Tablet

25/08/2011 09h56 - Atualizado em 01/09/2016 15h43

Steve Jobs deixa a Apple para entrar para a história

Nick Ellis
por
Da redação

A renúncia de Steve Jobs do cargo de CEO da Apple marca o fim de uma era na indústria da tecnologia. Isto pode até parecer um lugar comum, mas neste caso não existe nenhum exagero, afinal estamos falando do homem que criou o iPod e o iPhone, sem falar no iPad.

O objetivo de Steve Jobs sempre foi criar a melhor experiência possível para o usuário dos aparelhos, algo que se tornou uma verdadeira obsessão. A sua eterna busca pela simplicidade e o cuidado que ele tem com os produtos da Apple, desde a embalagem até o sistema operacional, são o principal motivo para a Apple ter saído de uma situação de quase falência até se tornar a empresa de capital aberto mais lucrativa do mundo.

Steve Jobs (Foto: Reprodução)Steve Jobs (Foto: Reprodução)


Muitos acreditam que a empresa está fadada ao fracasso sem a presença do seu CEO, mas eu discordo, pois Steve Jobs não iria sair da empresa sem planejar com os mínimos detalhes como seria a sua sucessão. Ao longo da sua vida, Jobs sempre foi tão polêmico quanto genial, e como ele ainda vai continuar sendo o Presidente do Conselho da Apple, ainda veremos a sua influência em muitos produtos. Sua trajetória na empresa foi de muitos altos e um único ponto baixo, sua renúncia em 1985 sob a pressão do Conselho da Apple liderado pelo CEO John Sculley, que tinha sido recrutado pelo próprio Jobs, mas antes disto, muita coisa aconteceu.

O início da Apple

Voltando ao começo, Steve Jobs começou construindo computadores na garagem ao lado do seu amigo e sócio Steve Wozniak. No meio dos anos 70, os dois amigos se divertiam criando versões de um aparelho chamado Blue Box, que emitia o som de tons e permitia que se fizessem ligações de graça para qualquer lugar do mundo. Pouco tempo depois, Steve Jobs estava trabalhando na Atari, e teve a grande sacada de levar o seu grande amigo para lá, onde eles criaram um jogo (Breakout, uma versão do clássico jogo Pong) em apenas 4 dias. Ao ver o jogo rodando em uma TV colorida (com uma simples bola que mudava de cor), os dois perceberam que o uso das cores era um grande diferencial, o que teria uma grande influência nos computadores que os dois criariam juntos.

Em 1976, Woz construiu na garagem o Apple II, quando ainda trabalhava na HP, e Steve Jobs se mostrou a pessoa ideal para vender o aparelho, o que os tornou os dois grandes pioneiros do computador pessoal. Em breve chegaram os investidores, e a Apple nunca mais seria a mesma. Uma visita a Xerox mudou a cabeça dos dois, ao conhecerem um sistema operacional com janelas e um mouse como interface. Um grande passo nesta direção foi o Lisa, lançado em 1983, que não teve sucesso por ser complicado e caro demais. Pouco tempo depois Jobs se juntou ao “time Macintosh”, e apresentou o primeiro Mac em 1984.

Assista ao histórico vídeo de lançamento do primeiro Macintosh clicando abaixo:



O primeiro Macintosh foi lançado com um anúncio simplesmente antológico no Super Bowl, um vídeo dirigido por Ridley Scott, com uma referência direta ao clássico “1984” de George Orwell fazendo um ataque direto ao “grande irmão”, que no caso era a IBM. Depois que Steve Jobs saiu da Apple, renunciando após ser pressionado pelo Conselho da empresa, ele fundou a NeXT Computer, que não teve sucesso comercial mas era realmente revolucionário, com um sistema operacional que foi usado como base para o OS X que conhecemos hoje. Vale destacar que um NeXT Workstation foi o primeiro servidor web do mundo, usado pelo pioneiro Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web. Enquanto esteve fora da Apple, Steve Jobs aproveitou para fundar a Pixar Animation Studios, da qual também foi o primeiro CEO. A Pixar foi comprada pela Walt Disney Company em 2006, o que tornou Steve o maior acionista individual da Disney.

A rápida Era NeXT

Em uma reviravolta do destino, a Apple comprou a NeXT, e quando Steve voltou para sua empresa não perdeu tempo, e começou a lançar produtos simples e geniais, que levaram a Apple a se tornar uma verdadeira gigante no mercado de tecnologia. O primeiro produto desta retomada foi o iMac, lançado em 1998, e que quebrou paradigmas tanto pelo formato quanto pela ousadia de abandonar de vez o disquete como meio de armazenamento. Em 2001, percebendo que a Sony estava tendo dificuldades para adaptar o sucesso do Walkman para o mundo dos arquivos MP3, Steve lançou o primeiro iPod, que unia a facilidade de uso com espaço para muitas músicas, o que mudou para sempre o panorama da indústria musical. No mesmo ano, Steve lançou a primeira loja da Apple, criando a maneira ideal para vender seus produtos.

A revolução do iPhone

Em 2007, Steve lançou o iPhone, que apesar das inúmeras limitações, se tornou um incrível sucesso de vendas. Sua grande tela multi-touch mudou os rumos da indústria de telefonia, que se esforçou para acompanhar a nova tendência. No ano seguinte chegou o iPhone 3G e a App Store, que facilitou a forma de vender aplicativos mobile e se tornou um imenso sucesso, catapultando ainda mais as vendas do iPhone e outros dispositivos com o sistema iOS. As atualizações anuais do iPhone foram trazendo os recursos tão pedidos, e o iPhone 4 é hoje o smartphone mais vendido do mundo.

Assista ao keynote de lançamento do iPhone em 2007 clicando abaixo:
 

Seu último grande ato na Apple foi o lançamento do iPad, que apesar das críticas dos concorrentes, conseguiu criar um nicho novo e praticamente decretou a morte dos ultra populares netbooks. Quando Steve Jobs apresentou o iPad como algo "mágico e revolucionário", os críticos duvidaram, mas assim que os usuários experimentaram o tablet, viram que ele não estava exagerando nem um pouco. O lançamento do iPad 2 trouxe muitas melhorias, e tudo indica que o iPad 3 vai ser revolucionário, assim como o iPhone 5

Nem tudo o que a Apple lançou sob o comando de Steve Jobs foi um sucesso de vendas, mas muitos fracassos serviram de base para outros produtos que revolucionaram o mercado. É incrível perceber a unidade da linha de produtos da Apple, desde o MacBook Air, passando pelo Apple TV, todos os modelos do iPod, o iPad até o topo de linha Mac Pro. A sua parceria com o designer Jonathan Ive envolve a criação de muitos protótipos que são exaustivamente testados e aperfeiçoados até se tornarem o produto final. Confira a biografia de Steve Jobs no site da Apple. 

Começa a Era Tim Cook

Agora o seu herdeiro e fiel escudeiro Tim Cook, terá a missão de manter a Apple no rumo da inovação, sempre contando com a ajuda de Steve Jobs, que como Presidente do Conselho, ainda vai continuar exercendo uma grande influência sobre a empresa. Como o próprio Steve Jobs disse em sua carta de renúncia, “os dias mais brilhantes e inovadores da Apple ainda estão por vir”. Será que alguém ainda tem alguma dúvida? 

Recentemente Steve apresentou o projeto do Apple Campus, mostrando o quanto se importa com a Apple e como acredita no seu futuro. Não existe uma maneira melhor para terminar este texto e prestar uma homenagem ao grande Steve Jobs do que mostrar os vídeos do seu discurso para uma turma de formandos em Stanford (legendados em português). 

Se você ainda não assistiu esta verdadeira lição de vida, não perca tempo e faça isto agora mesmo! 

Parte I

Parte II 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wilson Junior
    2011-08-28T12:02:24

    Um dia, o homem descobriu que podia fazer fogo, tempos depois inventou a roda. E assim a humanidade foi inventando e re-inventando, tornando a vida mais prática. Até o dia em que Steve Jobs "inventou" o micro-computador, os Mac IMac Ipod Iphone Ipad . Mudou a idéia de tecnologia e marketing.

  • Antonio Rowedder
    2011-08-27T12:41:07

    Em relação a questão do marketing...leia outras matérias, ou até mesmo pesquise no google...a Apple estava quase falida quando ele reassumiu a empresa...ele é sim ótimo em marketing...e em relação tecnologica...se ele não tivesse imaginado um sistema operacional baseado em janelas/abas você ate hoje teria que estudar os script(codigos/comandos) para fazer qualquer coisa no computador!

  • Ismael Celestino
    2011-08-27T01:56:13

    fabio oq vc ta dizendo é a maior m..... alienada q ja ouvi, se vc num sabe marketing é uma ciencia que movimenta toda a economia, no minimo vc nem deve ter noção disso, e em qualquer ramo que vc for estudar um pouco sequer de economia, marketing, etc sempre vão citar jobs, num se precisa inventar nada para ser um genio, e se vc acha a apple um lixo observe que os principais produtos no setor tecnologico são imitações do iphone e do ipad, estuda mais um pouco antes de falar, ah antes q eu me esqueça pesquise sobre evolução tecnologia ai vc vai entender como ele é um genio

  • Matheus Silva
    2011-08-26T23:23:11

    Tem gente que não sabe o que comenta....Tem que ter babação sim...E o IPAD é uma inovação sim.....Sem as idéias dele, nós não estaríamos aqui lendo esta noticia e postando um comentário....pois foi ele q imaginou isto e colocou em prática...fez acontecer...E é sim...um GRANDE homem... Antes de comentar alguma coisa procure saber o q está falando...

