Sistemas Operacionais

13/12/2011 07h56 - Atualizado em 13/12/2011 14h14

Celulares Xing-Ling: o que são e por que não comprá-los

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Na China, são montados iPhones e diversos modelos de celulares e smartphones. As operadoras lançam telefones pensados exclusivamente para o perfil do usuário chinês e suas cópias como Diesel, Hiphone, Eyo e Meizu, os famosos celulares ching-lings ou xing-lings, mobilizam uma grande indústria informal, com celulares com 2,3 ou 4 chips, com TV, Android, GPS etc, e lucram muito no mercado brasileiro.

O problema disso é que, seja pela falta de experiência ou pelo preço sedutor - muito abaixo dos modelos originais -, os celulares “Xing-Ling” já fazem parte da história do consumidor brasileiro de tecnologia. Todos nós, em algum momento, já tivemos ao menos um contato com um telefone parecido com iPhone, mas com sintonizador de TV, câmera “de 12 megapixels” (mas com uma qualidade de câmera VGA) e rádio FM - itens que nem o iPhone original possui.

Obviamente, com tantos recursos 'melhores' que o aparelho original, muitos leitores do TechTudo são ou já estiveram interessados em economizar algum dinheiro comprando um desses modelos alternativos. Mas para auxiliar aqueles que ainda estão na dúvida, esse texto vai mostrar para você por que não se deve comprar um celular “xing-ling”. As vantagens estão mais ou menos explícitas (preço baixo, mais funções, etc), mas vamos destacar os principais problemas que esse tipo de aquisição pode lhe oferecer no futuro.

celulares-piratasCelulares Made in China (Foto: Arte)

Introdução: o que é um celular “xing-ling”?

É muito raro encontrar no mundo da tecnologia algo que seja realmente bom e barato. Muito se investe no desenvolvimento de novos recursos e funções, e isso acaba refletindo no bolso do consumidor - brasileiro ou não. Por outro lado, nem todo usuário de tecnologia entende que a compra de um produto, em muitos casos, é um investimento. Por isso, acabam optando por soluções “alternativas” que satisfaçam, por algum tempo, os anseios por recursos mais modernos.

É aí que o celular “xing-ling” encontra sua fatia de mercado. O nome veio de uma brincadeira feita entre os consumidores brasileiros das grandes cidades, que só encontravam esses modelos alternativos nas bancas de comércio popular e galerias de lojas de eletrônicos, normalmente comandados por chineses. A associação dos produtos Made in China com a expressão usada para designar esses produtos foi imediata, e caiu rapidamente no gosto popular.

Mas… o que qualifica um celular como “xing-ling”?

Primeiro, e o mais óbvio: ele precisa vir da China ou de algum outro país asiático. Obviamente isso não é o bastante, já que alguns dos principais lançamentos do mercado mobile saem de lá (Samsung e LG, por exemplo, são sul-coreanas).

Com isso, o segundo item para determinar se um produto é “xing-ling” ou não depende da sua fabricante. Certamente, ele não foi produzido por nenhuma grande marca de tecnologia. Na verdade, muito provavelmente ele virá de algum fabricante alternativo, de que certamente você nunca ouviu falar. Talvez, ainda, de marcas com nomes parecidos com as mais famosas, como a "Vaic" (semelhança com a linha Vaio, da Sony).

A terceira exigência é que ele será muito parecido (para não dizer igual) ao modelo de uma grande empresa. Nokia, Apple, Samsung, LG, Motorola… não importa a marca. Se ela for mundialmente famosa, os fabricantes de telefones “xing-ling” certamente copiarão seu design, a interface do sistema operacional, e tudo mais que seja possível aproximá-lo do produto original. Até podemos ter modelos que se destacam por um tamanho menor, mas também entram na categoria de produtos copiados.

O último critério que qualifica um celular como “xing-ling” é a gama de recursos - mas não os recursos colocados de forma pensada no aparelho. Os fabricantes dos modelos alternativos colocam o maior número de funções possíveis, sem muitos critérios, prometendo mundos e fundos ao usuário...

...ou, pelo menos, é isso o que o vendedor vai prometer para você na hora da venda.

Por que não comprar um “xing-ling”?

hiphone-3gHi-Phone 3G (Fonte: Divulgação)

Alguns leitores podem achar que os “xing-lings” são a salvação da lavoura, e já estão riscando a compra do próximo smartphone “top” de sua lista de desejos. Recomendamos, antes de você realizar a compra, que leia com atenção os motivos pelos quais NÃO recomendamos a compra dos telefones alternativos. Em linhas gerais, apresentamos pontos importantes onde, de forma destacada, os “xing-lings” apresentam desvantagens que, no futuro, podem representar sérias dores de cabeça ao consumidor.

1. Material de baixa qualidade

Para deixar o produto mais barato, os fabricantes utilizam peças baratas e de baixa qualidade durante o processo de fabricação. Na parte externa, por exemplo, são usadas tampas cujas linguetas conectoras quebram com facilidade, telas com baixa sensibilidade ao toque, teclas e botões que se gastam e quebram mais rapidamente, dentre outras características. Quanto aos componentes internos, apesar de as peças serem originadas dos mesmos fornecedores dos grandes smartphones do mercado, muitos componentes usados são peças recondicionadas e de segunda linha.

2. Interface de usuário que deixa a desejar

Nem só de recursos vive um bom smartphone. Nos últimos anos, a interface do usuário foi muito valorizada, e precisa ser visualmente atraente e bem funcional para oferecer uma experiência completa ao usuário. Nesse quesito, os celulares “xing-ling”, de um modo geral, apelam para sistemas operacionais simples, que, em alguns casos, não estão nem no nosso idioma, ou simplesmente não são atraentes ou funcionais. Desses, há até modelos com português de Portugal misturado com chinês (principalmente nos menus de configuração).

É claro que existem as exceções, mas a maioria dos modelos alternativos do mercado não chegam perto de ter a mesma beleza e funcionalidade que sistemas como iOS, Android, WebOS, Windows Phone e Symbian oferecem.

3. Muitos recursos, pouca funcionalidade.

De que adianta o seu celular fazer quase tudo se essas várias funções não funcionam do jeito que você quer e na hora que você precisa? É fácil se deparar com telefones deste tipo com TVs, rádio FM, quatro slots para chips SIM, emulador de jogos de Super Nintendo, comando de voz e outras maravilhas que, na prática, nunca funcionam como prometido. A TV tem uma péssima qualidade de imagem e baixa recepção, os chips SIM não funcionam simultaneamente, os jogos travam o tempo todo, o comando de voz não te entende… e todas essas falhas combinadas só te trarão aborrecimentos.

4. Você não tem garantia de nada. Literalmente.

Comprar um celular “xing-ling” é uma aposta de risco. Você pode dar a sorte de ter um aparelho onde tudo funcionará como esperado durante anos, sem resultar em nenhum tipo de problema. Mas as chances de o telefone simplesmente parar de funcionar do nada, e você ficar a ver navios, sem ter a quem recorrer, são enormes.

Normalmente a garantia desses aparelhos é zero, ou, na melhor das hipóteses, dos próprios lojistas, que também não oferecem garantias muito longas. Quando algum problema acontecer, ou você terá que contar com a boa vontade do “amigo do lojista que conserta qualquer coisa”, ou esperará uma viagem de ida e (talvez) volta para a China. Provavelmente nenhuma das opções resolverá o seu problema (ou ainda trarão novos defeitos).

5. Nesse caso, o barato pode sair muito caro.

Complementando o item anterior, lembramos que, além do prejuízo financeiro de ficar sem o telefone em pleno funcionamento, você poderá ter o prejuízo emocional de ficar sempre estressado com um produto que não funciona. É de conhecimento geral que o mercado brasileiro está longe de ser o ideal, e que um bom smartphone custa caro. Mas optar por um "xing-ling" que nem chegou a ser homologado pela Anatel, acabará com toda e qualquer possibilidade de você, ao menos, tentar reaver esse dinheiro na justiça ou com a própria empresa. Logo, recomendamos que você seja prudente, e que opte por economizar mais um tempo até conseguir reunir um valor razoável para comprar um modelo de qualidade.

Considerações finais

Se depois desses argumentos você ainda considerar a compra de um celular “xing-ling”, a única coisa que podemos dizer é: “faça por sua conta e risco”. Nossa função é alertar sobre os riscos que você corre, e não dizer o que o usuário deve ou não comprar. O mercado é livre para diversos tipos de produtos, e os celulares “xing-ling” se tornaram uma opção interessante para aqueles que não podem (ou querem) comprar um iPhone ou um Galaxy S. A diferença é que, agora, você está ciente dos riscos que corre ao adquirir um produto dessa procedência.

Compartilhe conosco a sua experiência com celulares xing-ling, ou, se não for o seu caso, ajude-nos a contar por que é melhor optar por um produto de marca.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jackson Lima
    2011-12-13T12:49:14  

    a marca do meu é VAIC, esqueci de falar que vem com 2 baterias

    recentes

    populares

    • Jackson Lima
      2011-12-13T12:49:14  

      kkkkkkkkkkk...... VAICquebra ne?.........ai é so substituir..kkkkkkkk

  • Luiz Duarte
    2016-09-02T10:43:35

    comprei uma desgraça dessa ,e até hj me arrependo amargamente dos meus 300 reais que se foram.

  • Jose Cavalcante
    2011-12-13T13:17:57  

    TODOS OS CELULARES QUE COMPRO PRA MIM SAO DA CHINA E ATE HOJE NUNCA TIVE PROBLEMAS. VIVA A CHINA PELOS PRODUTOS BARATOS

    recentes

    populares

    • Jose Cavalcante
      2011-12-13T13:17:57  

      Apóio

  • Marcelo
    2016-05-24T11:41:24

    Ganhei um xing ling ZTC LIFE e é o melhor aparelho que já usei. Melhor que Samsung e Motorola, que já tive. Bruta injustiça e acho que a matéria é paga.

  • Carlos Ferreira
    2011-12-13T13:38:41

    E por acaso voce acha que ser homologado pela anatel, é garantia de alguma coisa ? Significa apenas que alguem de lá viajou de graça com toda a familia e as devidas mordomias, para visitar a fábrica/cidade/pais do fabricante, apenas isso..

  • Juca Pirama
    2011-12-13T13:38:41

    Xing-Ling na veia!

  • Sandro Marino
    2011-12-13T13:34:47

    Celulares X.L. comprei em uma loja muito longe de casa, mais especificamente no Shopping Oriental, algumas vezes um deles vieram dar problemas, tais como, não aguentava bateria, travava, esquentava muito, as pessoas não me ouviam. Tentei por 3x trocar, por que os Árabes dessa loja dão 15 dias de "garantia", porém a todo o momento eles dão uma desculpa e sempre nos enrolando. Só consegui a troca, por que fui um dia com meu irmão e mais 2 primos até a loja, quando viram a cara deles não exitaram em trocar. Dor de cabeça na certa. Diga não aos eletrônicos X.L.

  • Eduardo Oliveira
    2011-12-13T13:31:37

    A matéria está errada ao comparar os smart phones topo de linha com celulares de R$ 100. O certo é comparar eles com os samsung/lg/sonyericsson de R$ 100, que só mandam mensagem e ligam, no máximo vem com um rádinho fm. Para ter mp3, mp4 e uma câmera VGA se paga bem mais. A única vantagem mesmo é, teoricamente, assistência técnica e garantia melhor. O resto o chinês vai levar muita vantagem. E colocar os Meizu nesse bolo é sacanagem. Ele sim compete com os top, com processador dual core com mais de 1 GHz, tela multi toque capacitiva e todo o resto.

  • Fabio Silva
    2011-12-13T13:49:29

    meu primeiro celular foi um xing ling modelo tv c702 e nunca me deu problemas funcionou comigo durante 3 anos então resolvi8 comprar um novo e vendi ele agora tenho um vaic c1000 e já estou com ele a mais de um ano tambem nao me deu problemas até agora acessa a internet funciona bem só falta ter java , mas como estou afim de um mais moderno devo vende lo tambem e comprar um novo , tem gente que tem 2 mil reais pra pagar em um apple ai fica facil falar, como nao tenho condições disso compro xing ling e corresponde minhas exigencias !!

  • Felipe Oliveira
    2011-12-13T13:46:13

    Eu gostaria de ter um Samsung ou um LG mais com a quantidade de impostos que estes aparelhos são submetidos fica complicado para um trabalhador comum compralos. Exemplo: Celular Samsung I9000 Galaxy S no Brasil=R$ 1.299,00 v.s EUA= $362,59 Convertido para o real Ficaria = R$660,60 Por R$660,60 você não daria preferência para a Samsung ? Agora R$1299,00 são R$638,40 só de impostos!!!! Eu prefiro o ching-ling abraço.

  • laercio filho
    2011-12-13T13:45:53

    Pq as ditas fabricas "originais" não investem mais na função de dois chips? Esse é o item que mais chama atenção na hora de se comprar , os poucos que existem de marcas famosas nem são divulgados e tem pouquissimos recursos, e eu pergunto novamente pq? Não há interesse nesse segmento aqui no Brasil ? Por isso , que venham os orientais e aí quem sabe eles respeitam os consumidores e nos ouvem.

  • Silvio Araujo
    2011-12-13T13:28:46

    celular um pouco é sorte ou azar,,ja tive muitos de marca e varios teve defeito e outros ja vieram com defeito,xingling tive um e durou até acabar,,pagar caro num i phone e ter que usar uma net cara e velocidades de 16kbps da licença ! ou comprar só pra dizer que tem um i phone, um mileston,um n97,grande coisa ! um bom pra falar ta ótimo sem frescuras e boa,se eu quiser net uso um notebook.

  • Douglas Marques
    2011-12-13T13:19:37

    E isso que eu nao entendo das pessoas,querem comprar um celular so pra mostrar,pessoas inseguras que precisam de um smartphone so pra aparentar o que nao sao.

  • Douglas Marques
    2011-12-13T13:17:20

    Meu caro Bruno Bagetti,se vc quer um celular somente pra fazer e receber chamadas e mensagesn,pra que comprar um xing ling ou qualquer smartphone se qualquer telefone e capaz de fazer chamadas e texto.

  • Matheus Piovesana
    2011-12-13T12:52:37

    Tenho duas experiências nesse sentido: comigo e com minha mãe. Comigo foi bom, tive um celular Foston que durou dois anos e, apesar das falhas, nunca me deu dor de cabeça, sempre foi resistente, enfim... Já minha mãe teve outro xing-ling, de outra marca, que com menos de um mês começou a apresentar inúmeros problemas. Eu acho que até nesse mercado dito "alternativo" existem boas marcas, como a própria Foston, e outras que não dá pra confiar. Mas, ainda assim, não compro mais celular xing-ling, não pelos problemas, mas pelo fato de que eles têm funções que eu não uso/usarei.

  • Levi Bezerra
    2011-12-13T12:49:14

    ja e o segundo que compro,vou continuar comprando,e viva a china,que venha os xing-ling

  • Daniel Filho
    2011-12-13T12:59:25

    Já tive 2 celulares xing-ling, ambos de 2 chips, porém 1 deles não era smartphone e era ótimo nunca apresentou problemas, tanto que cheguei a doá-lo. O outro um smartphone cópia do Blackberry, não é muito bom. Você não consegue ficar conectado em um aplicativo e fazer outra coisa. Hoje, posso dizer que com certeza, tenho 2 celulares que sei que não me deixarão na mão de forma alguma (Motorola Defy Android 2.3.7 e um Blackberry 8520). Só recomendo a compra e utilização de um xing-ling se a pessoa realmente não tiver condições de adquirir um celular "original".

  • Jackson Lima
    2011-12-13T12:48:43

    o meu xing ling, faz ligação sem problemas, envia mensagens, sintoniza tv digital. na pior das hipóteses 2 canais, em alguns lugares 9 canais. grava videos e tira fotos com boa qualidade. touch scream ok.show de bola e nunca pegou fogo ou explodiu, como sempre vejo por aki acontecer com iPhones e outros de marcas

  • Hugo Quirino
    2011-12-13T12:42:42

    Tive um "Hiphone" que foi roubado a pouco tempo. Realmente das muitas funções poucas funcionavam. TV só sintonizava direito se estivesse parado e dependendo do lugar. Internet pelo wifi nunca funcionou. A Touchscreen tinha que recalibrar toda hora, e quando tinha que acessar rapidamente, como para atender uma ligação, era aquela briga, quase afundando o dedo na tela. Só o rádio e o mp3 que prestavam. Durou quase dois anos mas já estava começando a falhar. Até deu pra tirar onda mas foi até bom terem levado. Tomei vergonha agora e comprei um Xperia Play original* (Submarino), apesar do preço..

  • Rodrigo César
    2011-12-13T12:37:33

    Falando de tecnologia...SR TECH TUDO ou melhor QUASE TUDO.... se a expressão MADE IN CHINA ,sumir do mercado,,pode ter certeza que o Mundo não irá se Chamar mais mundo...e nem Vc será mesmo Vc.se a China não entrasse no nosso país os carros ja existendes de marcas conhecidas não tinham reformulado mais de 80 % da frota e até mesmo vc ainda iria sonhar com um GOLZINHO....

  • Marcos Ishiguro
    2011-12-13T12:31:04

    Concordo com os comentarios anteriores, é claro que os xing ling são montados em cima de componentes recusados na linha de montagem dos originais, mas os mesmos problemas que os xing ling podem apresentar, os originais também podem, quanto a garantia, me diga quem nunca sofreu ou teve que pagar pela manutenção com a alegação de que o item não é coberto pela garantia. O que não é certo é pagar R$ 1.400,00 por um celular que sem impostos sairia por R$ 700,00, é o governo pagando as mordomias dos seus bezerros com a nossa grana

  • OTAVIO YAMANAKA
    2011-12-13T12:29:48

    Uma coisa que não foi divulgada nessa matéria é a questão da frequência que estes aparelhos emitem e a procedência das baterias. Ambos ítens necessitam de extremo cuidado, pois o risco de explosão é enorme e a frequência das ondas não são controladas e nem medidas... Duvido muito que estes aparelhos consigam obter uma homologação da Anatel. Mas se o povo quer porcaria... então comam porcaria.

  • Walter Oliveira
    2011-12-13T12:28:15

    M#$#$#da de chinês. Bando de mafiosos. E o brasileiro ainda compartilha com isso. Os cara são exploradores de mão de obra barata ou até escrava. É por isso que não compro nenhum produto fabricado com a exploração humana.

  • Marcos Rodrigues
    2011-12-13T12:24:04

    Se voce não tem condições de comprar um BMW X5, voce compra um uno 1.0, beleza, voce tem que dar valor ao seu uninho, mas não adianta falar que ele é melhor que o BMW, o máximo que voce pode conseguir é passar por ridículo !!!!!

  • Alexander Gomes
    2011-12-13T12:19:38

    Celular xing-ling é uma bosta, corram disso.