Fabricantes

24/03/2011 11h29 - Atualizado em 14/07/2011 06h58

Câmeras mais populares no Flickr - uma pequena reflexão

Gilson Lorenti
por
Para o TechTudo
Nikon D90 (Foto: Divulgação)Nikon D90 (Foto: Divulgação)

Acho que todo mundo aqui conhece o flickr, um dos mais famosos sites de armazenamento de fotos da internet. O serviço não é perfeito, apresenta um monte de problemas e a administração do site tende a deletar álbuns sem a menor explicação ou aviso. Outro problema, se você é brasileiro, é que a assistência do site é uma maluquice. Você envia perguntas ou pedidos de orientação e a resposta precisa de um tradutor para fazer sentido, ou simplesmente fala de outra coisa completamente diferente do que você perguntou.

Mas, o site é leve, bonito, rápido e ainda não foi invadido pelos miguxos que infestam as redes sociais acessadas por brasileiros. Esse é o principal ponto que leva o flickr a ser usado por 90% dos fotógrafos profissionais que conheço: o lugar ainda é sério.

Uma coisa que faço muito é ver as estatísticas do uso de câmeras no flickr. Como é uma rede mundial, serve um pouco como termômetro sobre quais câmeras estão em maior uso pelos fotógrafos profissionais e amadores (e o termo amador aqui não é depreciativo, pois amadores são todos os fotógrafos que não ganham o seu sustento com fotografia. Conheço muito fotógrafo amador que poderia dar aula para os profissionais sobre técnica e composição).

A estatística do flickr só não pode ser utilizada como um padrão sério de comparação, porque muita gente apaga o exif de suas fotos para manter todos os direitos sobre a imagem em caso de uso indevido. Para quem não sabe, exif é um metadado que as câmeras digitais criam para as fotos. Nele são incluídas todas as configurações da câmera, como fabricante, modelo, velocidade de obturador, abertura de diafragma e distância focal. É através desse arquivo que o flickr determina as câmeras utilizadas. Se você apaga o exif as suas fotos não entram nessa conta.

Acessando a estatística ontem (23/03), temos a seguinte configuração: a câmera mais utilizada no momento é a Nikon D90. O segundo colocado é o iPhone 3G seguido de perto pela Canon Rebel XSi e pela Canon EOS 5D Mark II. Interessante notar que aqui temos uma câmera de nível médio como a D90, uma câmera de entrada (Rebel XSi) e uma profissional como a Canon 5D Mark II.

Canon Rebel XSi (Foto: Divulgação)Canon Rebel XSi (Foto: Divulgação)

Aprofundando mais um pouco nas estatísticas, podemos escolher ver os números das câmeras que estão no topo. Escolhendo a D90, podemos ver que o reinado dela entre as câmeras da Nikon é absoluto, mesmo não sendo a câmera reflex mais barata da empresa. Aqui contamos com uma média de 5.023 usuários diários, sendo que a segunda colocada da Nikon, a D80, conta com 2.250 usuários diários. Só explicando, a lista de câmeras mais usadas se refere aos últimos 30 dias, já a estatística de usuários diários é uma média que considera todos os dias desde que a câmera apareceu no sistema.

Olhando as estatísticas das câmeras da Canon notamos algo mais interessante ainda. A principal câmera que apareceu no site no último mês é a EOS 5D Mark II, seguida da Rebel XSi. Têm, respectivamente, a média de 3.687 e 4.037 usuários diários. Surpreende o fato da primeira câmera não ser necessariamente uma câmera barata e a segunda não ser um modelo novo, pois já foi substituído por três versões mais novas. Porém, uma coisa essas três câmeras possuem em comum. Elas são verdadeiros acertos da indústria fotográfica.

A EOS 5D Mark II é quase a câmera perfeita. Qualidade de imagem, peso e tamanho perfeitos, filmagem em alta definição comparável a filmadoras profissionais e um sensor full frame que não afeta as suas lentes grande angulares. A Nikon D90 é uma das melhores câmeras de sua categoria. Não é muito grande, mas em qualidade de imagem se comporta como uma profissional. Ótima para quem quer se aventurar no mundo da fotografia avançada. E, por fim, a Rebel XSi é um primor, pois temos aqui uma câmera barata, leve, com qualidade de imagem aceitável e compatível com as lentes mais avançadas da Canon, o que não acontece com os modelos de entrada da Nikon.

Isso me traz a mente apenas um fato: quem realmente se importa com fotografia e quer realizar o melhor trabalho possível vai focar apenas na qualidade de imagem e na confiabilidade do equipamento. Perfumarias tecnológicas, quantidade absurda de megapixels e outros enfeites das atuais câmeras fotográficas não atraem tanto quanto a qualidade do produto final. Essa é uma lição que a maioria dos fabricantes de equipamentos fotográficos ainda não aprendeu.

O que eu e a maioria dos fotógrafos queremos é uma câmera que nos entregue uma ótima fotografia, nada mais. Deixem as quinquilharias de lado e foquem seus esforços na qualidade. O enorme contingente de fotógrafos do mundo todo agradece.
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares