05/04/2011 17h07 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Pesquisadores japoneses apresentam luva que transforma gestos em texto

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O objetivo da tecnologia é tornar a vida das pessoas mais prática e, ao mesmo tempo, tornar o acesso à essa tecnologia mais simples. Com a evolução da nanotecnologia, novas soluções estão surgindo para tornar essa interação ainda mais natural. Outro ótimo exemplo disso que estamos falando é a Fingual, essa luva que pode transformar os gestos do usuário em texto.

Fingual a luva inteligente (Foto: Divulgação)Fingual a luva inteligente (Foto: Divulgação)

Pesquisadores das universidades japonesas de Osaka e Shinshu criaram um sensor integrado em uma luva, que permite que o usuário possa adicionar textos em um computador, ou até mesmo em diversos dispositivos eletrônicos, através de gestos e formatos que o usuário executa com as mãos e com os dedos. As luvas possuem pequenos pontos magnéticos, onde se permite a mudança dos formatos criados de acordo com as posições que esses sensores estão localizados na luva, tornando a luva adaptável para os diversos tamanhos de mãos.

Os sensores medem as mudanças feitas em suas posições, e os textos são definidos através de uma espécie de “calibragem”, onde o usuário determina de forma prévia quais são os movimentos que devem ser associados para uma determinada palavra, ou conjunto de palavras.

Fingual a luva inteligente (Foto: Divulgação)Fingual a luva inteligente (Foto: Divulgação)

No atual ponto de desenvolvimento, a precisão do sistema está na faixa de 90%, caso o usuário faça a configuração dos seus próprios gestos. Se você resolver adotar os movimentos pré-configurados pelo sistema, essa precisão cai um pouco. A Fingual conta também com um sensor infravermelho, que detecta a presença da outra luva para poder acionar o modo de reconhecimento de gestos. Se o sistema identificar que há apenas uma luva no ambiente, ele entra automaticamente no modo de escrita.

O objetivo do projeto é fazer com que se use o modo de linguagens de sinais como forma de entrada de texto. Apesar das pessoas ainda poderem utilizar o teclado, esse modo pode ser útil, uma vez que é mais rápido você fazer gestos do que digitar. Abaixo, um vídeo demonstrando o projeto.


Via: OhGizmo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares