20/05/2011 15h40 - Atualizado em 10/05/2013 18h10

Para que serve o Adobe Reader? Descubra o que é esse programa

Arize Oliveira
por
Da redação

Você provavelmente já ouviu falar no programa Adobe Reader. E por mais que o programa seja bastante conhecido, algumas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o que é Adobe Reader. Nesse artigo nós explicaremos as funções básicas desse software.

Se você tem interesse em baixar o Adobe para o seu computador pode consultar nossa dica sobre Como instalar o Adobe Reader?. E na página de downloads do TechTudo você encontra ainda mais informações sobre o software.

Instalando o Adobe Reader (Foto: Reprodução/Helito Bijora) (Foto: Instalando o Adobe Reader (Foto: Reprodução/Helito Bijora))Adobe Reader em verão para Mac (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Em linhas gerais, o Adobe Reader é um leitor para arquivos em PDF desenvolvido pela Adobe Systems. Ele foi lançando em 1993 e desde então possibilita a visualização, navegação e impressão de arquivos no formato específico.

E o que é PDF? Essa sigla significa em português "Documento de formato portátil". PDF é a extensão e o nome de um formato de arquivo que conserva as características que foram usadas para criá-lo.

Ter um arquivo em PDF facilita o compartilhamento de documentos porque diminui os problemas de incompatibilidade na hora de ler arquivos eletrônicos. E ele também facilita a manutenção dos direitos autorais, já que não é possível editar o texto do programa.

Para fazer uma edição em um arquivo em PDF é necessário ter o Adobe Acrobat Professional. O Adobe Reader sozinho não tem capacidade para realizar modificações. O que ele permite é acrescentar comentários, marcar o texto e outros. E dependendo de como o criador do arquivo em PDF formatar o documento, talvez não seja possível nem copiar, nem imprimir o texto.

Principais recursos

No Reader é possível fazer anotações, buscar um conteúdo por palavra-chave e aumentar ou diminuir o zoom. O programa é gratuito e pode ser usado em plataformas Mac OS e Windows. Sua interface é simples e os ícones são bem intuitivos.

Nas últimas versões o software acrescentou recursos interessantes e melhorou especialmente as questões relativas  a segurança.

Versões

Desde 1993 o programa já lançou 10 versões. O Adobe Reader 9 ainda é um dos mais usados apesar da versão X já ter sido lançada em novembro do ano passado. O leitor de PDF é bastante útil e oferece recursos interessantes.

Alguns usuários acham que o Reader tem excesso de ferramentas e preferem usar outros softwares mais leves como o Foxit Reader e o novato SlimPDF Reader. Para os que querem economizar no tamanho dos programas, a Adobe oferece o Adobe Reader Lite

Plugin

Se você tiver instalado o programa no seu PC, também poderá visualizar arquivos online sem nem precisar baixar. O Reader da Adobe vem com um plugin para visualizar e salvar documentos PDF que tenham sido abertos a partir de uma página na internet.

O Reader é essencial para as pessoas que costumam abrir portfólios, documentos oficiais e outros que costumam ser salvos no formato PDF. É interessante baixar o Adobe Reader para poder ler tais arquivos com mais recursos e praticidade.

Tem alguma dúvida sobre Adobe Reader? Pergunte no Fórum TechTudo.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Vitor Arb
    2011-05-22T16:22:57

    O RLY?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário