28/08/2011 09h10 - Atualizado em 28/08/2011 09h10

Como seria o mundo sem o Google?

Humberto Oliveira
por
Da Contém Conteúdo

A principal contribuição do Google para o mundo pós-moderno foi colocar à disposição de qualquer pessoa conectada todo o conteúdo disponível na internet, ao ponto de poder ser alcançado através de uma simples busca. Essa facilidade se tornou tão comum que o verbo googlar foi criado para identificar o ato de utilizar uma ferramenta de busca, não importa qual seja a sua preferida.

Sem o Google, o mundo atual seria muito diferente. Pelo fato da sua principal contribuição ter sido a sua poderosa ferramenta de buscas, a nossa vida seria bem mais complexa, ao ponto de tornar a obtenção de algumas informações simples num verdadeiro martírio.

Lista telefônica (Foto: Reprodução)Lista telefônica (Foto: Reprodução)

Você se lembra como fazia para obter o telefone de uma empresa antes do Google? Se você não for muito jovem, com certeza, já deve ter usado uma lista telefônica, aquele calhamaço de páginas com letras miúdas e mais pesada do que o seu notebook.

Grande parte da nossa rotina seguiria esse modelo, nos obrigando a ir a uma biblioteca quando precisássemos fazer um trabalho com referência a um texto antigo e nos privando de qualquer possibilidade de obter informações que não tivessem sido divulgadas pelos meios tradicionais, como detalhes de tratamentos médicos, por exemplo. Antes do Google até mesmo as doenças eram mais complicadas de serem entendidas pelos pacientes por causa da falta de informação.

Google Maps (Foto: Divulgação)Google Maps (Foto: Divulgação)

Isso sem falar na facilidade que é encontrar o caminho para a festa de final de ano da empresa em um sítio fora do município. Quem se lembra do Guia de Ruas? Sem o Google continuaríamos a carregar uma resma de folhas amareladas no porta-luva. Hoje, basta acessar o Google Maps e imprimir apenas o trajeto que lhe interessa!








Muito além da busca


Na esteira da criação da ferramenta de busca vieram outros produtos que também conseguiram revolucionar os seus respectivos mercados e nos tornar ainda mais dependentes dessa empresa.

O Gmail reinventou o mercado de webmails ao oferecer uma forma totalmente diferente de organizar as suas mensagens, trazendo para a sua caixa de entrada todo o poder da busca do Google a fim de encontrar as suas mensagens antigas. Isso sem contar com a oferta de espaço quase que ilimitado em uma época onde a maioria dos seus concorrentes ainda ofereciam no máximo 10MB de armazenamento.

Sem o Gmail ainda estaríamos lutando contra os spams que assolam cada vez mais as nossas caixas postais, além de perder muito tempo categorizando e classificando as mensagens para encontrá-las mais facilmente no futuro. Só de lembrar o trabalho que tínhamos nessa época, dá para entender o porquê ele se tornou uma das maiores ferramentas de e-mail no mundo.

Imagine o mundo sem o Google (Foto: Reprodução)Imagine o mundo sem o Google (Foto: Reprodução)

Mas as inovações do Google não param por aí. Além da sua busca poderosa e do seu cliente de e-mail com bastante espaço ele criou um ambiente onde qualquer pessoa poderia passar a lucrar com o conteúdo que disponibilizava online.

O surgimento do Google AdSense foi um dos principais responsáveis pela popularização dos blogs e portais de conteúdo independentes, uma vez que seus editores passaram a contar com uma forma simples de vender anúncios relacionados ao seu conteúdo sem precisar ter nenhum conhecimento técnico. Caso o AdSense não tivesse sido inventado é muito provável que muitos desses sites sequer tivessem sido criados e hoje teríamos uma oferta muito menor de conteúdo de qualidade.

O Google chegou ao ponto em que está atualmente porque conseguiu agrupar uma série de inovações tecnológicas em produtos tão simples de utilizar que chegam a se tornar onipresentes no nosso dia a dia, o que fica ainda mais claro quando tentamos imaginar o quão difícil seria as nossas vidas sem todas as suas funcionalidades.

Foram apenas alguns exemplos frente às dezenas de ferramentas que o Google já apresentou a nossa vida. Muitas ainda virão. Mas, agora diga: que aplicativo do Google vocês não vivem sem?

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Lucas Oliveira
    2011-12-04T14:24:32

    na minha opinião sem google o mundo seria um pouco diferente,pois ainda tem o yahoo,bing,babylon mais acho q seria bem ruim pq google é tudo de bom.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andre Przynyczuk
    2011-08-29T08:44:20

    Só digo uma coisa. 'O Google vai dominar o mundo'!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ana Silva
    2011-08-29T18:21:08

    na minha opinião, google é só nome! se todas as ferramentas que usamos não fosse com eles, então seriam com outros...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leticia Fonseca
    2011-08-29T05:26:45

    Pra mim, o mundo sem o Google seria o mais horrivel, ja existe Yahoo!, Bing... Mais pra mim o melhor é o Google.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ariston Deluchi
    2011-08-28T23:32:38

    A Google foi uma jogada de mestre que trouxe para todo mundo muitas facilidades, está onde está por merecer!! Sempre existirão pós e contras, em tudo existe! Com certeza sem o Google muitas coisas não existiram hoje. Lembro que entrava sempre nos mesmos sites, só conhecia da existência de outros sites por amigos, mas era sempre a mesma coisa limitada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bárbara Rocha
    2011-08-28T18:33:42

    Pelo menos aqui em BH o google maps foi um desastre. Tinha um site muito melhor, o Vou de Ônibus, que dava rotas pra quem precisava pegar transporte público. O site fechou com a concorrência do Google Maps. E o serviço do Google é MUITO pior, o algoritmo não reconhece algumas linhas e manda você pegar dois ônibus quando um bastaria...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vanderlei Miranda
    2011-08-28T18:14:40

    O Google é uma excelente ferramenta, literalmente "faca de dois gumes", ao mesmo tempo que facilita nossas vidas, ajuda aos marginais a localizar com precisão qualquer pessoa e detalhes de sua vizinhança. Não temos mais provacidade depois do Google.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Yan Pereira
    2011-08-28T17:35:07

    viveria como vivi por muito tempo, sem nada disso e muito feliz

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Selma Fortes
    2011-08-28T17:15:58

    Tá certo! Eu usava a quele (calhamaço) para procurar endereço,mas talvez eu fosse um pouco mais feliz!Eu tinha mais tempo,eu não ficava numa"fissura" de quando acordar ligar uma máquina!Mas, tudo bem,estamos no século 21!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Silva
    2011-08-28T13:53:05

    O google sem sombra de duvida foi o alicerce para o a web que temos hoje. É google e o resto é sua copia. O email do google é o melhor do planeta, nao tem pra ninguem! Fora as ferramentas, sem o google nao existiria face, twitter ou outra coisa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nicole Finn
    2011-08-28T13:37:17

    O cade e altavista com mapas sério?! ...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Helder Miranda
    2011-08-28T13:33:11

    como seria sem java?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Renato Duval
    2011-08-28T13:14:59

    A pergunta nao eh sem Google, mas sem internet... porque todas estas ferramentas que o Google fez, se nao fosse ele seria qualquer outro.. Yahoo, Altavista, Cade, etc etc

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samuel Rodrigues
    2011-08-28T12:46:34

    Viver sem o Google é mesmo difícil, pelo menos um aplicativo tem que se ter do Google

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Julio Rocha
    2011-08-28T12:05:28

    O Google sem duvida e um grande vilao que se passa de mocinho

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cleonilson Barreto
    2011-08-28T11:52:00

    E o Google Docs, Earth... são tantos benefícios para nós usuários que fica difícil imaginar um mundo sem o google.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rosny Conrad
    2011-08-28T11:39:25

    Realmente o mundo mudou e pra melhor, hoje se encontra tudo o que quiser e muito mais e em todas as áreas, fácil, fácil.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Grupok2
    2011-08-28T11:30:20

    O google contribui para o crescimento de muitos setores do comércio e tecnologia, é o sistema mais procurado por atender as necessidades das pessoas, trazendo relevância para nossas buscas e pesquisas... desejamos que melhore cada vez mais...@GrupoK2_ar_auto

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Alessi
    2011-08-28T13:17:56   , respondido respondido 2013-10-01T20:31:12

    se não fosse o google teriamos o Cadê e o Altavista fazendo o papel dele.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Alexandre Alessi
      2011-08-28T13:17:56   , respondido respondido 2013-10-01T20:31:12

      Sim, antes do Google já existia o Cadê e o Altavista. Mas não tem comparação na qualidade do resultado das buscas do Google. O Google inovou.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário