Sistemas Operacionais

14/10/2011 10h06 - Atualizado em 14/10/2011 19h50

10 coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 11.10

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Você acabou de fazer o download da última versão do Ubuntu, a 11.10 (codinome Orsome Oneiric Ocelot), fez a atualização em seu desktop ou notebook, e depois de tudo instalado, se certifica de que tudo está funcionando perfeitamente. Mas... e agora? O que fazer com o novo sistema operacional que está pronto para realizar as suas tarefas?

O pessoal do site britânico OMG! Ubuntu! fez uma compilação de 10 dicas que você pode adotar como procedimento pós-instalação do novo sistema. Essas dicas prometem tornar a experiência de uso mais prazerosa e menos traumática, diante de tantas novidades. Vejamos:

1. Leia sobre o que há de novo

Ubuntu. (Foto: Divulgação)Ubuntu. (Foto: Divulgação)

O Ubuntu 11.10 vem com muitos novos recursos, atalhos e dicas, o que pode fazer com que usuários inexperientes percam-se no sistema. Para ajudar na sua orientação, clique aqui e conheça as principais mudanças no sistema operacional.

2. Verifique se há atualizações disponíveis

Software Up to Date. (Foto: Divulgação)Software Up to Date. (Foto: Divulgação)

Podem haver algumas atualizações de última hora, para corrigir alguns problemas que foram detectados depois do lançamento do Ubuntu 11.10. Então, certifique-se de verificar se há alguma dessas atualizações de última hora, verificando o "PowerMenu" (o ícone de engrenagem do lado direito) para qualquer alerta emitido.

3. Instale codecs restritos

Por razões legais, o Ubuntu não pode instalar alguns codecs de formatos de arquivos multimídia populares, como MP3 e WMV, além de vídeos encripitados. Mas você pode instalar esses codecs durante a instalação do sistema, escolhendo a opção "Instalar Codecs de Terceiros ou Drivers Restritos", instalando manualmente todos os codecs restritos que vão permitir que você assista aos seus filmes e ouça suas músicas preferidas.

4. Explore o Ubuntu Software Centre

Ubuntu - Documents. (Foto: Divulgação)Ubuntu - Documents. (Foto: Divulgação)

Você pode encontrar novas opções de aplicativos funcionais com o Ubuntu, sendo assim uma interessante alternativa aos aplicativos tradicionais de leitura de e-mails, aplicativos Office e navegadores. Afinal, o mundo não é feito apenas de LibreOffice e Thunderbird. No Ubuntu Software Centre, você pode encontrar aplicativos como o OpenShot (editor de vídeo), AbiWord (editor de textos), Chromium (navegador de internet), Pidgin (cliente de mensagens instantâneas), entre outros aplicativos disponíveis.

5. Visualize rapidamente o conteúdo do arquivo

Gnome Sushi. (Foto: Divulgação)Gnome Sushi. (Foto: Divulgação)

O GNOME Sushi é uma ferramenta que permite a visualização rápida dos seus arquivos. Com um simples toque na barra de espaço, você pode ver o que está dentro das pastas, como fotos, vídeos, documentos e outras pastas, sem precisar executá-los. Você pode encontrar o GNOME Sushi fazendo uma busca no Ubuntu Software Centre.

6. Troque a interface

Se a interface atual do Ubuntu não te agrada, é fácil encontrar algo que caia melhor no seu gosto. Você pode buscar novas interfaces através da própria tela de login, instalar novos desktops pelo GNOME Shell, ou até mesmo utilizar o Xubuntu, para buscar desktops minimalistas.

7. Configure o Ubuntu One

Todos nós gostamos de coisas grátis. E 5GB de espaço de armazenamento online gratuito é algo muito bem-vindo. É isso que o Ubuntu One oferece: um espaço para você fazer o backup dos seus arquivos, pastas, favoritos, compras na Ubuntu Music, e o que mais você desejar. Você ainda pode acessar os seus arquivos de qualquer lugar que tenha acesso à internet, sincronizar os arquivos para um computador com Windows, ou usar o serviço com o iPhone ou um dispositivo Android.

8. Faça o seu próprio ambiente de trabalho

Você não precisa ficar com a interface padrão do Ubuntu 11.10. O sistema conta com 15 papéis de parede em HD, além de fotos e temas para deixar o seu sistema mais pessoal. É só acessar as opções de configuração de sistema e escolher a opção "Aparência" na janela de configuração que aparece.

9. Espalhe a filosofia do Ubuntu

Camisetas Ubuntu. (Foto: Divulgação)Camisetas Ubuntu. (Foto: Divulgação)

Configure as suas contas do Facebook e do Twitter no Gwibber, e conte para os seus amigos sobre como o novo Ubuntu está e porque ele é uma opção válida de sistema operacional. Grave um CD do instalador e presenteie seus amigos e familiares. Ou simplesmente compre uma camiseta com a marca do Ubuntu, para mostrar ao mundo qual é o seu sistema operacional preferido.

10. Finalmente... use o Ubuntu!

Depois de tudo pronto, o negócio é apreciar o novo sistema. Esqueça a preocupação de buscar e instalar novos aplicativos e se permita a ter um momento seu com o sistema, para utilizá-lo como qualquer outra pessoa normal faria: dê uma olhada no Facebook ou no Google+ pelo Firefox, converse com os seus amigos no Empathy, ouça algumas músicas no Banshee ou escreva uma "carta-teste" no LibreOffice. Aproveite o sistema um pouco, antes de começar a explorar as suas particularidades.

Via: OMG! Ubuntu!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thiago Melo
    2011-10-24T15:30:00

    Prezados, quem tem filosofia é aquele que produz textos filosóficos ou trabalha com eles. O Ubuntu é um sistema operacional para computadores que tem diretrizes específicas, mas jamais filosofia.