  • Nicole Finn
    2011-08-26T11:46:19

    Quanta babação T.T

  • SERGIO CAMARGO
    2011-08-26T08:46:13

    Somente para esclarecimento, Woz construiu na garagem o Apple I, de forma totalmente artesanal, usava uma caixa de madeira como CPU, o Apple ll foi o primeiro computador Apple fabricado para o mercado, já montado de forma industrial.

  • Michael Bechior
    2011-08-26T07:32:32

    Nunca achei o IPAD uma inovação, acho uma tremenda jogada de marketing, laptop sem teclado infinitamente mais fraco e todo bloqueado! quem sabe quando for quad core...

  • Emerson Nogueira
    2011-08-26T07:29:44

    Parabéns pelo post! Bacan d+.

  • Antonio Rowedder
    2011-08-25T22:56:39

    Depois de tudo oque Jobs fez para a Apple duvido muito que ele tenha deixado a empresa agora, ainda mais agora que ela esta no seu melhor momento, sem ter feito algo muito importante, que pelo oque eu imagino deverá novamente revolucionar a industria de computadores (como ele gosta de fazer), mas isso é somente uma opinião...a verdade somente o futuro dirá!

  • LUIZ AMORIM
    2011-08-25T18:51:12

    George Lucas precisou vender a Pixar (então Divisão Gráfica da Lucas Filme) para saldar um divórcio com sua esposa. Pedia US$ 30 milhões. A Disney de Michael Eisner vacilou e não comprou. Mesmo pagando 30-60 milhões por um filme - que podia ou não dar lucro - Einer achou a empresa de George Lucas não valia isso tudo. Segundo o próprio Einer, era empresa de R&D, boa em gastar; não em ganhar dinheiro. Não deixa de ser verdade. Jobs comprou por US$ 10 milhões, vendeu o primeiro filme para a Disney por US$ 15 milhões, depois acabou vendendo a empresa toda para a Disney por 7... US$ 7 bilhões.

  • Michel Silva
    2011-08-25T18:08:22

    Mas que bundão esse cara ai em baixo rsrsrs cara quem não amar o Steve Jobs por tudo que ele representa e um grande otário .Steve Jobs amo vc nao tenho vergonha de dizer isso tenho todos os produtos seus sou fanático por tudo que vc representa muito obrigado por vc esta entre nos .meu sonho era conhece-lo.

  • Alberto Beloni
    2011-08-25T17:32:13

    Imaginem o que seria hoje a industria micro-computadores e telefonia móvel sem o Jobs...

  • Paulo Shiotsuki
    2011-08-25T16:05:36

    Quem sabe agora a Apple da uma aliviada nas trocentas restrições que ele impoem aos clientes. Mas sem dúvida, quando nossos netos estudarem história em seus Ipad45 vão ter um capítulo especial falando do Jobs e dos outros grandes que definiram rumos e popularizaram a informática.

  • Antonio Ferreira
    2011-08-25T15:33:31

    Ao Troll ai a Baixo, meus pesames por vc ser um imbecil, aos que enxergão compartilho do mesmo carinho. Junto com Woz, Gates e tantos outros são os icones da nossa era, os nomes nos livros(ou e-books) de história do futuro. Tenham ou não um produto Apple saibam que todo dia o trabalho desse cara torna sua vida mais agradável e mais fácil. Então pense nisso antes de agredir...

  • Ivan Prado
    2011-08-25T14:57:52

    Um pé-no-saco arrogante e megalomaníaco. Já vai tarde.

  • Marcos Oliveira
    2011-08-25T12:11:55

    Um exemplo de perseverança e visão de negócio.

  • Luiz Costa
    2011-08-25T12:05:17

    O ícone da informática atual.

  • JOAO SUARES
    2011-08-25T11:43:26

    A pessoa que mudou o modo de se ver a tecnologia...

  • Alberto Beloni
    2011-08-25T11:31:56

    Um ser-humano insubstituível!

  • Jhonny Laureano
    2011-08-25T11:28:00

    Uma Lenda Viva Insubstitupivel

  • Alberto Beloni
    2011-08-25T10:53:40

    Um genio insubstituível!