Câmera

03/03/2011 10h36 - Atualizado em 14/07/2011 07h00

Sony aposta em visor eletrônico para toda linha Alpha?

Gilson Lorenti
por
Para o TechTudo

Na semana passada uma informação muito interessante começou a circular pela internet. Alguns executivos da Sony, durante uma convenção, teriam afirmado para a imprensa que todas as câmeras da linha Alpha, as DSLR da empresa, passariam a utilizar a tecnologia do espelho translúcido já utilizada nos modelos Alpha SLT A55 e SLT A33. Para entender como a coisa é impactante, temos que ter em mente alguns pontos. Quando a fotografia entrou de cabeça no mundo digital, as câmeras DSLR eram muito caras. A saída, para muitos fotógrafos, foi investir nos equipamentos prosumers, que eram uma mistura das câmeras profissionais mais avançadas e das câmeras compactas mais baratas. Era possível fazer ótimas fotos com essas câmeras, mas o ponto que mais incomodava aos profissionais era justamente o visor eletrônico.

Sony Alpha SLT A55 (Foto: Reprodução)Sony Alpha SLT A55 (Foto: Reprodução)

As câmeras reflex possuem um sistema de espelho e prismas onde a imagem que passa pela lente é refletida diretamente no visor. Dessa forma, o sensor fica escondido atrás do espelho e do mecanismo do obturador. Pode parecer um detalhe sem importância, mas o sistema ótico garante uma visão mais limpa e clara do objeto que vai ser fotografado, sem falar que não existe nenhum atraso entre o que está entrando pela lente e o que está sendo visto no visor. O visor eletrônico também capta a imagem através da lente, mas não existe o sistema de espelhos e prismas. A imagem entra pela lente e atinge o sensor diretamente e é levada de forma eletrônica até o visor, que nada mais é do que um pequeno monitor LCD que mostrará a imagem. Problemas atuais desse sistema é que existe um pequeno atraso entre o acontecimento e o que é visto no visor, além de que a qualidade de imagem mostrada não chega nem perto da representação do sistema ótico.

Não é possível dizer que a Sony é uma pioneira em apostar no sistema em toda a sua linha de câmeras reflex. Não podemos esquecer que a Panasonic e Olympus foram pioneiras em lançar a sua linha Micro-quatro-terços, onde foi eliminado o sistema de espelho justamente para tornar a câmera mais compacta. Como não havia o sistema ótico, então foi necessário trabalhar com o visor eletrônico. Mesmo sendo equipamentos caros, se compararmos com as câmeras reflex mais baratas, o visor eletrônico dessas câmeras possui os mesmos problemas do passado, principalmente uma baixa qualidade na representação de cores e atraso em relação ao que estava acontecendo em frente a lente.

Porém, existem algumas diferenças básicas no novo sistema proposto pela Sony. O sistema translúcido não elimina o espelho. Ele está presente, mas é transparente. Essa foi a forma que a empresa encontrou para eliminar um probleminha que acompanha toda câmera fotográfica reflex que também está apta a fazer filmes: a velocidade do autofocus durante o processo de gravação ou durante a função live view. A imagem entra pela lente, passa pelo espelho transparente e atinge diretamente um sensor específico para o autofocus. Dessa forma, esse pequeno sensor está sempre ativo, mesmo o espelho estando abaixado. Um dos inconvenientes desse sistema é a necessidade de um visor eletrônico.

Se toda a linha Alpha passar a usar a tecnologia do espelho translúcido, então todas as câmeras, desde a mais barata até as profissionais, passarão a se utilizar de visores eletrônicos. O próprio lema da Sony para essa nova Era é explicativo para essa visão: “Nossa aposta – da mecânica à eletrônica, da evolução limitada à evolução sem limites.” Vai funcionar? Talvez sim. Os fotógrafos que já estão acostumados com o visor ótico possuem uma grande resistência a mudar ao sistema eletrônico. É uma grande perda de qualidade. Por outro lado, quem está saindo de uma compacta e entrando no mundo das câmeras mais avançadas não irá passar por esse impacto. É um caminho novo cuja adaptação é mais fácil. A primeira câmera Alpha a ser fabricada dentro do novo formato SLT (Single Lens Translucent) deve ser a nova A77 que chega ao mercado nesse ano. Apenas quando essas câmera dominarem o mercado é que vamos saber qual será o impacto do novo sistema.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares