TechTudo

26/05/2011 19h01 - Atualizado em 07/02/2012 17h18

O que é e para que serve o Outlook Express?

Arize Oliveira Da redação

Outlook Express é um aplicativo da Microsoft que permite, além da utilização de outros serviços online, gerenciar mais de uma conta de e-mail com autonomia, bem como utilizar formatação HTML nas mensagens.

Depois de configurar o Outlook, você pode enviar e receber mensagens eletrônicas (e-mails) direto do programa.

Para que serve o Outlook Express? (Foto: Divulgação)Para que serve o Outlook Express? (Foto: Divulgação)

Os usuários também podem personalizar o layout do software, além da sua configuração.

Por padrão, o Outlook Express apresenta pastas na sua página inicial que facilitam a correspondência eletrônica.

Essas pastas mostram o conteúdo categorizado por 'Caixa de entrada', 'Caixa de saída', 'Itens enviados', 'Itens excluídos' e 'Rascunhos'.

Você também pode criar novas pastas para organizar e classificar suas mensagens como preferir. E além disso, é possível configurar regras de mensagens para que elas sejam armazenadas automaticamente em uma pasta específica que atenda a seus critérios.

Gerenciador de e-mails

Existem pessoas que consideram o Microsoft Outlook Express um software desnecessário e sem utilidade. E isso varia de acordo com a opinião de cada um. Fato é que o programa é capaz de reunir contas de e-mails de vários domínios em um lugar só.

Por exemplo, se você tem uma conta no Gmail, outra no Hotmail, outra no Yahoo ou em outros sites, você pode configurar mais de uma conta de correio eletrônico em uma única janela do aplicativo, ou ainda organizá-las em identidades individuais.

E cada conta poderá ter seu próprio catálogo de endereços, suas pastas e listas de mensagens. Isso pode auxiliar muitas pessoas a organizarem e separarem os e-mails que recebem. É interessante também para quem recebe mensagens tanto do e-mail do trabalho, quanto do e-mail pessoal.

Outlook Express em linhas gerais é um gerenciador de e-mails (Foto: Divulgação)Outlook Express em linhas gerais é um gerenciador de e-mails (Foto: Divulgação)

E como instalar?

O Microsoft Outlook Express não possui seu próprio programa de instalação. O software é distribuído como o cliente de email do Microsoft Internet Explorer. Ou seja, o programa de instalação do Internet Explorer inclui a opção para instalar o Outlook Express.

O Microsoft Office também oferece o programa. Sendo assim, para instalar o Outlook Express, execute o programa de instalação do Internet Explorer ou do Microsoft Office.

Outlook e Outlook Express são a mesma coisa?

Não. Esses dois termos referem-se a coisas diferentes. Segundo a Microsoft, o Outlook corresponde às necessidades de usuários comerciais. Enquanto o Outlook Express atende às necessidades de usuários de computadores domésticos.

Usar o Outlook de acordo com o seu perfil é importante para ter um programa que não falte, nem exceda as ferramentas das quais você precisa. Para decidir entre um ou outro leve em consideração as informações a seguir:

O Outlook Express é bom para quem quer as funcionalidades básicas de e-mail e de grupo de notícias. Já o Outlook possui mais recursos como grupo de discussão com base em padrões avançados de Internet, calendários pessoais, agendamento e gerenciamento de tarefas e de contatos, além de outras funções.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade