TechTudo

28/08/2011 09h10 - Atualizado em 28/08/2011 09h10

Como seria o mundo sem o Google?

Humberto Oliveira Da Contém Conteúdo

A principal contribuição do Google para o mundo pós-moderno foi colocar à disposição de qualquer pessoa conectada todo o conteúdo disponível na internet, ao ponto de poder ser alcançado através de uma simples busca. Essa facilidade se tornou tão comum que o verbo googlar foi criado para identificar o ato de utilizar uma ferramenta de busca, não importa qual seja a sua preferida.

Sem o Google, o mundo atual seria muito diferente. Pelo fato da sua principal contribuição ter sido a sua poderosa ferramenta de buscas, a nossa vida seria bem mais complexa, ao ponto de tornar a obtenção de algumas informações simples num verdadeiro martírio.

Lista telefônica (Foto: Reprodução)Lista telefônica (Foto: Reprodução)

Você se lembra como fazia para obter o telefone de uma empresa antes do Google? Se você não for muito jovem, com certeza, já deve ter usado uma lista telefônica, aquele calhamaço de páginas com letras miúdas e mais pesada do que o seu notebook.

Grande parte da nossa rotina seguiria esse modelo, nos obrigando a ir a uma biblioteca quando precisássemos fazer um trabalho com referência a um texto antigo e nos privando de qualquer possibilidade de obter informações que não tivessem sido divulgadas pelos meios tradicionais, como detalhes de tratamentos médicos, por exemplo. Antes do Google até mesmo as doenças eram mais complicadas de serem entendidas pelos pacientes por causa da falta de informação.

Google Maps (Foto: Divulgação)Google Maps (Foto: Divulgação)

Isso sem falar na facilidade que é encontrar o caminho para a festa de final de ano da empresa em um sítio fora do município. Quem se lembra do Guia de Ruas? Sem o Google continuaríamos a carregar uma resma de folhas amareladas no porta-luva. Hoje, basta acessar o Google Maps e imprimir apenas o trajeto que lhe interessa!








Muito além da busca


Na esteira da criação da ferramenta de busca vieram outros produtos que também conseguiram revolucionar os seus respectivos mercados e nos tornar ainda mais dependentes dessa empresa.

O Gmail reinventou o mercado de webmails ao oferecer uma forma totalmente diferente de organizar as suas mensagens, trazendo para a sua caixa de entrada todo o poder da busca do Google a fim de encontrar as suas mensagens antigas. Isso sem contar com a oferta de espaço quase que ilimitado em uma época onde a maioria dos seus concorrentes ainda ofereciam no máximo 10MB de armazenamento.

Sem o Gmail ainda estaríamos lutando contra os spams que assolam cada vez mais as nossas caixas postais, além de perder muito tempo categorizando e classificando as mensagens para encontrá-las mais facilmente no futuro. Só de lembrar o trabalho que tínhamos nessa época, dá para entender o porquê ele se tornou uma das maiores ferramentas de e-mail no mundo.

Imagine o mundo sem o Google (Foto: Reprodução)Imagine o mundo sem o Google (Foto: Reprodução)

Mas as inovações do Google não param por aí. Além da sua busca poderosa e do seu cliente de e-mail com bastante espaço ele criou um ambiente onde qualquer pessoa poderia passar a lucrar com o conteúdo que disponibilizava online.

O surgimento do Google AdSense foi um dos principais responsáveis pela popularização dos blogs e portais de conteúdo independentes, uma vez que seus editores passaram a contar com uma forma simples de vender anúncios relacionados ao seu conteúdo sem precisar ter nenhum conhecimento técnico. Caso o AdSense não tivesse sido inventado é muito provável que muitos desses sites sequer tivessem sido criados e hoje teríamos uma oferta muito menor de conteúdo de qualidade.

O Google chegou ao ponto em que está atualmente porque conseguiu agrupar uma série de inovações tecnológicas em produtos tão simples de utilizar que chegam a se tornar onipresentes no nosso dia a dia, o que fica ainda mais claro quando tentamos imaginar o quão difícil seria as nossas vidas sem todas as suas funcionalidades.

Foram apenas alguns exemplos frente às dezenas de ferramentas que o Google já apresentou a nossa vida. Muitas ainda virão. Mas, agora diga: que aplicativo do Google vocês não vivem sem?

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Lucas Oliveira
    2011-12-04T14:24:32

    na minha opinião sem google o mundo seria um pouco diferente,pois ainda tem o yahoo,bing,babylon mais acho q seria bem ruim pq google é tudo de bom.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Andre Przynyczuk
    2011-08-29T08:44:20

    Só digo uma coisa. 'O Google vai dominar o mundo'!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ana Silva
    2011-08-29T18:21:08

    na minha opinião, google é só nome! se todas as ferramentas que usamos não fosse com eles, então seriam com outros...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leticia Fonseca
    2011-08-29T05:26:45

    Pra mim, o mundo sem o Google seria o mais horrivel, ja existe Yahoo!, Bing... Mais pra mim o melhor é o Google.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ariston Deluchi
    2011-08-28T23:32:38

    A Google foi uma jogada de mestre que trouxe para todo mundo muitas facilidades, está onde está por merecer!! Sempre existirão pós e contras, em tudo existe! Com certeza sem o Google muitas coisas não existiram hoje. Lembro que entrava sempre nos mesmos sites, só conhecia da existência de outros sites por amigos, mas era sempre a mesma coisa limitada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade