25/05/2011 19h38 - Atualizado em 20/08/2013 12h40

O que é VLC?

Arize Oliveira
por
Da redação

O VLC Media Player é um reprodutor de arquivos mulitmídia bastante conhecido. Aqui no TechTudo você encontra muitas matérias a respeito do software. Ainda assim, algumas pessoas não conhecem o programa e outras até já ouviram falar, mas não sabem qual é o diferencial do VLC.

Nesse artigo você conhecerá melhor esse reprodutor de áudio e vídeo e saberá quais são as melhores  ferramentas que o software oferece. Se quiser ler outras matérias acesse nossa página com Tudo Sobre o VLC.

VLC legendas: resolva os seus problemas (Foto: Divulgação)VLC legendas: resolva os seus problemas
(Foto: Divulgação)

O VLC Media player é um programa como o Windows Media Player, o tocador do Windows. No geral, eles reproduzem músicas, gravações, vídeos, filmes e outros arquivos multimídia no seu computador.

Essa comparação até deixa alguns usuários na dúvida sobre qual player usar.

Se precisar de ajuda com relação a isso, leia mais no duelo entre os dois softwares.

Mas a diferença mais reconhecida do VLC em relação aos outros reprodutores é sua grande quantidade de formatos de arquivos suportada. Além disso, ele é um programa mais leve.

O toca tudo

Talvez já tenha acontecido com você: ao tentar abrir um arquivo em algum player aparece a mensagem "Formato de arquivo não reconhecido". Isso acontece porque o reprodutor não suporta determinadas extensões multimídia.

Para solucionar esse problema alguns usuários baixam codecs para conseguirem processar os arquivos que desejam. Mas em vez de instalar diversos codecs você pode ter um player que reconheça mais extensões.

O VLC Media Player é capaz de tocar desde os formatos de vídeo mais populares até os que são menos conhecidos. Inclusive o VLC também toca arquivos com códigos que não sejam de uma determinda região.

Por exemplo, alguns DVDs importados não tocam em qualquer aparelho, devido ao DRM baseado em códigos de regiões. O VLC ignora alguns desses códigos e reproduz a mídia direitinho.

Desenvolvimento constante

Diferente dos players mais conhecidos, o VLC possui a vantagem de ter seu código aberto. Isto é, o programa pode ser aprimorado por diversos voluntários do mundo que saibam e queiram desenvolver alguma ferramenta no programa.

O software foi lançado em 2001 e durante esses 10 anos passou por correções de erros e aprimoramentos. Recentemente o player recebeu diversas melhorias, corrigindo vários bugs. Além disso, algumas alterações fizeram com que o player conseguisse consumir menos espaço na memória RAM.

Alta definição

Agora o VLC também conta com uma extensão gratuita para vídeos em HD, desenvolvida sob o patrocínio da Google. Isso quer dizer que é possível ter imagens em alta definição no seu PC sem pagar nada a mais por isso.

A compatibilidade com a aceleração gráfica via hardware possibilita a exibição de vídeos de uma maneira mais fluída do que a convencional. E vale lembrar que o player consegue reproduzir até arquivos corrompidos.

O que é VLC? Um reprodutor multimídia poderoso (Foto: Divulgação)O que é VLC? Um reprodutor multimídia poderoso (Foto: Divulgação)

Streaming e legendas

O VLC também suporta streaming e possui mais de mil canais web integrados com o programa. Assim você pode assistir a programas de TV carregando no próprio VLC.

Outra boa notícia é que o player pode oferecer a legenda para um filme que você queira assistir traduzido. Para tanto, basta que alguém já tenha escrito uma legenda para ele e disponibilizado para download no programa.

Edição

O Media Player também disponibiliza algumas ferramentas para edição de vídeos. Com o VLC você consegue converter formatos, colocar uma logo em seus vídeos (via linha de comando), gravar trechos de filmes e muito mais.

Plataformas

Outra boa notícia é que o tocador possui versões para Mac, Windows e também para sistemas em Linux. Para fazer o download do programa é só acessar a página do BaixaTudo e baixar o VLC Media player para sua máquina.

O software também possui versão portátil. O VLC Portable pode ser levado em algum dispositivo portátil, como um pen drive. Assim você tem o tocador no lugar que quiser.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares