Fabricantes

18/09/2011 09h12 - Atualizado em 19/09/2011 08h53

10 tecnologias que já fizeram parte da sua vida; será que você lembra de todas?

Ramon Cardoso
por
Da redação

As tecnologias estão cada vez mais avançadas e capazes de fazer quase qualquer coisa. Por muito tempo, entretanto, tecnologias antigas, muito mais simples do que as atuais, fizeram parte de nossas vidas. Apesar de não terem tantos recursos ou sofisticação, essas engenhocas já nos ajudaram muito  - ainda que muitas estejam, hoje em dia, totalmente esquecidas.

Em um momento nostálgico, o TechTudo preparou uma interessante lista, com 10 tecnologias de antigamente que, em seus tempos áureos, já foram verdadeiros sonhos de consumo. Com certeza, muita gente vai ficar com saudade de alguns dos itens dessa lista, mesmo com outros muito superiores para os substituir.

Confira abaixo a lista e veja se você lembra de todas as geringonças, muito úteis (ou, pelo menos, divertidas) em suas respectivas épocas. Aproveite para fazer uma comparação entre as tecnologias antiga e atuais e observar a evolução dos gadgets.

Disquete

O bom e velho disquete! Eles foram usados por muito tempo e muitas pessoas tiveram, inclusive, a oportunidade de acompanhar a sua evolução - do "bolachão" de 8'', passando pelo de 5''1/4 (5,25 polegadas) e chegando ao mais compacto, de 3''1/2 (3,5 polegadas), geralmente com capacidade de "incríveis" 1,44 MB.

Disquetes de 8, 5,25 e 3,5 polegadas, respectivamente (Foto: Reprodução)Disquetes de 8, 5,25 e 3,5 polegadas, respectivamente (Foto: Reprodução)

Se você teve a oportunidade de utilizar esses dispositivos, sabe bem o que era ter que utilizar 20 disquetes para instalar um jogo, colocando um após o outro quando solicitado. Atualmente, a maioria dos computadores já não possui mais drives para os finados disquetes (os chamados floppy-disk), que passaram a fazer parte da seleta categoria de relíquias tecnológicas.

Walkman

Apesar de ser uma marca criada pela Sony e registrada sob seu nome, o termo Walkman era comumente utilizado também para designar aparelhos portáteis reprodutores de áudio de outras empresas. Portanto, é bem provável que muitas pessoas que estão lendo esta lista já tenham escutado suas músicas favoritas em "walkmans" da Phillips ou de alguma outra fabricante de produtos eletrônicos.

Sony Walkman (Foto: Reprodução)Sony Walkman (Foto: Reprodução)

É verdade que os walkmans passaram por um grande período de esquecimento, iniciado com o surgimento dos Discmans (também da Sony) e, mais recentemente, com os populares MP3 Players. Porém, em uma tentativa de conquistar novamente uma parcela do mercado que já foi sua, a Sony anunciou o lançamento dos seus novos modelos de Walkman. Obviamente, as fitas cassete ficaram de fora.

Fita cassete

E por falar em Fitas cassete (ou Fitas K7, como são chamadas por alguns), elas também estão em nossa lista. Afinal, o seu lançamento, em 1963 pela Phillips, revolucionou os padrões de captura de áudio. Além da portabilidade, sua principal característica (e maior benefício) era a possibilidade de iniciar a reprodução a partir de qualquer ponto, sem a necessidade de rebobinar- tarefa que, por sinal, deu nova utilidade às canetas Bic.

Fita Cassete (Foto: Reprodução)Fita Cassete (Foto: Reprodução)

Video Cassete

Apesar de já estar perto de sua extinção, podemos dizer que o Vídeo Cassete (ou VCR, Video Cassette Recorder, no inglês) ainda está agonizando, pois ainda é relativamente comum encontrar esses aparelhos em muitas casas - ainda que a seu lado estejam reprodutores de DVD ou Blu-Ray.

Vídeo Cassete (Foto: Reprodução)Vídeo Cassete (Foto: Reprodução)

Mesmo com o fim anunciado da tecnologia dos Videocassetes, algumas empresas ainda investiram parte de sua verba nesses produtos, como o VCR 2PC, da ION, que possui conexão USB para transferir os vídeos das fitas VHS para o computador. Mas, se você não tem a sorte de possuir um aparelho desses, veja Como converter fitas de videocassete em DVD.

Walkie Talkie

O Walkie Talkie foi desenvolvido durante a segunda guerra para fins militares, mas não demorou muito para que ele chegasse também aos consumidores civis. Como ocorre com muitos aparelhos eletrônicos, mais tarde acabou virando brinquedo nas mãos das crianças, que se divertiam conversando "chiados" a incríveis 15 metros de distância, e trocando até códigos em morse! Apesar de ainda serem utilizados hoje em dia, os Walkie Talkies de brinquedo das décadas de 80/90 certamente garantiram a alegria de muitas crianças.

Walkie Talkies Combat Communicators (Foto: Reprodução)Walkie Talkies Combat Communicators (Foto: Reprodução)

Mini game

Os Mini Games foram uma verdadeira febre entre a criançada, e vários modelos, com diferentes características e cores, foram lançados. Era realmente possível passar horas e mais horas brincando com joguinhos como o Tetris, principalmente quando o mini game em questão era dos famosos modelos "muita coisa pra caramba à beça in one".

Mini Game 9999 in One (Foto: Reprodução)Mini Game 9999 in One (Foto: Reprodução)

Pager

O Pager (ou Bipe) pode ser considerado o antecessor dos celulares - ainda que sua função fosse restrita ao equivalente a "mandar SMS". Esse aparelhinho fez muito sucesso durante as décadas de 80/90 e era utilizado, principalmente, para receber mensagens, emitindo um bip sonoro (daí seu apelido) sempre que isso ocorria. Apesar de ser mais voltado para fins profissionais, não era difícil encontrar crianças com um Pager.

Pager (Foto: Reprodução)Pager (Foto: Reprodução)

Pense bem (TecToy)

O Pense Bem original foi lançado em 1988 pela TecToy. Posteriormente, o brinquedo ganhou uma nova versão, o Pense Bem Multi, que provavelmente será lembrado pelas gerações mais recentes. Com formato similar a de um laptop, o pense bem tinha diferentes modos de jogo e testava os conhecimentos dos usuários sobre diversos temas, indo desde personagens famosos a assuntos de história e geografia. A primeira versão possuía ainda um modo de jogo similar ao Genius, da Estrela.

Pense Bem da TecToy (Foto: Reprodução)Pense Bem da TecToy (Foto: Reprodução)

Genius

O Genius, lançado no Brasil em 1980 pela Estrela, era uma espécie de jogo da memória eletrônico. Se você era criança na década de 80, provavelmente já teve a oportunidade de brincar com um desses, tamanho o seu sucesso que o aparelho redondo fez na época. Apesar de ter "saído de linha", muitas crianças de gerações posteriores ainda tiveram a chance de brincar com o Genius de seus primos ou amigos mais velhos.

Genius, da Estrela (Foto: Reprodução)Genius, da Estrela (Foto: Reprodução)

Polaroid

Quem nunca ouviu falar das câmeras fotográficas da Polaroid? Sem dúvida, até mesmo os mais novos conhecem a fama de uma das mas importantes marcas de câmeras instantâneas de todos os tempos e das antigas tecnologias. Elas fizeram muito sucesso a partir da década de 70 e, ainda nos dias atuais, são muito lembradas pela inovação que representaram em sua época.

Polaroid Clássica (Foto: Reprodução)Polaroid Clássica (Foto: Reprodução)

Uma das responsáveis pela "morte" desse incrível gadget do passado foi a câmera digital, que chegou trazendo muito mais praticidade e possibilidades para o mundo da fotografia. Porém, para a alegria de muita gente, recentemente a Polaroid ressurgiu das cinzas, trazendo de volta modelos clássicos (como a Polaroid SX-70) e também algumas novidades, como a Polaroid 300 e a linha Grey Label, criada em parceria com a cantora Lady Gaga. Até o iPhone recebeu uma homenagem à Polaroid, a case The Sophie, com impressora integrada.

Certamente existem muitos outros eletrônicos antigos interessantes, mas, por motivos óbvios, tivemos que fazer uma seleção. E você, lembra de tecnologias do passado que já foram sucesso ou fizeram parte da sua infância?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • O Gabriela
    2014-12-11T02:51:23

    Eu tive esse walkie talkie branco!!! Comprado na Bolívia em tempos de muamba-libre!!! bons tempos...

  • Carlos Souza
    2011-09-18T12:28:39

    tambem lembro do pegasus com controle remoto e o m s x

  • Programador
    2013-09-14T10:03:52

    Nos anos 80 comecei utilizando disquetes de 8 polegadas, como eram de simples face, meu chefe ensinou um truque: fazer outro furo a direita do original para "enganar" o drive e assim utilizar como dupla face. Naquela época logo que se iniciou a utilização de computadores no Brasil, devido a proteção do mercado, os produtos (de informática) importados, sumiram ou ficaram muito caros, obrigando nos a consumir produtos nacionais, principal marca Verbatim Datalife. Daí apareceu um presidente e mudou toda a história ...

  • Antonio Parra
    2011-09-18T19:01:49

    Ainda tenho 10 caixas de disquetes de 5 1/4 dupla densidade 360 kb verbatim, que utilizo no meu micro MSX EXPERT de 8 bits com drive epson de 51/4 e impressora lady 90.

  • Thiago Costa
    2011-09-18T16:50:12

    rs, materia muito bom, muito legal ver isso, e mostrar como a tecnologia avança em passos cada vez mais largos tambem né, hj tenho 23 anos, tenho certeza q quando tiver 40 muitas coisas q temos hj vão estar em materias como essas, gosto muito disso, a evolução, parabens, a grande maioria dessas coisas eu pude ver ou usar aé tem a maquina de escrever tambem, rs rs lembro quando era novo meu irmão mais velho q hj tem 41 anos, comprou uma maquina de escrever eletrica, era super top na epoca, rs rs, coisa de 15 anos atras

  • Sara Silva
    2011-09-18T15:19:12

    eu nasci em 1999 e ainda assim cheguei a brincar com os Mini game dos meus irmãos, eu adorava...era muito legal

  • Kleber Mendonça
    2011-09-18T14:59:13

    o famoso bichinho virtual (tamagushi)eu tinha quatro daqueles.......

  • Francisco Brito
    2011-09-18T14:56:48

    Oi Michelle mande adptar uma fonte de 12v que voce vai brincar muito com o seu Pense Bem.

  • Jefferson Silva
    2011-09-18T13:49:37

    Maquina de escrever, mimeógrafo, fichas de telefone...

  • Evanildo Junior
    2011-09-18T12:59:19

    E o Disckman? uma revolução, pois ele tocava CD, um verdadeiro comedor de pilhas? ... e o super nintendo? esse sim fez história na decada de 90, ainda tenho uns 150 jogos de super nintendo no meu pc, de vez enquando mato a saudade!!!

  • Bruno Blauth
    2011-09-18T11:59:05

    Aqui em casa temos guardado um Walkie Talkie igual a esse...

  • Michelle Oliveira
    2011-09-18T11:22:34

    Muita nostalgia!!! tive todos aí de cima, menos a Polaroid, o Genius e o Pager... O que me dá mais saudade é o Pense Bem, tenho ele ainda mas pra arranjar 8 pilhas grandes é difícil!!! rsrs

  • Diego Santos
    2011-09-18T11:14:21

    Esqueceram do Tamagotchi, arruma um lugarzinho aí pra ele!!

  • Josiel Campos
    2011-09-18T11:05:14

    Nossa fiquei com saudade de alguns parece, que não tem muito tempo....valeu por lembrar.....

  • Samanta Salve
    2011-09-18T10:38:32

    TENHO ATÉ HJ O GENIUS!RS...LEMBRO D TD E TIVE METADE!PENSE BEM...ENTRE OUTROS...

  • Antonio Oliveira
    2011-09-18T10:29:57

    A televisão de tubo de imagem.Hoje temos tela de Plasma e led.Tudo isso prova que estamos evoluido.

  • Maria Carneiro
    2011-09-18T15:56:02  

    Que vcs acham de uma pessooa que "ainda" usa o velho vídeo- cassete para gravar novelas e outros programas, para vê-los depois? Esta raridade "ainda" existe: sou eu! Amo meu vídeo, uso todos os dias. O grande problema é que não encontro mais as fitas! No momento, só me resta UMA! Mandei tirar o mofo de outra, mas não deu certo e agora? Se alguem souber como solucionar isto "please", me ajude! Um bom domingo!

    recentes

    populares

    • Maria Carneiro
      2011-09-18T15:56:02  

      Rapaz... há uns dois meses atrás joguei uma bolsa cheia de fitas de video que tinha guardadas, com filmes antigos que eu copiava das locadoras (tinha dois VCRs) . Estavam todas perfeitas, mas a gravação já estava deteriorada pelo tempo. Se eu soubesse...