Robótica

29/04/2011 14h47 - Atualizado em 06/10/2011 18h45

Robô alemão é campeão em defesas e em preparar café

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Grande parte das décadas do século passado teve como ator de suas mitologias robôs. Antes mesmo dessa época, humanos criativos já cogitavam como dar vida a um ser não orgânico e inanimado. Falando de forma mais contemporânea, não é difícil encontrar obras que ficaram famosas por falarem sobre robôs, como as de Isaac Asimov ou, mais recentemente, a trilogia Matrix, dos irmãos Wachowsky, e o filme que explica todo o porquê da saga: Animatrix.

Rollin’ Justin, o robô que faz café (Foto: Divulgação)Rollin’ Justin, o robô que faz café (Foto: Divulgação)

Cada vez mais chega-se a modelos de robôs com funcionalidades diversas e melhorias, como no apresentado pelo Instituto de Robótica e Mecatrônica do German Aerospace Center. Seu novo projeto, batizado Rollin’ Justin, surpreende de várias maneiras. A começar, por seu porte: além de ter altura maior que a de muitos de seus colegas humanos, o bot ainda pode rivalizar com eles de diversas formas.

Por meio de sensores estéreo, Justin é capaz de pegar não só uma, mas até duas bolas lançadas simultaneamente. Além disso, para garantir maior eficiência nesse tipo de entreterimento, seus dois dedos mecânicos travam-na(s) em suas mãos, garantindo uma defesa perfeita. Olhando-se pela perspectiva de Justin, pode-se ver como o robô enxerga este desafio por meio do vídeo abaixo. Durante o lançamento das bolas, ele calcula suas trajetórias e se move de acordo com as coordenadas onde elas cairão.


Toda essa tecnologia robótica, contudo, não se limita somente ao apanhar de bolinhas. Além de poder ser controlado via iPad, Justin ainda recebeu funcionalidades que aproveitam seu motor, como, por exemplo, fazer café (e a alegria de todos).

Por meio de software específico, Justin pode manipular uma cafeteira e preparar seu café de forma precisa e simpaticamente útil. Certamente, para muitos, este será o atrativo chefe deste modelo de robô.

Aos que leram obras em que robôs tomavam o controle do planeta e ameaçavam a humanidade, o Rollin’ Justin não aparenta ser nada ameaçador (mesmo com seu tamanho). Muito além disso: o Rollin' Justin é uma ferramenta curiosa, divertida e que promete dar um passo adiante na informatização de diversos setores, poupando seres humanos de tarefas sub humanas, como ação em áreas e situações de risco. Ou chatinhas, como fazer café várias vezes ao dia.

Via: Engadget
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares