Internet

12/09/2011 17h06 - Atualizado em 12/09/2011 17h06

Postar por aplicativos externos pode cortar comentários e curtidas em 88%

Rebecca Porphírio
por
Da redação
Facebook (Foto: Divulgação)Facebook. (Foto: Divulgação)

Criadores do aplicativo Edgerank Checker, da Applum, analisaram mais de um milhão de publicações no Facebook em mais de 50.000 páginas e descobriram que posts feitos por aplicativos terceiros reduzem em pelo menos 88% o número de curtidas e comentários comparados com posts publicados manualmente.

A ideia era provar uma teoria que a empresa já tinha de que aplicativos externos geram menos engajamento do que postar manualmente em páginas e perfis. Além do mais, os usuários do Facebook têm opção de bloquear qualquer publicação, o que pode ser um fator para isso.

A empresa, no entanto, faz questão de ressaltar que pode não ter nada a ver com o edgerank nem com algum preconceito do Facebook com outros aplicativos e, sim, com o conteúdo postado. Muitos são agendados ou automatizados, o que por si só já implica em um engajamento mais fraco. Nem sempre os apps têm programações otimizadas para o Facebook, como o Twitter, que não possui descrições ou thumbnails em seus links.

Um porta-voz do Facebook chegou a falar sobre o edgerank: "estamos trabalhando para prover posts de melhor qualidade para o feed de nossos usuários. Em alguns casos, trabalhamos diretamente com desenvolvedores preferenciais para testar novos tipos de publicações e conseguir feedback que aumente a experiência em nossa plataforma”.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares