Robótica

18/03/2011 14h47 - Atualizado em 06/10/2011 18h48

Microrobô pode ajudar a administrar cápsulas de remédios no olho humano

Marcela Vaz
por
Da Redação
Microrobô navega pelo globo ocular e libera medicamento. (Foto: Divulgação)Microrobô navega pelo globo ocular e libera medicamento. (Foto: Divulgação)

Cientistas do Instituto de Robótica e Sistemas Inteligentes da Swiss estão desenvolvendo um microrobô capaz de se locomover pelo interior do globo ocular e administrar medicamentos. O microrobô ainda está em fase de testes em animais e, após passar pelo crivo da equipe do Dr. Bradley Nelson, responsável pelo invento, deverá ser comercializado para fins medicinais, de acordo com o pesquisador.

A imagem aumentada do microrobô mostra sua navegação pela membrana corioalantóica de um embrião de galinha e serve como exemplo de como ele deve atuar no corpo humano. Mais impressionante ainda é sua performance no olho de um porco já morto, exibida no vídeo. Gerenciado por controles eletromagnéticos, o microrobô atravessa partes e, por meio de cápsulas, libera a medicação.

De acordo com o Dr. Nelson, a invenção será inicialmente útil para o tratamento de degeneração ocular, que pode causar cegueira. As cápsulas liberadas substituirão as injeções de rotina a que os pacientes são constantemente submetidos. No método de tratamento, o microrobô permanece por até mesmo meses nos olhos do paciente, liberando as cápsulas conforme os comandos do médico.

Ainda não se fala em valores, mas a comercialização da tecnologia está sendo explorada pelo instituto e deverá ser aplicada com outras finalidades e partes do corpo humano.

Via: Cnet

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares