04/01/2011 17h13 - Atualizado em 14/07/2011 07h07

WAVI Xtion é o 'Kinect' da ASUS para PCs

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer a PrimeSense: A empresa é líder em tecnologia de sensores de movimento e reconhecimento de imagens, e atuou como parceira da Microsoft no desenvolvimento do Kinect, o sensor de movimento usado para controlar os jogos do Xbox 360 sem nenhum controle - usando apenas o corpo.

Vendo o potencial que esta tecnologia tem no mercado (e o sucesso que o Kinect fez rapidamente), a PrimeSense se uniu à Asus para desenvolver um sistema semelhante para os PCs.

Já pensou em controlar o seu computador como em Minority Report? Com a novidade da Asus, não é necessário nem usar as luvas (Foto: 20th Century Fox / DreamWorks)Já pensou em controlar o seu computador como em Minority Report? Com a novidade da Asus, não é necessário nem usar as luvas (Foto: 20th Century Fox / DreamWorks)

A novidade se chama WAVI Xtion, e é uma câmera 3D com reconhecimento de profundidade, e que será voltada para utilização em computadores. O produto funciona com uma conexão sem fio, podendo, inclusive, enviar os sinais do PC para a TV da sua sala.

Asus WAVI Xtion (Foto: Divulgação)Asus WAVI Xtion (Foto: Divulgação)
Set-up box do WAVI Xtion (Foto: Divulgação)Set-top box para televisores (Foto: Divulgação)

De início, o WAVI Xtion não será um produto tão potente e completo como o Kinect, que já o brinquedinho da Microsoft tem um catálogo (mesmo que ainda pequeno) de jogos com suporte ao novo controle, mas a tendência é que ele evolua com o tempo. Pelo menos é o que leva a crer o anúncio da própria Asus, que promete uma loja de aplicativos próprios para o gadget.

Na prática, a loja poderia fornecer todo o material necessário para que os programas já existentes, tais como o Windows Media Player ou o PowerPoint, pudessem funcionar com o novo controle; aposentando o velho mouse. Ou então, novos aplicativos invadiriam o mercado, criados exclusivamente para o aparelho da Asus, com formatos inovadores de interação com o computador.

A Asus pretende colocar o WAVI Xtion à venda no mercado no segundo trimestre de 2010. O produto será apresentado durante a Consumer Electronics Show 2011 (Mostra de Eletrônica de Consumo), em Las Vegas.

Um detalhe que merece destaque: Em fevereiro, a Asus distribuirá um kit de desenvolvimento chamado Xtion Pro - uma série de arquivos-base para que os interessados em desenvolver aplicativos para o sistema comecem a trabalhar.

Assim como a prometida loja de aplicativos, o WAVI Xtion também terá o seu próprio catálogo de jogos, além de trazer uma interface de usuário que, segundo a Asus, promete impressionar os usuários.

Via: Businesswire

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares