28/04/2011 09h05 - Atualizado em 14/07/2011 06h52

A nova tecnologia em transplante capilar

Gustavo Esteves
por
Para o TechTudo

Ficar careca. Levante a mão o homem que estiver lendo isso e que não treme ao pensar nessa possibilidade. Ou até mesmo as mulheres, que não querem que seus companheiros percam seus cabelos. Mas não se preocupe, pois mais uma vez a tecnologia vem ao resgate dos desesperados, com o robô Artas da Restoration Robotics.

É bom deixar claro que este robô não tem o poder de impedir a calvície, mas é capaz uma nova forma de efetuar implantes de cabelo, diferente da que é usada hoje em dia.

Máquina que promete fazer implantes de cabelo mais eficientes (Foto: Divulgação)Máquina que promete fazer implantes de cabelo mais eficientes (Foto: Divulgação)

A máquina começa o processo cortando o cabelo do paciente até ele ficar com 1mm de comprimento, então o braço robótico, sob o comando de um médico, começa a mapear a área de onde serão retirados os folículos capilares e depois executa “pequenos golpes sobre a pele”, enquanto vai retirando os folículos um por um.

Os folículos por sua vez são separados manualmente e, posteriormente, implantados novamente utilizando apenas uma pequena incisão para este fim. O tempo médio de recuperação é em torno de 7 dias e deixa apenas pequenos pontos como cicatriz. Nem tudo são flores, pois segundo os fabricantes, esta máquina só funciona com pessoas com cabelo castanho ou preto, deixando frustrados os louros ou ruivos.

Este processo é menos invasivo e mais rápido do que o método atual de transplante capilar, que envolve um processo cirúrgico com a necessidade de supervisão médica, e deixa um resultado final com aspecto artificial.

A tecnologia da máquina Artas recebeu aprovação do órgão regulador recentemente e deve começar a fazer procedimentos em breve nos Estados Unidos e depois em outros países. Da mesma forma que a Artroscopia revolucionou a cirurgia de joelho, espera-se o mesmo efeito para esta tecnologia no campo da estética capilar. Mas a grande questão é: e se realmente for dos carecas que elas gostam mais?

Via: CNet
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares