18/03/2011 14h43 - Atualizado em 14/07/2011 06h59

Projetor 3D cria imagens usando névoa como tela

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo
Projetor 3D (Foto: Divulgação)Projetor 3D (Foto: Divulgação)

Se você acha as televisões que utilizam tecnologia 3D o máximo, o que diria de um projetor de imagens que usa névoa como tela? Um grupo de pesquisadores da Universidade de Osaka pensou nisso e desenvolveu um sistema de projeção 3D em multiângulos.

Esse sistema funciona a partir do princípio de que a luz, ao ir de encontro à neblina, não se dispersa, e sim, se projeta a uma direção específica. Portanto, utilizando-se inúmeros dispositivos, pode-se criar imagens que dão sensação de volume e permitem que o espectador caminhe por dentro delas. E quanto mais projetores forem adicionados à brincadeira, maiores serão as possibilidades 3D.

O grupo que desenvolveu este projetor 3D ainda não sabe ao certo as aplicações práticas do sistema. Até agora, possibilitou demonstrar que a tecnologia é viável. Tendo em vista que gerar um coelhinho rosa em 3D é uma experiência bastante legal e fofa, é capaz desse projetor ser muito bem aceito no mercado de games e filmes infantis e de ação, principalmente.

Mesmo estando a muitos passos de uma versão final, viável à comercialização, já é possível vislumbrar algumas funções para o produto. Talvez, este seja o início da extinção do modelo de projeção de imagens em TVs que conhecemos, que vai tirar o aparelho da sala e transfomará o centro do cômodo no novo local de entretenimento e interação da casa. E, talvez, essa mudança venha mais rápido do que se pensa, declarando de vez o óbito do antigo modelo. Assista ao vídeo abaixo e veja como funciona.


Via: Dvice
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares