17/05/2011 10h57 - Atualizado em 14/07/2011 06h48

Teclado conceito customizável pode caber perfeitamente em suas necessidades

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

Se você der uma volta por centros especializados em informática, lojas com esse tipo de seção ou apenas uma olhada em sites com produtos desse segmento, perceberá que virtualmente todos os dispositivos de entradas de dados em computadores, como teclados, mouses e outros, são, de maior ou menor forma, suscetíveis a customizações.

Em se tratando de teclados, é possível encontrar versões com teclas dispostas diagonalmente, “silenciosas”, voltados a jogos, e muito mais. Se você adotou algum desses modelos e mesmo assim gostaria de ter opções e melhorias extras, talvez a solução de seus problemas esteja a caminho.

Teclado conceito  (Foto: Divulgação)Teclado conceito (Foto: Divulgação)

Concebido até agora como um produto conceito, o Keyless Lifebook é um teclado que poderá se adaptar e resolver todos os problemas vividos por usuários de todo o mundo. Foi desenvolvido pela designer norte americana Laura Lahti para a edição 2011 do concurso de design Designboom Fujitsu.

Primeiramente, não há como não notar o visual do Keyless Lifebook. Além de, insconscientemente ou não, remeter à saga Tron, o teclado opera por meio de touchscreen e viabiliza ao usuário dispor onde ele quiser as partes do teclado. Essa ótima funcionalidade não é útil apenas a canhotos, mas também àqueles que sentem-se mais confortáveis ao usar ferramentas em posições ergonomicamente perfeitas, como, por exemplo, o uso do trackpad em posição diagonal.

O Keyless Lifebook conta ainda com outros valiosos recursos. É possível escolher a configuração das teclas de acordo com o idioma do usuário, as cores que iluminam o teclado e ajustar o tamanho do trackpad de acordo com seu uso, aumentando-o para funções que exijam maior área de trabalho, como desenhos, por exemplo.

Sem dúvidas, a proposta da designer Laura Lahti é bastante inteligente e deverá ser útil, caso consiga sair do universo dos produtos conceito. Muitos devem, contudo, questionar como deverá ser a usabilidade desse novo tipo de dispositivo. Acredito que não seja muito diferente de digitar em um tablet.

Para aqueles que não se adaptaram bem a esse novo modelo de interação, talvez os recursos do Keyless Lifebook caibam tão bem em seu dia a dia que valerá o esforço e período de adaptação.

Via: Technabob
 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares