11/05/2011 17h35 - Atualizado em 14/07/2011 06h49

Cientistas criam touchpad que funciona sem o movimento dos dedos

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Lembram da máquina que “transmite” beijos? Pois os mesmos cientistas do Laboratório Kajimoto da Universidade de Comunicações Eletrônicas, de Tóquio, desenvolveram outra traquitana eletrônica para enganar os sentidos. Dessa vez, no entanto, resolveram partir para algo mais prático e aplicável: um dispositivo que simula a sensação de estar deslizando o dedo.

Sensor japonês para touchpad  (Foto: Reprodução)Sensor japonês para touchpad (Foto: Reprodução)

Isso é útil, pois permite trazer a sensação de utilizar um touchpad, mas em uma área muito menor. Mesmo com o dedo sem deslizar, apenas parado e levemente inclinado, o estímulo elétrico enviado pelo dispositivo permite ter a impressão tátil do movimento. Pode parecer um conceito estranho, mas pode significar o futuro de notebooks menores.


“Antes de tudo, o dedo é colocado em um eletrodo e recebe um estímulo elétrico contínuo que move por uma linha de cima para baixo”, diz Hiroyuki Okabe, um dos cientistas da universidade japonesa. “O usuário fecha os olhos, exerce uma força na direção da impressão digital e, mesmo que o dedo não esteja se movendo, ele sente como se estivesse deslizando pela superfície”, garante.

Pelo vídeo acima, dá para ter uma ideia de como funciona tudo isso. O equipamento parece grande e desajeitado com todas as placas sobrepostas com circuitos, mas a ideia é investir na invenção para poder utilizar a tecnologia em produtos finais. Pense no pequeno joystick que serve como apontador (como um mouse) em notebooks Lenovo ThinkPad e imagine o quanto o dispositivo poderia melhorar se pudesse trazer a sensação de movimento.

O próximo desafio, segundo Okabe no vídeo de divulgação, é criar a sensação de deslizar o dedo mais rápido ou devagar, proporcionando uma simulação mais realista. Em seguida, claro, a meta é poder aplicar isso em equipamentos prontos para o mercado, mas ainda é cedo para ter alguma previsão de quando poderia ocorrer. Pelo menos que seja antes da máquina de beijos.

Via: Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares