16/09/2011 11h28 - Atualizado em 16/09/2011 11h28

Android novo? Veja quais são as configurações iniciais

Teresa Furtado
por
Para o TechTudo

Quando compramos um celular novo, normalmente já estamos pesquisando há um bom tempo. Após efetuar a compra, a ansiedade é tanta que a vontade é de fazer tudo ao mesmo tempo no novo aparelho. Porém, é necessário ter alguns cuidados e configurar algumas opções para aproveitar melhor o celular. Abaixo, veremos como configurar um Android novo.

Android

Mascote do Android (Foto: Reprodução/ Teresa Furtado)Mascote do Android (Foto: Reprodução)

Como você já deve saber, o sistema operacional com que o seu novo aparelho veio equipado é de propriedade da Google. Portanto, é natural que todo seu funcionamento esteja direta ou indiretamente ligado à sua conta da empresa.

Ao ligar o celular pela primeira vez, além das tradicionais configurações de idioma, operadora, entre outros, será solicitado que você forneça seus dados de Gmail. Para muitas tarefas realizadas nele, será necessário estar logado à sua conta, inclusive para baixar aplicativos e jogos da Android Market.

Se você comprou um aparelho desbloqueado e fora das operadoras, é bem provável que a sua APN (Access Point Name) não tenha vindo configurada. Entre em contato com a sua empresa para obter os dados, que serão necessários para que você consiga acessar a rede de dados da sua operadora. Caso prefira, também é possível utilizar o aplicativo APN Brasil (abaixo, explicaremos como baixar aplicativos da Android Market), que realiza as configurações automaticamente.

Segurança

Aumente a segurança do seu Android (Foto: Reprodução)Aumente a segurança do seu Android (Foto:
Reprodução)

Normalmente, a última coisa em que pensamos quando adquirimos um novo celular é na possibilidade de perdê-lo. Porém, apesar de indesejada, essa deveria ser a primeira preocupação. Dispositivos que contém o sistema operacional Android não costumam ser os modelos mais baratos, fazendo com que não seja nem um pouco agradável perdêl-o. Para evitar que isso ocorra, confira o aplicativo Where's My Droid.

Outro ponto relativo à segurança é que, assim como os computadores, dispositivos móveis também estão sujeitos a infecções por programas maliciosos. Como a disponibilidade de jogos e apps é grande, uma boa dica é dar uma analisada nos reviews, e também dar uma “googlada” para ver o que estão falando por aí do app que você quer baixar.

Porém, como nem sempre é possível ter certeza se o aplicativo é bem ou mal intencionado, é importante ter um software que faça a limpeza do seu aparelho e verifique isso pra você. Para isso, veja a dica "Descubra como proteger seu Android de Vírus e Malwares".

Organizando a interface

É hora de brincar com o seu Android. Assim como na interface de um computador, é possível deixar atalhos para os aplicativos que você mais utiliza na tela inicial, tais como: e-mail, mensagens, Twitter, sites favoritos, enfim, o que você imaginar. Porém, se você achar que o espaço não é o suficiente, crie pastas por categoria e insira os aplicativos em seus respectivos diretórios.

Existe ainda a possibilidade de inserir widgets em sua área de trabalho. Widgets são aplicações que não exigem que se abra um aplicativo ou página para ter acesso ao seu conteúdo, por exemplo: o relógio com a previsão do tempo, que já vem configurado em muitos aparelhos para ser exibido na tela inicial.

Para mudar de posição seus ícones, atalhos ou widgets, basta pressionar o item desejado e manter pressionado por uns dois segundos para que ele comece a vibrar. O resto da tela ficará escura e os locais disponíveis para recebê-lo serão sinalizados com um contorno verde. Arraste-o para onde quiser.

Como o dispositivo já vem com alguns itens configurados, talvez você queira limpar tudo para começar a arrumação do zero. Para isso, pressione um item de cada vez até ele começar a vibrar e arraste-o para o ícone de lixeira ou para o botão de remover.

Baixando apps e jogos

Androi (Foto: Divulgação)Android Market (Foto: Divulgação)

Por meio do ícone representado por uma sacola com o simpático robozinho verde, você tem acesso à loja de aplicativos e jogos, a Android Market. Nela, é possível pesquisar aplicativos por categorias, como: negócios; produtividade; lifestyle; clima; educação; fotografia, música, social, entre muitos outros, e ainda jogos e suas subcategorias (ação, corrida, raciocínio etc.).

Existem muitos aplicativos e jogos gratuitos, porém, alguns deles são pagos, e algumas deles valem o preço cobrado. Para mais informações, veja nossa seção com tudo sobre o Android e obtenha dicas e informações atualizadas sobre o sistema.
 

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Uandisson Cerqueira
    2011-09-18T18:40:45

    Olá Giih Barbosa, nem todos aplicativos são disponiveis para todos os celulares com SO Andoid por questão de compatibilidade de hardware dos celulares. Abraço.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Giih Barbosa
    2011-09-18T15:27:20

    Gente eu não consigo baixar o aplicativo four square no meu celular o modelo dele é o Motorola quanch o sistema operacional dele é o android . alguém pra me explicar ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Adriano Santana
    2011-09-18T15:04:00

    Eu estou no meu segundo Android e não saio deste sistema por nada ... é a melhor coisa que já inventaram no quesito SO Mobile ... tive um Xperia Mini e agora estou com um Milestone ... e já quero o Galaxy S2 este deve ser fera demais ...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Alexandre Galvão
    2011-09-18T15:01:32

    Eu conheço esse Douglas Galvão, ele é de Santos...realmente é muito simples lidar com o Android, não tem muitos segredos...Paz a todos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Francisco Junior
    2011-09-18T14:46:21

    Caro Douglas Galvão, creio que vc seja bastante leigo para não conseguir utilizar o sistema android, mas é como vc falou vai ter que se esforçar um pouco mais, existe um site que é muito bom para procurar tutoriais para o android (ou qualquer outro sistema operacional): google.com.br procura la que vc com toda certeza ira encontrar algo que te ajudo e que esteja no seu nível de entendimento.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Thiago Silva
    2011-09-18T13:59:51

    A reportagem foi muito boa, o ANDROID é um sistema excelente, tive um Iphone e garanto o Android me agradou muito mais, o IOS é cheio de bloqueios e não roda muita coisa que costumamos usar rotineiramente. Algumas pessoas podem sentir dificuldades, principalmente as que não tem muita intimidade com sistemas, mas não se assombrem, com o tempo vocês se acostumam e começam a decobiri e se surpreender com a quantidade de funções fantásticas que este robozinho pode trazer.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Arêtha Costa
    2011-09-18T13:04:23

    comprei o galaxys 5 .. e é perfeitoo... qnto mais vc mexe mais descobre funçoes... interenssantissimo.. com o meu faço muita coisa.. uso ocmo controle remoto, como moden p meu note book, a função d ecelular mesmo é o de menos, par a quantidade de ajuda q esse sistema pode oferecer... os aplicativos do Market são da hora .. la tem tudo q vc prescisar... se vc presisar d um aplicativo q reconheça musica.. vai la q tem,.. se prescisar d eum q monitore sua frequencia cardiaca..tem.. palavras biblicas.. tem.. teeemm tuddoooo.. perfect. melhor q eu vi ate hj.. so compro agora com sistema androide.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Douglas Galvão
    2011-09-18T12:37:57

    Eu comprei um desses com android mas, não sei "mexer" quase nada, ele é complexo até nas mais simples funções: inseri contatos, anexar após chamadas etc... Tudo nele é complicado e essas "configurações iniciais" dessa reportagem é uma verdadeira "gozação" com quem ainda não aprendeu a lidar com o aparelho. O autor dessa reportagem é um "brincalhão" querendo "tirar onda" com a gente ou então ELE TAMBEM NÃO SABE COMO UTILIZÁ-LO! QUE REPORTAGEM MAIS INÚTIL! Por falar em coisas complicadas, esse código, já mudei umas 20 e não consegui identificá-las, vou tentar mais um pouco...........

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário