Fabricantes

30/05/2011 11h30 - Atualizado em 14/07/2011 06h45

Demo exibe poder gráfico da próxima geração de tablets quad-core da NVIDIA

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

É ótimo quando se possui o aparelho mais avançado do mercado, mas o tempo para aproveitar isso está ficando cada vez menor e as chances de você se sentir ultrapassado mesmo com o último lançamento agora são bem maiores. É o caso de quem possui um tablet ou smartphone equipado com Tegra 2 ao ver o vídeo de demonstração que a NVIDIA divulgou no domingo (29) exibindo o poderio gráfico do processador quad-core Kal-El.

NVIDIA Kal-El (Foto: Reprodução)NVIDIA Kal-El (Foto: Reprodução)

Chamada de “Glowball”, a demo é um joguinho para utilizar o acelerômetro para guiar uma bola brilhante por um ambiente com temática de circo e roda em um tablet com Android 3.0 “Honeycomb”. Mas isso pouco importa, pois o que está sendo demonstrado aqui é o avanço conseguido pela NVIDIA com o processador de quatro núcleos: iluminação dinâmica e em tempo real, inclusive com reflexos e interferência nos objetos em volta.


Além de sombras e brilhos, há também uma boa animação em tempo real de interação física entre os elementos, como na hora em que a bola passa pelas bandeiras de pano. Os gráficos apresentados, embora limitados a um único ambiente, não deixam nada a desejar em comparação ao NGP, a segunda geração de console portátil da Sony (e que também utilizará um processador quad-core).

Tudo roda de maneira muito suave – pelo menos até o momento em que a demo começa a ficar mais frenética, chegando a resultados, de certa forma, semelhantes ao mesmo teste feito com dois núcleos (demonstrado no mesmo vídeo), com queda no framerate. A empresa afirma, no entanto, que o Kal-El ainda está funcionando como protótipo, com a versão final conseguindo ser pelo menos entre 20 a 30% mais rápida.

Batizado com a referência ao nome de batismo do Super-Homem nos quadrinhos, o Kal-El deverá ser por volta de cinco vezes mais rápido do que o atual Tegra 2, inclusive podendo superar um processador do tipo do Core 2 Duo, segundo rumores. Entre os aparelhos que podem chegar com o componente estão os tablets Hollywood, da Amazon, e um ainda sem nome da ASUS capaz de exibir imagens em resolução maior do que o Full HD (1080p). Os dispositivos poderão sair ainda este ano, no Natal.

Via: Pocket-lint

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares