesmo de alcançar o navegador da Microsoft. Atualmente eles estão com 29,7% e 22,13%, respectivamente.

De acordo com dados da StatCounter, essa também é a tendência seguida por outras regiões do mundo.

Quer um navegador da web mais rápido? Baixe o Google Chrome grátis no TechTudo!

Via: Statcounter

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares