Celular

20/10/2011 15h13 - Atualizado em 20/10/2011 16h46

15 recursos que os usuários esperam do iPhone 5

Isadora Díaz
por
Da redação

Embora as grandes especulações girassem em torno do lançamento do iPhone 5, a Apple surpreendeu boa parte dos usuários com o seu iPhone 4S. Dezenas de inovações que foram imaginadas para o produto foram, de um dia para o outro, frustradas. Apesar da nova versão ainda estar fresca, no melhor estilo recém-saída do forno, nada impede que os mais apaixonados já projetem as suas expectativas o próximo aparelho. E aí vão os quinze recursos mais citados (e desejados) nos últimos meses pelos usuários e que adoraríamos ver tornando-se realidade no iPhone 5.

A lista, elaborada pelo site CNET, engloba características que foram ou não alvo de fortes especulações nos últimos meses. É um apanhado daquelas funcionalidades que usuários do iPhone já se pegaram imaginando implementadas, mas que não necessariamente chegarão ao celular.

1. Saída Micro-HDMI

Adaptador Micro-HDMI (Foto: Reprodução)Que tal uma saída Micro-HDMI no próximo iPhone? (Foto: Reprodução)

O suporte a vídeos HD, incluído pela primeira vez no iPhone 4, é um dos grandes atrativos do aparelho. E, para poder usurfruir ao máximo das possibilidades abertas pelo recurso, nada melhor do que uma saída Micro-HDMI embutida. Com ela, seria muito simples conectar o smartphone a televisão e assistir às imagens nele armazenadas.

Atualmente, a integração depende de um adaptador, que custa US$ 39, cerca de R$ 70 na atual cotação da moeda americana. A adição da saída, de certa forma, não parece inviável. Diversos smartphones Android, por exemplo, já apresentam o sistema embutido.

2. Bateria removível

Conceito iPhone (Foto: Reprodução)Conceito sugere um iPhone com a bateria removível (Foto: Reprodução)

Tendo em vista o histórico da Apple em relação ao design de seus produtos, essa parece uma das modificações mais difíceis de serem implementadas desta lista. Não por envolver algo extremamente tecnológico ou de produção cara. Simplesmente porque não é do feitio da Apple. Desde o primeiro iPhone, os usuários tem se deparado com a impossibilidade de remover a bateria dos seus smartphones.

Aliás, a opção por baterias não-removíveis estende-se a outros produtos da companhia, tais como o iPod e o iPad. Tendo em vista as constantes surpresas da Apple, ainda é possível ter uma pontinha de esperança de que, no iPhone 5, seja possível simplesmente comprar uma bateria extra e usá-la como substituta emergencial para quando a original descarregasse.

3. Memória expansível

Micro-SD (Foto: Divulgação)Micro-SD (Foto: Divulgação)

Assim como o caso da bateria removível, a Apple parece nadar contra a corrente do mercado ao não oferecer aos usuários a possibilidade de expandir a memória dos seus dispositivos com cartões externos. Isso, de certa forma, eliminaria a necessidade de produção de várias versões com diferentes memórias internas.

Esta, mais uma vez, é daquelas mudanças que não parecem ir de acordo com o que conhecemos da Apple. Então, provavelmente nada de memória externa para o iPhone 5.

4. Segurança biométrica

Patente Apple (Foto: Reprodução)Patente sugere a incorporação de identificação biométrica (Foto: Reprodução)

Com um sistema de detecção biométrica implementado no iPhone 5 seria possível pagar contas, movimentar dados sigilosos e mesmo guardar seus arquivos com a garantia de que somente o próprio usuário teria acesso a eles. Mais segura que um sistema de senhas comum, essa seria uma inovação muitíssimo bem-vinda.

A possibilidade de que a tecnologia chegue a tornar-se realidade existem. Isso porque a Apple, há certo tempo, registrou patentes que davam conta de um sistema biométrico incluso no seu gadget. Se está nos planos da empresa aplicá-lo já no iPhone 5, no entanto, permanecerá um mistério - ao menos por enquanto.

5. Integração com NFC

NFC (Foto: Reprodução)iPhone 5 com NFC? (Foto: Reprodução)

Voltando ao campo dos "prováveis". Muitos esperavam que o recém-lançado iPhone 4S contasse com a NFC (Near Field Communication), que permite a comunicação entre dois dispositivos de forma wireless. A tecnologia está incluída em alguns smartphones do mercado, e basicamente tem sido usada como uma ferramenta para realizar pagamentos através do aparelho, um sinônimo de praticidade.

Então, especular um iPhone 5 com NFC é uma boa pedida. Quem sabe, daqui a uns meses, o sistema esteja em um gadget com o logo da maçã?

6. Mais memória interna

Conceito de iPhone (Foto: Reprodução)Conceito dá ao iPhone 128 GB de memória interna (Foto: Reprodução)

Ok, a memória externa pode ser improvável. A Apple até oferece alternativas graúdas, para aqueles que adoram adicionar novos aplicativos e manter o smartphone recheado de músicas e vídeos. Ao que parece, os 64 GB máximos não são suficientes para alguns. Então, como não podemos apostar as nossas fichas na possibilidade de crescer esse número com um cartão externo, que tal uma memória interna mais, digamos, gordinha?

Não é difícil imaginar um iPhone 5 com 128 GB de memória. Espaço mais que suficiente para comportar uma enormidade de arquivos de aúdio, por exemplo. E é algo até superior com alguns modelos de notebook que ainda vemos por aí.

7. Suporte a Flash

iPhone com suporte a Flash (Foto: Reprodução/DownloadAtoZ)iPhone com suporte a Flash (Foto: Reprodução/DownloadAtoZ)

Para os conhecedores do iPhone, o título basta. Uma das grandes reclamações do usuários, desde o lançamento do smartphone, tem sido a ausência do suporte a Flash, o que prejudica a navegação na web e limita o seu uso. E, por mais pressão que possa existir, a Apple parece segura em sua posição.

8. Videochamada pela rede de telefonia móvel

Videochamada pela rede de telefonia (Foto: Reprodução/CNET)Videochamada pela rede de telefonia (Foto: Reprodução/CNET)

Existe a possibilidade de realizar videochamadas pelo iPhone através do Wi-Fi. A Apple, no entanto, não oferece no gadget suporte oficial a chats de vídeo via 3G. Para os que gostam de aproveitar ao máximo tudo o que o aparelho tem a oferecer, esse é um item bastante desejado.

Já existe o FaceTime e a câmera frontal. Será que no iPhone 5 será possível fazer videochamadas por 3G?

9. Carregador indutivo embutido

Carregador de bateria indutivo (Foto: Divulgação)Carregador de bateria indutivo (Foto: Divulgação)

Carregar o iPhone 5 apenas aproximando-o de uma superfície, sem a necessidade de fios. Essa tecnologia já existe, e é chamada de Qi. O seu funcionamento depende da inclusão de um chip no interior do dispositivo. É possível que alguns aparelhos de 2012 contem com o recurso integrado, e torcemos para que o próximo lançamento Apple entre na jogada.

Ainda seria necessário utilizar a superfície específica para que fosse possível a comunicação wireless para o carregamento. Parece uma alternativa interessante, mas que não é tão mais prática do que os tradicionais fios.

10. Melhores gráficos 3D

Melhores gráficos 3D (Foto: Divulgação)Melhores gráficos 3D (Foto: Divulgação)

A Apple tem investido - e muito - neste quesito. O iPhone 4S ganhou um chip idêntico ao que recebe seu irmão maior, o iPad. Isso é garantia de um melhor desempenho e suporte a gráfico mais elaborados. Para os gamers, significa que jogos mais sofisticados encontrarão lar no aparelho.

Pela lógica, a próxima de geração de smatphones trará componentes ainda mais potentes. Essa, portanto, é uma aposta bastante acertada. Se o iPhone 4S é um show de potência, segundo a própria Apple, podemos esperar ainda mais para o sucessor.

11. Processador A6

Processador A5 Apple (Foto: Divulgação)O sucessor do A5 estaria no iPhone 5? (Foto: Divulgação)

E já que estamos falando de componentes básicos, um processador incrível não poderia faltar. Em fase de testes, a geração A6 deve equipar os novos iPads. Se o iPhone 4S e o iPad 2 compatilham o mesmo processador, especular sobre um chip A6 no próximo smartphone está dentro das perspectivas do real.

12. Maior duração da bateria

Bateria iPhone (Foto: Reprodução)Bateria iPhone (Foto: Reprodução)

Se não há bateria removível e não há carregador wireless, que ao menos o iPhone 5 venha com uma bateria que dure ainda mais. Em toda nova versão lançada, a bateria é sensivelmente melhorada. Então, é de se imaginar que esta seja uma das caractéristicas no próximo modelo. Não esperamos por uma super-bateria, que suporte dezenas de horas de reprodução de vídeos, mas que ao menos a diferença seja de fato sentida pelos usuários no dia a dia. 

13. Compatibilidade 4G

Compatibilidade 4G (Foto: Divulgação)Compatibilidade 4G (Foto: Reprodução)

Embora alguns tenham acreditado que o nome do iPhone 4 fizesse referência a rede 4G, assim como o iPhone 3G o fez, essa é uma compatibilidade que ainda não chegou ao aparelho. E o número de concorrentes que contam com esta característica cresce a cada ano.

As operadoras do Brasil, ao menos por enquanto, ainda não oferecem o suporte a esta tecnologia. Apesar disso, alcançar a próxima geração de telefonia móvel parece uma tendência mundial, que deve acontecer mais cedo ou mais tarde. Para a Apple, implementar o 4G nos seus aparelhos pode ser uma jogada mirando o futuro dos smartphones, assim como o tem feito as principais fabricantes rivais.

14. Novo design

Conceito iPhone 5 (Foto: Divulgação)Conceito iPhone 5 imagina novas cores e visual renovado (Foto: Divulgação)

O design certamente é, para alguns, uma parte tão importante quanto um hardware incrivelmente potente. A Apple sabe disso e nos seus lançamentos, sempre buscou um visual forte para os seus produtos. Pedir um novo design não significa que o iPhone 4S seja feio, mas simplesmente que inovações são sempre bem-vindas - ou ao menos quando bem feitas.

A espera para ver como o iPhone 5 se parecerá já gerou pela web um número gigantesco de conceitos elaborados por designers e fãs da empresa. Novas cores? Mais fino? Mais leve? As suposições são muitas, e sortuda será a Apple se conseguir atender ao menos uma parcela das expectativas. 

15. Tela maior

iPhone 5 (Foto: Reprodução)Conceito do iPhone 5 com tela de 4 polegadas (Foto: Reprodução)

Já que estamos falando de design, há um ponto essencial: o tamanho da tela. Este é um tópico sempre mencionado em listas e supostas informações "vazadas", que pipocam por aí quando a data de um lançamento se aproxima. Uma tela de 4 polegadas parecia uma certeza há algum tempo, quando aguardávamos pelo sucessor do iPhone 4. A Apple, no entanto, parece firme nas 3,5 polegadas, mantidas desde o primeiro lançamento. Bem, esperanças não faltam.

E aí, você acha que faltou alguma coisa na lista do CNET? Para você, o que seria essencial num smartphone da próxima geração?

Via CNET

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edson Jr.
    2011-11-17T16:57:07

    Também estou com o Carlos Demóstenes. Como "proposta de uso" a Apple instigou uma usabilidade até então inimaginável (a não ser em filmes de ficção) e agora arca com as novidades da concorrência. Esse conceito Apple de "liberdade limitada" satisfaz. Ele atende bem. Obsolescência programada tem sido uma filosofia Apple. Mas, veja bem, será que esses 15 recursos mencionados no artigo são mesmo recursos que usuários Apple (os verdadeiros Apple fanboys) querem? Ou são recursos que usuários de outras marcas (como os do Galaxy S II) esperam q o iPhone tenha? Difícil responder, mas a Apple vende.

  • Durvalino Rocha
    2011-10-21T22:06:14

    que legal, o meu SII só não tem a segurança biométrica, mas tem algo bem parecido, no resto ele tem todas as especificações! que coisa!!

  • Fernando Fioretti
    2011-10-20T19:50:29

    Mas da para colocar novo toque nele, só tem que comprar.

  • Romulo Nascimento
    2011-10-20T19:45:00

    Vamos ver se pelo menos com esse novo ANDROID lançado ontemm, questões de estabilidade sejam resolvidas, porque ooooo sisteminha que trava!!!! Fiz teste com Sony Ericson, Motorola e agora com esse Samsung. No Galaxy tab ja me decepcionei com os inúmeros apps que simplesmente não funcionam... poxa... no iphone e no ipad, baixou, instalou, FUNCIONOU! ate minha mãe usa sem errar...

  • Júlio Lima
    2011-10-20T17:48:54

    Aff o povo também faz um drama! O cara morreu, fez muito pela Apple mas tem que viver o agora e saber que tem pessoas tão capacitadas quanto ele para assumir a Apple! Viva a nova geração!

  • Rivanessatavaresdesousa
    2011-10-20T17:45:35

    nossa e meu sonho de consumo lindo dimais ...

  • Rodrigo Souza
    2011-10-20T17:43:30

    ridiculos esses novos modelos que a tech tudo propos!

  • Rafael Mesquita
    2011-10-21T07:47:45

    até que enfim uma resposta inteligente! boa carlos demóstenes

  • Duda Weyll
    2011-10-21T02:46:29

    Eu gosto do Flash, mas, sendo uma extensão fechada, a Apple não é nem um pouco receptiva a dividir o bolo com a Adobe e possivelmente nunca terá o Flash instalado... Quanto a conceito, tanto iOS qnt Android nasceram do mesmo núcleo, o UNIX, que é código aberto; em informática não se julga cópia, mas melhor evolução.

  • Alex Cabral
    2011-10-21T01:30:44

    eu tenho o iphone 4 , tive o 3 e o 3gs, nao tem comparacao , Steve Jobs foi o "cara" , nao consigo viver sem ele mais.

  • Vitor Republicano
    2011-10-21T01:30:39

    na minha sincera opnião o iphone deixou de ser o iphone na sua versão 4 pois seu criador morreu essas "evoluções" são de úsuarios que querem incrementa um aparelho que já se supera em tudo.

  • Wilker Meneguite
    2011-10-21T01:21:10

    Melhor e o que agente tem ;) um abracao pra vcs

  • Wilker Meneguite
    2011-10-21T01:15:27

    o android tem a maioria dos apps que o iphone tem. uma das coisas que nao precisa me preoculpar tb e com a bateria do android que acaba muito mais rapido que a do iphone. tem que comparar as coisas. pra poder vir aqui e comparar as coisas, uma coisa tb a camera do iphone, mais me disculpar mas o iphone por exemplo, tira uma photo melhor que a do atrix por exemplo. ainda nao comparei com o galaxy S 2. mais uma vez tudo e preferencia. e como uma pessoa dizer que prefere uma morena e o outro dizer que gosta de loira. ;)

  • Wilker Meneguite
    2011-10-21T01:15:03

    O problema nao e qual e o melhor mas sim o que faz vc mais confortavel, adoro o android mas eu prefiro o iphone. eu uso muito podcast e musicas no meu iphone, eu acho que e bem melhor doque o android. eu acho que o calendario do android e melhor doque o do iphone, ta vendo, e preferencia, agora me da um exemplo de limitacao, a unica limitacao que eu posso pensar e o Flash no browser do iphone que nao ha. essa e a unica limitacao. apps o iphone tem mais, e digo mais.

  • Wilker Meneguite
    2011-10-21T01:13:30

    Vamos parar de comparar, e viver em armonia, O iPhone na minha opiniao e o melhor celular e na opiniao de outros nao, mas eu posso comparar o iPhone com Android. eu vivo comprando o android e sempre volto pro iPhone. Ha coisas no android que eu gosto, mas eu vivo muito melhor com o iphone. o meu irmao nao volta pro iphone e gosta do android, ele tem o Evo 4G da HTC, ele adora.

  • Lucas Santos
    2011-10-21T01:06:59

    o Iphone tem muitas limitações é ridículo eu só poder conectar meu Bluetooth com outros Iphones essas pessoas que falam que o android é ruim na verdade não tem nem um celular com suporte java,e pionerismo é o cacete pra apple os pioneiros nos smarts phones são a Nokia e a BlackBerry antes de vir com lambeções de saco para a apple saibam do que falam.

  • Elisabeth Baker
    2011-10-21T00:37:37

    Só um débil para comparar um Iphone com um galaxy q é um a imitação DE 5 !!

  • Rafael Mesquita
    2011-10-20T23:59:55

    o que adianta alta tecnologia e confiabilidade com um monte de limitações de uso? 1000 vezes um android travando mas me dando a possibilidade de utilizar um aparelho do meu jeito do que um iphone cheio de limitações. sem falar da questão financeira, no android temos muito mais recursos e aplicativos grátis, acessórios mais baratos e etc. iphone é para amador, se vc quiser ter mais liberdade para configurar um aparelho escolha um com sistema android.

  • Romulo Nascimento
    2011-10-20T23:52:52

    Como diria o Capitão Nascimento pro Android... NUNCA será o iOS.. NUNCA!!

  • Vicente Lopes
    2011-10-20T23:30:55

    Ae Felipe, descordo de vc .... O Galaxy S II eh mt superior que o Iphone 4, meu primo tem o Iphone 4 e eu o Galaxy S II, ambos comparamos os dois smartphones, o Iphone 4 perdeu feio mano... axo q vc q chega a ser retardado falando asneiras, compara os dois, e ver qual realmente eh o melhor ... processador da apple uma merda, trava mt, como vc falou, tah certo que o Iphone eh o padrão, mais fião para de ser puxa saco, e observa q o Galaxy S II aperfeiçoou em tudo ... Falow (y

  • Felipe Menezes
    2011-10-20T21:43:16

    Chega a ser ridículo querer comparar o Iphone com esses "Galaxys da vida"... só mesmo um semi-retardado se atreve a discutir isso... é igual comparar Coca-Cola com Schin-Cola... igual comparar Nike com Topper... igual comparar carro alemão com chinês... você prefere um Rolex ou um G-Shock com 90 funções? Pelo amor de Deus né... existe uma coisa que se chama PADRÃO... isso não se compara... existem os pioneiros... e os que passam a vida correndo atrás... Bjo.

  • Romulo Nascimento
    2011-10-20T19:42:30

    Eu tenho ambos o iphone 4 e o Galaxy SII eu posso dizer com toda certeza de que o iphone dá um show nos concorrentes. O Galaxy SII chega perto, mas só ganha por ter uma tela pouco maior.. O android trava horrores. Bom so no Galaxy. Muita gente tenta justificar esses itens como sendo importantes e jogar na cara que o iphone "não tem". POIS BEM... O ANDROID AINDA TEM QUE MELHORAR MUUUUUUUUUIITO pra chegar no nível de confiabilidade do iOS. O iOS ainda é o grande exemplo de simplicidade, estabilidade, confiabilidade e maior variedade de jogos e aplicativos show!

  • Naara Almeida
    2011-10-20T19:26:03

    Tem que ter uma maneira de colocar outras musicas no toque do telefone.

  • Durvalino Rocha
    2011-10-20T19:07:07

    poxa, de todos estes itens o meu SII só não tem a segurança biométrica, mas tem algo muito parecido com ela! imagina agora chegando o ICS! aff!!!

  • Guilherme
    2011-10-20T17:59:54

    quando a apple vai lançar o ipod touch da 5ª geraçao ?pois ja lançou o ipad2 o iphone4s so falta um novo ipod