Internet

06/07/2011 08h30 - Atualizado em 14/07/2011 06h38

11 Soluções para você se manter conectado nessas férias

Luanda Pereira
por
Para o TechTudo

Se você vai sair de férias, mas não pode ficar desconectado nem mesmo por este período, é imprescindível que você se certifique de que não ficará sem Wi-Fi ou 3G na região na qual estará hospedado. Partindo deste princípio, confira nossa lista de soluções baratas para você não ficar desconectado do seu mundo quando estiver fora dele e arrume suas malas!

Viber – faça ligações gratuitas (iOS e Android)

Viber (Foto: Reprodução)Viber (Foto: Reprodução)

Para você que precisa se comunicar por voz, mas está do outro lado do mundo e não pode se dar ao luxo de gastar com ligações internacionais, o Viber é uma ótima solução. Com ele você pode se comunicar à distância por voz, utilizando seu próprio celular e não gastar absolutamente nada com isso, principalmente se estiver usando wi-fi de algum estabelecimento.

No entanto, é necessário que a pessoa com quem você deseja conversar também tenha o aplicativo instalado. No ato da instalação, o app identifica quem da sua lista de contatos já o utiliza.

Para começar a usar basta fazer o download no site do desenvolvedor. Este aplicativo está disponível até então somente para iOS e em fase beta para Android.

Blip.me – fale como no antigo walkie-talkie (iOS e Android)

Blip.Me (Foto: Divulgação)Blip.Me (Foto: Divulgação)

Lembra daquele seu antigo walkie-talkie? Ele está de volta! Com um visual totalmente repaginado e ao alcance do seu celular, o Blip.me funciona com o mesmo propósito dele, unir duas pessoas que estão em pontos diferentes através de mensagens de áudio.

Você baixa, instala, segura o botão de enviar mensagem e câmbio! A pessoa do outro lado recebe a mensagem como um clip de áudio e pode até gravá-la em seu dispositivo se quiser.

Assim como a solução anterior, o Blip.me precisa estar instalado em ambos aparelhos e está disponível somente para iOS e Android. Confira mais informações no site do desenvolvedor.

Whatsapp – fique 24h disponível (iOS, Symbian, Android, Blackberry OS)

Whatsapp (Foto: Divulgação)Whatsapp (Foto: Divulgação)

Este aplicativo multiplataforma é um dos melhores em termos de conversação instantânea entre dois celulares que existe no momento.

Com o Whatsapp você pode trocar mensagens de texto e áudio e pode compartilhar fotos, vídeos e contatos. Outra coisa bem relevante para viajantes é que você também pode enviar para qualquer contato seu posicionamento de latitude e longitude. Isso pode te salvar em casos de emergência.

Nele, o seu ID é seu número e telefone, portanto ele vasculha automaticamente sua lista de contatos e exibe todos os que já utilizam o Whatsapp.

O app conta com sistema de status, portanto você pode ficar online e o celular irá te alertar quando uma nova mensagem chegar ou pode ficar offline e as mensagens recebidas serão armazenadas para você ler quando puder.

PingChat! – troque mensagens de graça (iOS, Android, Blackberry OS)

Pingchat! (Foto: Divulgação)Pingchat! (Foto: Divulgação)

O Pingchat! é um aplicativo similar ao Whatsapp, citado anteriormente, a diferença deste é que ele é gratuito para todas as plataformas das quais está disponível.

Por ser gratuito, o serviço é um pouco mais lento, mas funciona muito bem. Troque mensagens de texto, áudio e vídeo com quem você quiser. Configure-o para ser alertado ou não nos ajustes do aparelho, pois no Pingchat! você não tem a opção de configurar se está on ou offline.

Meebo – mantenha contato com a família (todas as plataformas)

Meebo (Foto: Divulgação)Meebo (Foto: Divulgação)

O Meebo é um velho conhecido de todos. É um dos principais agregadores de messengers que existe no mercado.

Como tempo é uma coisa muito curta durante as férias, a vantagem do Meebo é que com apenas um login você pode conectar em todos os seus messengers ao mesmo tempo, como MSN, Gtalk, Aim, Yahoo Messenger e diversos outros. O app suporta até mesmo o chat do Facebook.

Foursquare – saiba onde ir (todas as plataformas)

Foursquare (Foto: Divulgação)Foursquare (Foto: Divulgação)

Chegou numa cidade nova e está morrendo de fome, mas não sabe aonde ir comer? O Foursquare é a melhor opção para descobrir onde ficam os lugares mais bacanas para se conhecer.

O Foursquare é uma rede social onde os usuários compartilham entre sí o local onde eles estão, então é um enorme banco de dados construído pelos próprios usuários onde você tem acesso à informações relevantes, como endereço, críticas e fotos, sobre bares, restaurantes, pontos turísticos, shoppings, hospitais e tudo mais que tiver nas redondezas.

Ter o Foursquare em mãos pode evitar com que você caia em uma cilada ou perca seu tempo indo a um lugar onde a comida ou o atendimento não são bons.

Hootsuite – atualize o status da sua viagem (iOS, Android, Blackberry OS e Keitai)

Hootsuite (Foto: Divulgação)Hootsuite (Foto: Divulgação)

Se a necessidade de compartilhar minuto a minuto tudo que está acontecendo em sua viagem não passar, o Hootsuite pode te ajudar. Ele serve para agregar múltiplas contas de Twitter, Foursquare, Linkedin e Facebook. Com apenas um clique você pode enviar a mesma mensagem para os seus amigos e seguidores e ainda dar um checkin no Foursquare ao mesmo tempo.

Ele tem suporte à upload de fotos, vídeos, áudio e tem um compactador de url embutido.

Instagram – compartilhe o que você está vendo (iOS)

Instagram (Foto: Divulgação)Instagram (Foto: Divulgação)

O que seria das férias sem as fotos? Muita coisa boa e histórias para contar, porque esperar até você voltar para casa para mostrar para todo mundo o quanto você está se divertindo? A simplicidade aliada ao resultado final e uma pitada de rede social, foi a combinação perfeita pra fazer do Instagram um dos mais populares aplicativos de compartilhamento de fotos.

Com ele você pode aplicar filtros às fotos, tornando um simples momento em algo mais atrativo e compartilhar com seus seguidores. As fotos também podem ser enviadas ao Facebook e Twitter.

Caso você possua um iPhone ou iTouch com câmera e ainda não conheça, confira no site do Instagram como baixar.

Google Latitude – deixe seus amigos saberem onde você está (todas as plataformas)

Google Latitude (Foto: Divulgação)Google Latitude (Foto: Divulgação)

Quando a gente viaja, é sempre bom deixarmos alguém em terra firme sabendo do nosso paradeiro, pois vai que alguém se perde pelo caminho? Imprevistos podem acontecer.

Para momentos assim, é sempre bom lembrar do Google Latitude. Com ele ele você pode compartilhar o seu posicionamento atual com seus amigos. A interface é bem intuitiva e você aparece por lá como um avatar flutuante. Se você o mantiver ativado, sua posição será atualizada em tempo real.

Como o Google Latitude é um aplicativo que roda na web, portanto ele está disponível para qualquer sistema operacional com browser que suporte html e javascript.

Dica: O GPS consome muita bateria, se você não estiver próximo a uma fonte de energia, recomendamos que você abra o Latitude apenas algumas vezes por dia, só para atualizar o posicionamento.

Wi-Fi Finder – encontre um hotspot perto de você (iOS)

Wi-fi Finder (Foto: Divulgação)Wi-fi Finder (Foto: Divulgação)

O Wi-Fi Finder é um catálogo de hotspots wi-fi que funciona em mais de 144 países. São mais de 500 mil hotspots cadastrados e com indicadores coloridos para você saber se é um serviço pago ou gratuito.

Agora você se pergunta: como vou procurar por um hotspot no banco de dados do Wi-Fi Finder se o meu celular está sem sinal ou se não possuo um pacote de dados? É para isso que serve a “Offline database“, que você deve baixar e instalar antes de viajar, assim não será pego desprevenido no meio do caminho. Esta base ocupa em torno de 38mb do espaço do aparelho.

JoikuSpot – transforme seu celular em um roteador (Symbian)

JoikuSpot (Foto: Divulgação)JoikuSpot (Foto: Divulgação)

Não tem Wi-Fi nas suas férias? E agora? Se você tiver 3G e um Android ou iOS, a possibilidade de tethering está em suas mãos. Mas e se você for proprietário de um smartphone da Nokia ou Sony Ericsson que utiliza Symbian e não tem tethering como função nativa? Como faz?

Aplicativo exclusivo para o sistema operacional Symbian, o JoikuSpot é uma mão na roda para você que viaja com seu notebook e smartphone com pacote de dados 3G. Com ele você pode transformar seu celular em um roteador, podendo assim conectar à ele via Wi-Fi com qualquer equipamento, seja notebook, tablet ou até mesmo outro celular.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares