Internet

29/07/2011 09h17 - Atualizado em 29/07/2011 11h17

Glossário do Twitter: Entenda o linguajar escrito nos 140 caracteres

Raphael Crespo
por
Da Contém Conteúdo
Twitter comemora cinco anos. (Foto: Divulgação)Twitter comemora cinco anos. (Foto: Divulgação)

No Twitter, você tem apenas 140 caracteres por post. E para que você conquiste alguma relevância entre os seus seguidores, não basta chegar e escrever “estou indo almoçar”. Vamos combinar que ninguém quer saber isso, a não ser que você esteja almoçando com o Pelé ou o Dalai Lama.

Para fazer caber o que você quer compartilhar com seus seguidores em conteúdo um único post - ou "tweet" -, vale de tudo um pouco de tudo; indo de abreviações a corruptelas. E como o Twitter é um ambiente de internet, seus usuários não poderiam ficar de fora ao usar uma linguagem mais apropriada ao meio, assim como não passam imunes os memes que inundam a rede.

Este guia, para os mais experientes no microblog, pode até significar uma espécie de “Twitter for dummies” - ou algo como “Twitter para leigos” -, mas para muitos que acabaram de criar um perfil certamente ele será esclarecedor, pois a coisa mais fácil de acontecer, para quem cai de para-quedas num ambiente de internet, é ficar boiando com a linguagem escrita nela.

Confira este pequeno glossário e tire algumas de suas dúvidas sobre o linguajar do Twitter.

Siglas: Porque no Twitter, economizar caracteres é preciso.

FTW

A sigla representa a expressão em inglês “For The Win”, que, na tradução literal, significa “para a vitória”. É normalmente usada para expressar entusiasmo, como por exemplo: “uma cervejinha após o expediente ftw!!!”

LMAO

Significa “Laughing My Ass Off”, uma expressão um pouco mais chula em inglês que, numa tradução não literal, se aproxima do nosso “me mijando de rir”;

LOL

Significa “Laughing out loud” (rindo alto) ou “lots of laughs” (muitas risadas)

NSFW

Normalmente acompanha links com conteúdo pornográfico. É a sigla para “Not safe for work”, que significa “não é seguro para o trabalho”

OMG

Simplesmente “Oh, my God!”, ou “Oh, meu Deus!”

WTF

Sigla para a expressão “What the fuck?”, algo como “Que p... é essa?”, normalmente usada para demonstrações de espanto;

Corruptelas, ou palavras ou expressões escritas de forma errada: Condensando suas palavras no Twitter.

AMG

Ou simplesmente “amigo”/“amiga”

Brinks

Significa “brincadeira”. Normalmente é usado para amenizar sentimentos negativos que alguém poderia ter com alguma afirmação. Ex.: “a comida que você fez está uma porcaria. Brinks!”

Comofas

Uma junção das palavras “como” e “faz” (do verbo “fazer”), que faz a pergunta “Como é que se faz?” deixa de ter 18 caracteres para ficar com apenas 7. Por mais estranho que seja, a troca do “z” pelo “s” e a falta do ponto de interrogação remetem ao "internetês"

Fikdik

“Fica a dica”

VDD

Significa “verdade”, normalmente usada em RTs (significado mais abaixo) para se concordar com alguma coisa

Memes: Porque muito do vocabulário usado no Twitter vem dos grandes hits da internet.

Ahã, Cláudia, senta lá! - Expressão muito usada para dar aquele sentido de “vai sonhando!”. Surgiu muito antes de a internet existir. Antes de virar a “Rainha dos Baixinhos”, quando tinha um time de paquitas para ajudá-la a controlar as ferinhas em seu programa, Xuxa comandou, no início de carreira, o “Clube da Criança” na extinta TV Manchete. Durante o programa, enquanto penava para fazer as crianças sentarem, uma delas - a menina Cláudia - tentou mostrar um desenho e acabou não ganhando muita atenção da apresentadora.


Vem, gente! - Mais uma expressão que teve origem pela “Rainha dos Baixinhos”, num momento que, por pouco, não terminou em tragédia. Em janeiro de 2001, durante as gravações do programa Xuxa Park, o cenário ao fundo começou a pegar fogo. Ao perceber, Xuxa correu e gritou “vem, gente! vem, gente”. Como na internet qualquer coisa pode ganhar outra conotação, a expressão passou a ser usada no Twitter como uma forma de chamar as pessoas para algum evento ou mesmo de brincadeira, do tipo: “estou comendo um miojo delicioso. Vem, gente!”


Sua linda!
- Tornou-se uma febre no Twitter a partir do momento em que viraram moda as postagens de cantadas de pedreiro, popularizadas pelo perfil do @pedreiro_online.

Bons drink - “Nesse verão eu decidi fazer algo de diferente. Resolvi ficar na minha casa, na minha piscina, tomando meus bons drink”. A travesti brasileira Luisa Marilac decidiu postar um vídeo no YouTube para mostrar que, após se mudar para a Espanha, passou a ter uma vida ótima! Virou meme imediato e consagrou a expressão “bons drink”.


Outras expressões consagradas, entre elas algumas oficiais do Twitter.

Direct Message ou DM

Mensagem privada enviada entre usuários que se seguem mutuamente

Epicwin

Expressão usada para comemorações para ressaltar algo positivo. A tradução literal do inglês seria “vitória épica”. Ex.: “hoje é o lançamento do iPhone 5. #Epicwin!”

Fail

Na tradução literal para o português, pode significar “falhar”, “falha”, “reprovar”, entre outras coisas com o mesmo sentido. Seu uso no Twitter é exatamente para relatos de algo que deu errado ou para críticas. Ex.: “Comprei um notebook numa loja virtual, mas não entregaram. #FAIL!”

Fail whale

Representa a ilustração da baleia suspensa por passarinhos que aparece todas as vezes em que o Twitter sai do ar. Do desenho, saiu o verbo aportuguesado “baleiar”

Feelings

"Feelings", em inglês, quer dizer 'sentimentos'. A expressão é muito usada quando algum usuário no Twitter usa alguma referência (seja ela pessoa, objeto,...) para demonstrar seus sentimentos e intenções. Ex.: #LadyGagaFeelings, #MarilacFeelings, #StarWarsFeelings, #SuperMarioFeelings, #PedreiroFeelings, ...

Follow Friday ou FF

Expressão aplicada pelos usuários do Twitter para indicar algum ou vários perfis a serem seguidos, como recomendação

Haters

Termo usado para classificar pessoas que só sabem criticar os outros no Twitter. Na tradução literal, seria algo como “odiadores”, ou seja, pessoas que odeiam tudo e sempre têm alguma opinião negativa

Hashtag

É tudo aquilo que vem com um jogo da velha (#) no início. A simples colocação deste símbolo na frente de uma palavra faz com que o Twitter, automaticamente, a transforme num link para marcá-la como um assunto que está sendo discutido entre os usuários. Usa-se apenas para marcar um assunto popular

Meme

É aquele vídeo, foto ou frase engraçada que aparece de repente, muitas vezes de forma involuntária ou como uma brincadeira, e se espalha pelo Twitter em grande velocidade

Mimimi

É o termo usado para classificar lamentos e reclamações no Twitter. Ex.: “tô sem grana até para comprar uma bala. #mimimi”

Retweet ou RT

É o ato de repetir ou compartilhar para os seus seguidores algo que outra pessoa já postou

Trending Topics ou TT

São os assuntos mais comentados do Twitter, que em português ganhou o título de "Assuntos do Momento"

Tweet

Simplesmente um post no Twitter

Troll

Faz parte da mitologia nórdica. É uma espécie de ogro, e popularizou-se como uma das muitas criaturas do mundo criado pelo autor J.R.R. Tolkien na saga “O Senhor dos Anéis”. Na internet, o termo é usado para classificar aqueles que gostam de provocar os outros e ou de disseminar e criar polêmicas, o que faz da chamada “trollagem”, outro termo muito usado para determinar a ação de um troll

Stalker

Tem sentido pejorativo. É usado para denominar aquela pessoa que acompanha e comenta tudo o que você faz na internet, como se fosse um maníaco ou um psicopata atrás de você. Não se aplica a fãs de celebridades.

.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rod Cozo
    2011-07-30T07:39:32

    o "SUA LINDA" não foi primeiro usado pelo @tiodino? Ali diz que foi o @pedreiro_online

  • User Indignado.
    2011-07-30T20:32:47

    Depois de ler essa matéria, a melhor coisa a se fazer é se matar. Fikdik

  • Odantes Junior
    2011-07-29T10:52:54

    e o 'feelings'?