29/04/2011 16h39 - Atualizado em 14/07/2011 06h51

Abasteça o seu carro sem sair de casa

Gustavo Esteves
por
Para o TechTudo

Que tal abastecer o carro sem sair de casa? Não, não estamos falando de você ter sua própria bomba de gasolina. Mas em um futuro não muito distante, isso será possível a partir da evolução da tecnologia dos carros elétricos.

Os carros elétricos já não são mais algo tão novo assim. Cada vez mais devido aos problemas climáticos mundiais, as empresas automobilísticas estão buscando novas formas de diminuir a emissão de poluentes e fazer carros mais econômicos para diminuir o consumo. Com isso, os carros elétricos começaram a ser desenvolvidos buscando o uso de energia que é facilmente renovável e num futuro próximo já estarão disponíveis no mercado.

Pensando nisso a Toyota, que possui o seu modelo elétrico batizado de iQ, investiu em uma empresa chamada Witricity – um jogo de palavras entre wireless e electricity (sem-fio e eletricidade em inglês) – que desenvolve um sistema de fornecimento de energia elétrica sem fio, para poder facilitar o abastecimento dos carros que eventualmente tenham essa tecnologia.

Toyota iQ (Foto: Divulgação)Toyota iQ (Foto: Divulgação)

O fornecimento de energia elétrica sem fio já vem sendo desenvolvido há algum tempo, mas voltado para equipamentos pequenos como celulares e laptops. O objetivo da Witricity é montar um sistema que permita que o usuário carregue o seu carro na própria garagem, através de um campo magnético que envolve o automóvel e atinge os receptores que por sua vez recarregam as baterias necessárias para o funcionamento.

Witricity (Foto: Reprodução)Witricity (Foto: Reprodução)

Na figura ao lado, vemos um exemplo de como isso acontece em escala menor com uma lâmpada, com as linhas amarelas indicando o “caminho” que é feito pela energia.

Apesar de soar um pouco futurista demais, existe uma grande probabilidade que um dia isso se torne realidade, afinal, não faz muito tempo atrás que a internet wireless era algo impensável, ou até mesmo os telefones celulares.

Via: BGR

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno
    2011-04-30T20:50:36

    Legal como os textos são traduzidos sem que se preste nenhuma atenção. Cadê a "figura abaixo"?