Robótica

16/03/2011 19h23 - Atualizado em 06/10/2011 18h49

“Floresta inteligente” na Califórnia é controlada 24 horas por robôs

Dorly Neto
por
Para o TechTudo
Floresta Inteligente (Foto: Divulgação)Floresta Inteligente (Foto: Divulgação)

A maior dificuldade para os estudos da natureza, por parte dos especialistas e cientistas, talvez seja reduzir o impacto de suas análises na vida natural dos seres vivos que ali habitam. Assim, há alguns anos atrás, um trecho de uma floresta na Califórnia, um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia estão dedicando seus esforços para conectar mais de 100 sensores entre si, dentre eles robôs, câmeras e computadores. A intenção é fazer um retrato extraordinariamente detalhado de um habitat natural onde vivem mais de 30 espécies de animais raros.

Os sensores e computadores expostos poderão monitorar os hábitos de nidificação das aves, ciclos de vida dos musgos e a quantidade de absorção de dióxido de carbono no solo. Outros robôs presos a fios passeiam de árvores em árvores, assim como um macaco em cipós, monitorando a temperatura, umidade e nível de luz em diferentes níveis e horários. Todo o acompanhamento é feito em tempo real, pela internet. Ou seja, se uma árvore cair na floresta, é possível assistir o acontecimento no mesmo momento em que ocorre, inclusive ouvindo os sons recorrentes.

Outros investimentos parecidos são feitos pela empresa EarthScope que, com um custo de 200 milhões de dólares, implantou 3.000 estações para rastrear tremores fracos, deformações na crosta terrestre e criar mapa tridimensionais do interior da Terra, da crosta ao núcleo. Além disso, 2.000 aparelhos usarão tecnologia mobile – wireless e eólica – para monitorar uma área mais completa. A intenção é que em uma década a tecnologia se espalhe por todo os Estados Unidos.

O interessante será quando essas tecnologias se espalharem por todo o território mundial, principalmente no Brasil, onde possuímos muitas florestas para cuidarmos e, muitas vezes pela dificuldade de acesso, o monitoramento fica complicado, tendo esses problemas resolvidos através da tecnologia.

Via: Pruned

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares