Internet

14/10/2011 00h00 - Atualizado em 21/11/2013 10h14

Mapa ilustra países que mais censuram redes sociais no mundo

Verônica Vasque
por
Da redação

As redes socias se tornaram um importante canal de expressão em países onde os espaços destinados aos protestos sociais e políticos são reduzidos. Embora os governos dessas nações, especialmente asiáticas, atentos às forças de mobilização desses meios, têm procurado impedir seus acessos.

Para ilustrar a censura que ocorre nessa região, o blog Cooking Ideas criou um gráfico mostrando as nações que bloqueiam o acesso às principais redes sociais da atualidade: Facebook, Twitter e YouTube.

Estão marcados no mapa o Irã, China, Tunísia, Turquia, Turcomenistão, Emirados Árabes Unidos, Paquistão, Malásia, Síria, Uzbequistão, Bangladesh e Vietnã.

Mapa mundi que ilustra censura de redes sociais. (Foto: Divulgação)Países que sofrem censura de redes sociais. (Foto: Reprodução)

A China é o país que mais impõe restrições aos sites de relacionamento. Na região, por exemplo, além do Facebook, Twitter e YouTube serem censurados, o Google também enfrenta restrinções de conteúdos.

Internautas chineses, por conta disso, se tornaram usuários de redes locais que respeitam as leis vigentes no país, tais como o Renren, que se assemelha ao Facebook, o Youku, canal de vídeos parecido com o YouTube, e o Weibo – o Twitter chinês.

Nas revoluções recentes no mundo árabe e no atuais protestos na Síria, as redes sociais têm sido alvo das atenções dos governos por serem capazes de chegar nos locais onde a imprensa internacional não chega.

Além disso, por terem potencial de realizar manifestações massivas em poucas horas e ajudar pessoas em todo o mundo a coordenar esforços em uma causa comum, esses sites são vistos pelos regimes ditatoriais como fontes de informação paralelas a oficial.

Via Cooking Ideas

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Flávio Queiroz
    2011-10-22T10:12:11

    Atenção ao português: RESTRIÇÕES (sem N). O nome do país é UZBEQUISTÃO (sem R).

  • Leonardo Pfutzenreiter
    2011-10-14T18:47:14

    Como o amigo Elias Fernandes falou que a globo esta tendo lampejos da ditadura,mas faltou acrescentar que falta muita qualidade nas informações e também muitos erros de português nas matérias.Parece que não existe edição.

  • Hellen Knupp
    2011-10-14T07:57:46

    O twitter aqui nos Emirados Árabes NÃO é bloqueado!!!! O q é bloqueado é o Orkut e alguns conteúdos do YouTube!!!!

  • Hellen Knupp
    2011-10-14T07:53:38

    O twitter aqui nos emirados árabes NÃO é bloqueado!!! O que é bloqueado é o Orkut!!!!!

  • Bruno Medeiros
    2011-10-22T17:07:23

    Falou mencionar que no mapa estão marcados também Libia e Egito.

  • Pedro R
    2011-10-14T13:46:35

    É muito triste saber que o orkut é bloqueado nos emirados, pois ele é uma das maiores invenções do google, e o melhor método de rede social (na minha opinião) garante total liberdade na internet para vc ser o que quiser ser, com total segurança. Orkut é igual a democracia. Não gosto do twiter ou face, pois eles lhe expõe demais na internet e ninguém sabe as intenções de cada pessoa. Esses outros são para uso mais formal e profissional e restritivo...

  • Elias Fernandes
    2011-10-14T07:08:14

    Logo vai ter que incluir o Brasil, pois vcs da Globo andam censurando muitos comentarios...Globo.com está tendo lampejos da ditadura.