05/04/2011 14h02 - Atualizado em 14/07/2011 06h56

Quadricóptero com sensor Kinect pode mapear ambientes em 3D

Marcela Vaz
por
Da redação
Ambiente captado pelo quadricóptero (Foto: Divulgação)Ambiente captado pelo quadricóptero (Foto: Divulgação)

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT),  nos Estados Unidos, desenvolveram um quadricóptero com sensor Kinect para mapear ambientes em 3D em tempo real. O sistema é baseado em avanços recentes na pesquisa de odometria visual e combina uma série de ideias a partir de algorítmos.


Sem a ajuda de um GPS e de sensores externos - todos os sensores e computação necessários para controlar a posição do local é feita a bordo do veículo -, o quadricóptero alinha quadros sucessivos captados pela câmera, combinando recursos através de imagens, e usa as estimativas de profundidade Kinect para determinar o movimento da câmera. A odometria visual faz uma varredura a laser e, orientado pelos condutores, viaja pelo ambiente.

Os autores do projeto são os cientistas Albert Huang, Abraham Bachrach, Garrett Hemann e Nicholas Roy. Mas, eles tiveram de colaborar com Pedro Henry e Mike Krainin, da Universidade de Washington, para poder usar seus algorítmos RGBD-SLAM e realizar mapeamento e localização simultâneos (SLAM) e construir modelos de ambiente com medições precisas e visualmente agradáveis. 

Via: sUAS News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares