Tablet

26/07/2011 10h41 - Atualizado em 26/07/2011 11h39

Pesquisa aponta que uma em cada cinco pessoas perde o celular no vaso sanitário

Rebecca Porphírio
por
Da redação

Uma pesquisa realizada pela Plaxo e pela Market Tools revelou que pelo menos uma em cada cinco pessoas perde o celular ao deixá-lo cair no vaso sanitário. Cerca de 1.000 consumidores com mais de 21 anos e donos de smartphones foram entrevistados. De acordo com o estudo, um terço das pessoas já perdeu o telefone de alguma maneira e 20% destas teme o banheiro mais do que qualquer outro local.

Isso já aconteceu com você? (Foto: Reprodução)Isso já aconteceu com você? (Foto: Reprodução)

Larissa Fernandes, estudante de jornalismo de 22 anos, confessa que quando deixou o celular cair em 2004, pensou nos contatos antes de qualquer coisa. “Na verdade, a primeira preocupaçao foi decidir enfiar a mão para resgatar o celular”, explica. “Sequei com um pano e desmontei todo. Deixei aberto no sol por uns dois dias e depois remontei. Deu tudo certo e ele voltou a funcionar. Credito boa parte desse sucesso ao fato de ter sido um Nokia. São os celulares mais resistentes que eu já tive”, defende a estudante.

Fábio Rufino, de 33 anos, também não pensou duas vezes na hora de resgatar o aparelho, que também era um Nokia. Não só a recuperação deu certo, como o auditor contratual o utiliza até hoje. “Eu estava bem tranquilo. Sempre faço back-up de tudo. Usei uma solução de álcool isopropílico que tenho em casa”, explicou.

Assim como Larissa e Fábio, pelo menos 55% dos entrevistados pela Plaxo consideram que ao perder o telefone, ficar sem a agenda de contatos é o maior pesadelo. 68% das pessoas faz back-up de seus telefones; a maior parte delas prefere contar com serviços online para isso.

A Plaxo informou que um terço de todos os adultos nos Estados Unidos já possuem smartphones. O instituto diz que a tendência é que um número cada vez maior de pessoas dependa exclusivamente de seus aparelhos móveis e respectivos aplicativos, colocando expectativas ainda mais altas em cima do desenvolvimento de serviços de sincronia, back-up e informações.

Se você deixou seu celular cair na água ou, ainda pior, no vaso sanitário, e pensou em levá-lo na loja, saiba que alguns aparelhos vêm com mecanismos para que o fabricante possa detectar se seu telefone esteve ou não tomando um banho. Caso isso seja comprovado, você não consegue seu dinheiro de volta, muito menos a manutenção. Isso, lógico, caso você não tenha adquirido nenhum seguro contra acidentes.

Dispositivo do iPhone 4 que indica se houve presença de água no aparelho. (Foto: iFixit)Dispositivo do iPhone 4 que indica se houve presença de água no aparelho. (Foto: iFixit)

Esse, pelo menos, é o caso do iPhone 4, que vem com um dispositivo ao lado da bateria, que indica a prévia presença da água, como ensina o guia do iFixit. Por isso, aconselha-se que ou você tome muito cuidado ou espere que o sol e o calor salvem as peças do seu celular.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wando Fonseca
    2011-07-27T02:46:52

    Esses que falam que iPhone é modinha morrem de vontade de ter um smartphone de verdade! O telefone é muito bom, uns dos melhores no mercado, a prova é o seu sucesso nas vendas. Isso é fato. A dica da matéria é, não use seu telefone e o vaso sanitário ao mesmo tempo!

  • Ana Batista
    2011-07-26T19:27:53

    Sempre quando alguém deixa o celular cair no vaso ou até relógios eu dou a dica de colocar em um pote cheio de arroz, pois o arroz suga a água. É só deixar alguns dias no arroz que ele sai funcionando, mas antes nem tente ligar o aparelho se não pode ñ funcionar o truque do arroz. Já funcionou várias vezes comigo, familiares e amigos.

  • Thiago França
    2011-07-26T17:59:06

    Eu não entendo essas pessoas que gostam de reclamar. A tecnologia pra reconhecer quando foi molhado é antiga sim, mas em nenhum momento a matéria diz que só o iPhone tem. "...saiba que alguns aparelhos vêm com mecanismos (...) Esse, pelo menos, é o caso do iPhone 4..." Não diz que é exclusivamente do iPhone 4, apenas que o iPhone 4 tem, como muitos outros podem ter. Foi só um exemplo de um celular que está na moda, muito mais conhecido do que um Motorola de 3 anos atrás ou qualquer outro aparelho de 6 anos. Interpretar um texto não pode ser tão difícil assim....

  • Flavio Azato
    2011-07-26T15:48:13

    O tal do Nokia eh bom msm... antes de comprar o Iphone 4, eu tinha um Nokia E63 e derrubei ele 2 vezes em menos de 1 ano... e continuou funcionando normalmente... heuahueahuea

  • Janson Castro
    2011-07-26T14:53:55

    A unica diferença de um smartphone para um iphone é essa, no iphone vc tem essas coisas idiotas. Produto modinha q a pessoa compra e não sabe nem para o q vai usar

  • Antonio Baptistão
    2011-07-26T13:07:54

    Uau!!!! Novidade nos I-phones???? esse dispositivo, que é bem simples na verdade, já é utilizado por quase todas as outras montadoras no mundo inteiro a +/- 6 anos!!!! Mas parece que só quando vem alguma coisa da Apple é que se torna novidade.... Valha-me Deus! acorda redação puxa-saco de i-phone.

  • Robson Luiz
    2011-07-26T12:59:30

    Não sei c essa matéria foi feita agora nesta msm data da divulgação, mais este sistema já funciona a um tempão. Eu mesmo a cerca de 3 anos levei meu aparelho na autorizada da Motorola e não pode colacar ele na garantia justamento prq a atendente me mostrou este despositivo no meu aparelho que estava com uma cor meio azul bem claro (o que indicava que ele foi molhado de alguma forma) e um outro aparelho noovo deles que estava branco e não tinha sido usado ainda.

  • Eduardo Silva
    2011-07-26T11:41:29

    não é apenas o iphone4. O 3GS e o 3G também tem sensores que mudam de cor.