Internet

14/10/2011 20h34 - Atualizado em 14/10/2011 20h34

Google lança Maps com WebGL

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

A evolução rápida da web e do hardware dos computadores permitiu que um passo importante fosse dado em termos de renderização de imagens em páginas da web. Navegadores passaram a utilizar o poder de processamento de placas de vídeo dedicadas para mostrar páginas que usassem polígonos e imagens 3D, proporcionando uma visualização mais detalhada e até mais rápida.

Uma das ferramentas que permite isso é o WebGL, uma biblioteca de software que pode ser usada com HTML para exibir imagens de maneira mais avançada. O Google resolveu implementá-la em um dos seus serviços que mais usa polígonos, o Google Maps.


O chamado MapsGL está em fase beta e vai aparecer para aqueles usuários que tiverem um navegador com suporte a esse padrão de exibição (o Google lista o Firefox 8 Beta e Chrome 14 como dois deles) e uma placa de vídeo compatível com a tecnologia. Como é possível ver no vídeo acima, há uma diferença perceptível entre o Google Maps normal e o com WebGL ativado, principalmente na exibição de prédios.

Para saber se o seu navegador é compatível basta acessar Google Maps. Se ele for, o serviço vai oferecer a opção de teste da nova funcionalidade no canto inferior esquerdo. Os requerimentos mínimos para exibir o serviço estão na página do MapsGL.

Via Google Blog

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares