Sistemas Operacionais

13/09/2011 18h19 - Atualizado em 13/09/2011 18h21

Android lidera crescimento em mercado europeu

Joares Miranda
por
Para o TechTudo

Em estudo revelado pela renomada comScore, o mercado europeu demonstra ter adotado o sistema operacional móvel do Google, o Android, como a sua preferida. Tanto que a taxa de crescimento dela é de 16,1% em um ano (julho 2010/2011). Neste mesmo período o iOS, sistema operacional móvel da Apple, obteve um crescimento de apenas 1,2%, mantendo-se em terceiro lugar - e com uma taxa semelhante ao crescimento da RIM, em quarto colocação.

Os dados foram contabilizados entre a França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido. Confira a tabela completa do estudo da comScore:

Dados do uso dos principais sistemas operacionais móveis do mercado (Foto: comScore)Dados do uso dos principais sistemas operacionais móveis do mercado (Foto: comScore)

Apesar de ter gerado uma certa dúvida em relação a quem pode ser o primeiro colocado, já que mesmo com um crescimento tão grande do Android ele ainda se mantenha em segundo lugar, o topo da lista é surpreendentemente assumido pelo Symbian.

Boa parte dos analistas de mercado mobile já apostam na morte completa do Symbian, mesmo seu número sendo tão alto na Europa, mas seguindo o pensamento dos especialistas, podemos apostar seguramente na tomada do topo da tabela pelo Android, sendo seguido pelo iOS.

Como bem sabemos, existem várias empresas que fabricam smartphones com o sistema operacional Android, e com isso gera-se uma guerra particular entre os principais concorrentes. Mas vale a pena fazermos uma comparação de mercado apenas entre as fabricantes de smartphones com a plataforma do robozinho verde.

Tabela comparativa entre as principais fabricantes de smartphone com Android (Foto: comScore)Tabela comparativa entre as principais fabricantes de smartphone com Android (Foto: comScore)

Apesar de já saber que os defensores da Apple alegarão que comparar um único smartphone com uma gama de aparelhos, como é o caso iOS x Android, permaneço com o discurso de que o poder de escolha do consumidor e a grande taxa de satisfação é que estão em discussão, pois se a intenção da Apple fosse ser popular, eles fabricariam aparelhos de entrada no mercado (e não apenas um top de linha).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares