03/05/2011 11h25 - Atualizado em 14/07/2011 06h51

Conceito da geladeira do futuro mantém os seus alimentos frescos em um gel

Marcell Almeida
por
Para o TechTudo
Bio Robot, uma geladeira de gel (Foto: Divulgação)Bio Robot, uma geladeira de gel (Foto: Divulgação)

A Electrolux possui um projeto chamado Design Lab, que é uma competição anual no qual ela desafia vários alunos de design a criarem eletrodomésticos com base em um tema. Para o concurso de 2010, que só terminou no dia 1 de maio desse ano, os estudantes tinham que criar um eletrodoméstico do ano de 2050 que consumisse menos espaço e gastasse menos energia.

O conceito de usar uma caixa para refrigerar alimentos já está sendo usado desde meados dos anos 1700, e ele não deve mudar tão cedo. No entanto, segundo um conceito que se destacou no Design Labs de 2010, isso pode mudar em 2050.

Quem se destacou nessa competição foi um estudante russo, chamado Yuriy Dmitriev, ele criou uma geladeira que funciona em conjunto com um gel. Essa geladeira se chama Bio Robot, e o seu conceito é interessante, pois ela é super fina e faria o uso de um gel que iria possuir uma substância especial capaz de manter os alimentos frios e frescos. A substância iria ser inodora, e também não seria pegajosa, para que você possa colocar os objetos dentro da geladeira e tirá-los exatamente como entraram, sem ficar nenhum resíduo no seu alimento.

O diretor de design da Electrolux – Lars Erikson – diz que a geladeira “engloba os objetos” fazendo com que a temperatura fique certa, mantendo o objeto frio. Erikson também disse que quem tiver uma geladeira dessas provavelmente vai precisar ter produtos decorativos dentro dela, já que ela não terá porta e ficará visivel para todo mundo.

Veja um vídeo que demonstra a Bio Robot abaixo.


A Bio Robot é quatro vezes menor do que uma geladeira normal, e também não possui motor, o que significa que a sua cozinha ficaria bem mais silenciosa com uma geladeira dessas. Embora ela seja apenas um conceito, estamos na torcida para ter uma Bio Robot em nossa cozinha no futuro.

Via: Yanko Design e Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Oliveira
    2011-05-23T16:25:30

    Outro conceito RI DÍ CU LO!!! Parece que algumas leis da física não se aplicariam a essa geladeira bizarra. Como o gel não escorre? O que impede que o gel troque calor com o ambiente? É cada idiotice de nego que não tem o que fazer...

  • Flavio Muniz
    2011-05-03T13:49:49

    é um estagiario o revisor, certeza.