Internet

06/09/2011 15h52 - Atualizado em 06/09/2011 15h52

Facebook pode ajudar a prevenir a perda de memória em idosos

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Segundo estudo realizado recentemente pela Associação Italiana de Psicogeriatria, o uso do Facebook pelos idosos pode evitar a perda de memória. A rede social de Mark Zuckerberg está sendo indicada para o tratamento da memória dos mais velhos e apresenta bons resultados.

Idosos no Facebook (Foto: Divulgação)Somente no Facebook, idosos já representam mais de 1,5 milhões de usuários (Foto: Divulgação)

A organização responsável pelo estudo, trabalha em pesquisas e iniciativas que objetivam uma melhor saúde mental geriátrica. Resultados apontaram que não só o Facebook, mas a internet como um todo, ajuda a manter viva a curiosidade no idoso, além de ser uma forma eficiente de mantê-los culturalmente atualizados.

Outro dado curioso apontado no estudo é que tanto a internet quanto outras tecnologias conectadas estimulam a capacidade de atenção e memória dos idosos, mantendo-os mentalmente jovens. O Facebook, em particular, pode estimular o idoso no ato de compartilhamento de fotos, que é uma das atividades mais frequentes dos mais velhos na web. Também é válido o incentivo à discussão que esta rede social gera sobre temas como vida familiar, saúde, aposentadoria, nutrição e ginástica para a terceira idade.

Número de idosos em redes sociais aumentou 80%

Para realizar este estudo, os participantes receberam laptops com conexão wireless, além de tutoriais de navegação na internet. Os residentes precisavam apontar os prós e os contras de serviços como Facebook, Twitter e Skype, e aquelas pessoas que demostraram uma maior facilidade em utilizar (e aceitar) esses serviços demonstraram uma memória mais consistente do que os idosos que se recusaram a usar a web.

Nos últimos anos, o número de idosos que ingressaram nas redes sociais aumentou em 80%. Só no Facebook, os idosos representam mais de 1,5 milhão de usuários.

E você? O que acha da ideia do Facebook evitar a perda de memória dos seus avós?

Via All Facebook

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares