TechTudo

18/11/2011 12h18 - Atualizado em 18/11/2011 12h18

Aplicativo para iPhone mede distâncias com uso de ondas acústicas

André Fogaça Para o TechTudo

Graças a um aplicativo chamado Acoustic Ruler Pro, você agora pode adicionar mais uma função ao seu iPhone, iPod Touch ou iPad: ser uma régua bem longa. Ele mede as distâncias usando um método muito similar ao dos submarinos e morcegos.

Acoustic Ruler Pro (Foto: Reprodução)Acoustic Ruler Pro (Foto: Reprodução)

Sabe aqueles momentos em que você precisa medir o tamanho de algo e a última ferramenta que encontra ao seu redor é uma régua ou fita métrica? Se você tem um smartphone, basta entrar em algum site que simula uma régua e o problema está resolvido.

Porém, se a distância é maior que a tela do aparelho, isso pode ficar um pouco mais complicado. A menos que você tenha a sorte dois iGadgets, além de US$ 0,99 disponíveis no cartão de crédito ou de gift card do iTunes.

Com isso, você pode medir a distância entre dois pontos de uma maneira bastante interessante e muito precisa. O aplicativo em questão se chama Acoustic Ruler Pro, e ele funciona de uma maneira bem diferente do que você pode ter pensado: ele é capaz de medir a distância entre dois pontos com o uso de ondas sonoras, assim como os submarinos e morcegos.


Claro que para isso você vai precisar de dois aparelhos com iOS rodando para poder medir as distâncias, ambos com o mesmo aplicativo instalado. Segundo os desenvolvedores que criaram o app, ele é capaz de medir distâncias de até 25 metros sem qualquer dificuldade.

Funciona assim: um dos aparelhos emite uma onda sonora, que é captada pelo outro. Este que captou mede o tempo gasto para a onda chegar até ele e dá a distância aproximada entre ambos. Se você não estiver com dois iOS, ainda assim pode medir distâncias que estão ao alcance do tamanho do fio de seu fone de ouvido. Bastante criativo, não?


Via Gizmodo

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade