Internet

06/09/2011 12h07 - Atualizado em 06/09/2011 12h07

Netflix chega ao Brasil, com preço bem atraente e conteúdo "clássico"

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

O serviço de streaming de vídeos online Netflix chegou oficialmente ao Brasil. Em um evento realizado em São Paulo, com a presença de executivos e fundadores da Netflix nos Estados Unidos, o serviço chega ao território brasileiro prometendo revolucionar o entretenimento de vídeos em várias plataformas.

Netflix (Foto: Eduardo Moreira)Reed Hashtings (Foto: Eduardo Moreira)

O co-fundador e CEO da Netflix, Reed Hashtings, abriu o evento explanando sobre a importância do conteúdo online e da expansão do entretenimento online. Ele explica ainda que escolheu o Brasil como a primeira iniciativa internacional do Netflix por causa da paixão do internauta brasileiro pelos vídeos. Destaca as vantagens do serviço (streaming de vídeos de alta-qualidade, por apenas R$ 14,99, com o primeiro mês grátis), e faz uma demonstração do conteúdo disponível para o mercado nacional.

Os filmes estarão disponíveis nos modos dublados e legendados em português, inglês e espanhol. Sua interface via web é minimalista, contando com a barra de progresso, volume e escolha de idiomas. As imagens exibidas são de boa qualidade, mas podem variar de acordo com o dispositivo a ser utilizado, ou com a TV que vai reproduzir as imagens.

O Netflix estará disponível em diversas plataformas, inclusive nos principais consoles do mercado (PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii), sendo que já está ativo para o console da Sony. Pensando no mercado brasileiro, o Netflix também estará disponível no PlayStation 2, além de outros dispositivos como set-top boxes, smart TVs, entre outros.

Netflix (Foto: Edurado Moreira)Maior parte do conteúdo é composta por filmes clássicos (Foto: Eduardo Moreira)

A maior parte do seu acervo inicial é composta por filmes, principalmente os filmes clássicos, como Gandhi, O Poderoso Chefão e Os Intocáveis. A ideia é aumentar o acervo gradativamente, seguindo o termômetro de preferência do usuário brasileiro. O executivo também informou que o investimento no mercado brasileiro é o maior feito entre os mercados internacionais.

Segundo Reed, a ideia da Netflix não é tomar o lugar da TV a cabo no Brasil. Ele afirma que, apesar do crescimento do número de assinantes de seu serviço, o número de assinantes dos serviços de TV a cabo ou via satélite nos Estados Unidos não caiu a ponto de considerar uma migração dos usuários no serviço (na visão dele).

Questionado sobre a distribuição de vídeos em HD, Reed disse que isso vai depender da qualidade da conexão do internauta. Por exemplo, se ele utilizar uma velocidade de 1 Mbps, o sistema automaticamente vai ajustar automaticamente a qualidade do vídeo à velocidade do usuário, oferecendo a melhor qualidade possível de imagem. Sobre a disponibilidade de produções brasileiras no serviço, os executivos da Netflix afirmam que há uma grande quantidade de produções locais que estarão disponíveis no serviço, mas sem especificar quais.

Netflix (Foto: Eduardo Moreira)Netflix (Foto: Eduardo Moreira)

Quanto aos consoles de games, o Netflix chegará ao Xbox 360 ainda em 2011, e quanto ao Nintendo 3DS, a chegada está prevista para 2012. Eles acreditam que a qualidade e a velocidade da internet vão melhorar no Brasil ao longo dos anos, o que é, segundo os executivos da empresa, um dos motivos principais para investirem no mercado brasileiro.

Dispositivos como os media players da Western Digital passam a contar com o suporte do Netflix do Brasil a partir de hoje. A principal vantagem do Netflix é contar com a modalidade de vídeos “click and watch”, onde o usuário pode simplesmente trocar de vídeos na hora que quiser, com um simples clique.

Netflix (Foto: Eduardo Moreira)Media players da Western Digital contam como suporte do Netflix no Brasil (Foto: Eduardo Moreira)

Para os executivos da Netflix, os usuários estão dispostos a pagar pelos serviços de vídeo, desde que eles contem com uma boa qualidade de vídeo, uma boa interface, bom conteúdo e um preço baixo. Eles acreditam que o desafio de oferecer essa alternativa para os usuários, todo o investimento deve estar centrado nessas premissas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alberto Beloni
    2011-09-08T12:01:01

    Levando em consideração o preço e o serviço oferecido, vale muito a pena!

  • Alberto Beloni
    2011-09-08T11:58:55

    O único problema é que a app do iPhone ainda não funciona com a assinatura brasileira.