29/12/2011 08h38 - Atualizado em 18/06/2012 11h51

Jailbreak do iOS 5: como desbloquear seu iPhone

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

No dia 27 de dezembro, o grupo hacker conhecido como Dev-Team liberou o software responsável pelo Jailbreak do iOS 5.0.1, o Redsn0w, uma ferramenta muito aguardada pelos usuários do iPad, iPhone e iPod Touch.

Com esta nova versão, o Redsn0w traz o Jailbreak untethered (completo) do sistema operacional móvel da Apple, depois de um longo período com versões que faziam apenas desbloqueio parcial, também chamado de tethered.

Nesta modalidade, ao desligar o aparelho, o dono do iGadget perdia o desbloqueio.

iPhone 3GS (Foto: Allan Melo/TechTudo)iPhone 3GS é um dos modelos compatíveis com o novo jailbreak do iOS 5 (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Conceito

Nesse tutorial do TechTudo será mostrado como fazer o processo de liberação dos gadgets da Apple. Antes disso, é preciso entender o que é o Jailbreak e as questões envolvidas no seu uso.

O Jailbreak ("fugir da prisão", em tradução simples) é um processo onde o dono de um aparelho da Apple (iPad, iPhone e iPod Touch) quebra o bloqueio imposto pela fabricante, abrindo caminho para a possibilidade de instalar programas vindos de outras fontes além da loja de aplicativos da Apple (App Store), trazendo novas funções, modificações e personalizações ao seu aparelho.

Histórico

O que motivou a criação do Jailbreak foi a carência de programas para o primeiro iPhone.  Nessa versão o aparelho vinha com apenas 16 aplicativos, e o iPod touch vinha com apenas 12. Não existia nenhuma forma de se instalar aplicativos, nem pela Apple, nem por meios alternativos. A única opção que havia eram algumas páginas de internet formatadas para parecem aplicativos para iPhone, chamadas pela Apple de Webapps. Ela esperava que isso fosse suficiente, mas não foi.

Depois que veio o primeiro Jailbreak, veio também o instalador de aplicativos Installer, abrindo caminho para a instalação de apps e diversos hacks que tiravam as limitações do iPhone - como por exemplo, usar o celular como modem para conectar na internet, suporte a MMS, copiar e colar, gravação de filmes, multitarefa, instalação de temas e fundos de telas, dentre outras deficiências que as primeiras versões do iPhone tiveram.

Quando a Apple lançou sua própria loja de aplicativos (que para alguns foi inspirada no installer), ela procurou manter padrões rígidos na aprovação de programas. Assim, a empresa evitaria a inclusão de programas mal-intencionados ou de caráter pornográficos. Porém, mesmo com a loja, o Jailbreak continuou a crescer, impulsionado exatamente pelas restrições da App Store.

Seguindo o mesmo princípio do Installer, Jay Freeman criou o instalador Cydia, que mais tarde ganhou um perfil de loja, passando a ter também sistema de pagamentos e uma interface muito parecida com o formato da loja de aplicativos da Apple. Depois que o Installer foi descontinuado e outros candidatos a instalador/loja para iPhone sumiram, o Cydia se tornou o maior concorrente da App Store dentro do universo iOS.

O histórico completo do Jailbreak pode ser visualizado na Wikipédia (já está atualizado); .

Você pode ter até a previsão do tempo na Lockscreen! (Foto: Reprodução/iClarified)O Cydia permite até que você tenha previsão do
tempo na Lockscreen! (Foto: Reprodução/iClarified)

Personalidades do Jailbreak

O universo do Jailbreak não surgiu do nada. Conheça alguns dos personagens e grupos que fizeram a história dele.

Dev-Team
O Dev-Team, principal grupo hacker no cenário do Jailbreak, é também um dos grupos mais éticos, tendo como política não aceitar doações e ser contra a pirataria, desenvolvendo sempre hacks que não passam por cima da lei. Para isso, seus membros tomam cuidado de não alterar códigos que sejam de propriedade intelectual da Apple. Eles produzem algumas das mais famosas ferramentas gratuitas para Jailbreak, como PwnageTool e Redsn0w, além do software de desbloqueio de operadora, Ultrasn0w.

Chronic Dev Team
É outra equipe de hackers bem ativa. São os produtores de outra solução de Jailbreak chamada Greenpois0n. Essa ferramenta também já está atualizada para o novo Jailbreak.

Jay Freeman (Saurik)
Também é conhecido como “Saurik”, é criador da loja de aplicativos Cydia e membro do iPhone Dev-Team. Ele também desenvolve programas de computador e web add-ons. Os nomes da maioria de seus lançamentos começam com ‘Cy “(por exemplo Cydia e Cycorder).

George Hotz (GeoHot)
Esse hacker de 17 anos foi o primeiro no mundo a desbloquear o iPhone, pouco mais de um mês após seu lançamento. Ele também ajudou a encontrar várias outras falhas que permitiram os desbloqueios futuros, além de criar ferramentas para fazer Jailbreak como o blackra1n e o limera1n. Hotz já hackeou também o PlayStation3, causando polêmica e uma briga judicial com a Sony. Segundo alguns sites, hoje ele é funcionário do Facebook.

Nicolas Allegra (comex)
Também é membro do iPhone Dev Team, e é o criador do desbloqueio chamado Jailbreakme. Neste site, bastava que o usuário acesse um site pelo seu iPhone e deslize um botão para efetuar o desbloqueio do aparelho. Ele começou a programar com 9 anos, e seu talento e fama foram tão grandes que ele acabou sendo contratado pela Apple;

MuscleNerd
Ele é um dos principais membros do iPhone Dev-Team e uma das vozes mais ativa no grupo.

Pod2g
É um hacker que descobriu várias brechas no iPhone, sendo algumas utilizadas na execução do Jailbreak. Ele é o autor do atual Jailbreak untethered para iOS 5.0.1.

Polêmica

Hoje a grande polêmica em torno do Jailbreak reside exatamente no fato de permitir que o usuário instale programas de fontes alternativas, o que pode levar também a instalação de programas pirateados, além de apps maliciosos. A Apple usa isso como argumento para não dar mais suporte a aparelhos que estejam com o Jailbreak ativo, mas isso é algo que pode ser contornado com uma simples reinstalação do sistema.

Polêmicas à parte, a decisão de utilizar ou não o Jailbreak pertence a cada usuário e deve ser tomada com base nas necessidades do mesmo.

App do Cydia permite aumentar ou diminuir a fonte de sites (Foto: Reprodução)Outra função muito usada é o app do Cydia que
permite aumentar ou diminuir a fonte de sites (Foto:
Reprodução)

Legalidade

O processo de Jailbreak não é considerado crime. Antes do ano de 2010, o Jailbreak era considerado ilegal nos Estados Unidos. Entretanto, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei que legalizou essa prática. A lei considera o desbloqueio de celulares uma exceção à Digital Millennuim Copyright Act (DMCA, ou Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital) e permite que o consumidor faça o que quiser com o aparelho que comprou, exceto distribuir material pirata, como programas comerciais crackeados, por exemplo. Já no Brasil não há nenhuma lei contra ou a favor do mesmo processo.

Vantagens

Os defensores do Jailbreak alegam que ele eleva o iPhone ao seu potencial máximo ao quebrar as restrições impostas pela Apple e com isso, possibilitam:

- Instalar programas de fontes alternativas;
- Instalar modificações no aparelho que derrubam as restrições da Apple;
- Permitir acesso completo ao aparelho, como por exemplo, via ssh;
- Poder desbloquear o aparelho para usar a operadora que quiser;
- Melhorar algumas funcionalidades já existes.

Desvantagens

Já a Apple e alguns especialistas que são contra o processo afirmam que ele pode:

- Diminuir a segurança do aparelho, pois quebra uma série de proteções que a Apple coloca;
- Aumentar o consumo da bateria ao usar alguns aplicativos;
- Diminuir o desempenho do aparelho;
- Quebrar a garantia do aparelho junto ao fabricante;
- Levar ao uso de programas pirateados.

Aparelhos compatíveis

O Jailbreak liberado suporta o iOS 5.0.1 e é limitado a dispositivos com processador A4 ou inferior. Ou seja: o desbloqueio não é compatível com o iPhone 4S ou o iPad 2 (que usam A5). Se você tem dúvidas, os suportados são apenas o iPhone 4 e 3GS, iPod Touch de 4ª ou 3ª geração, e o iPad 1.

Se seu aparelho for compatível, basta seguir esses passos para fazer o Jailbreak:

Passo 1. Baixe o programa Redsn0w para Windows ou Mac;

Passo 2. Descompacte o arquivo baixado e execute o Redsn0w;

Passo 3. Conecte o cabo usb no iPhone e depois no computador;

Passo 4. No redsn0w, clique no botão Jailbreak;

Passo 5. Desligue seu aparelho pressionando o botão “power” (no canto superior direito) até aparecer o botão deslizante, depois arraste o mesmo para finalizar o desligamento;

Passo 6. Segure o aparelho, já posicionando um dedo no botão de desligamento, sem pressioná-lo;

Passo 7. No programa Redsn0w, clique em “Next” e comece a fazer as instruções do programa;

0.9.10b10.9.10b1

Passo 8. A primeira instrução manda segurar o botão “power” por 3 segundos;

Passo 9. Na segunda instrução, mantenha o botão “power” pressionado, e pressione também o botão “home” (botão central que fica na parte inferior) por 10 segundos;

Passo 10. Na terceira instrução, solte o botão “power” e mantenha pressionado o botão “home” por 15 segundos. Antes mesmo de completar o tempo o programa avisa que localizou o aparelho e começará a preparar o Jailbreak;

Passo 11. Na próxima tela o programa exibe as opções de instalação. Marque a opção “Cydia” e clique em “Next”;

Passo 12. Aguarde o programa finalizar o processo e reinicialize o aparelho.

Pronto! Agora é só acessar o ícone do programa Cydia, procurar os programas ou hacks que precisa e instalar.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Rafael Nieto
    2012-01-01T21:56:24

    quando estou no meio do segundo passo,meu ipod touch da uma luz branca rapida e depois desliga e nao liga mais e quando acaba definitivamente aparece um erro que precisa estar em DFU mode.ja tentei com outras versoes e sempre que pressiono os dois botoes ao mesmo tempo ele desliga e nao liga mais...o que devo fazer para resolver esses dois problemas???me ajudem por favor...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joelson Paula
    2012-01-01T20:45:01

    Não consegui desbloquear, acho q minha baseband é diferente. Alguém sabe algo a respeito?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Joelson Paula
    2012-01-01T20:43:49

    Não consegui desbloquear, acho q a baseband é diferente daqui eu tenho, alguém sabe algo a respeito?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernanda Filenti
    2012-01-01T20:03:09

    Marcos, obrigada pela resposta. Porém estou com mais uma duvida. Uma vez eu sem querer apertei o botão no iTunes para atualizar a versao do iOS e meu celular bloqueou novamente, mesmo ele vindo de fora já desbloqueado. Daí tive que esperar um tempo para poder desbloquea-lo aqui no Brasil pois ainda nao tinha versão para ele. Obrigada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernanda Filenti
    2012-01-01T20:19:04

    Mais uma duvida, estou tentando fazer o procedimento descrito acima e logo após o passo 10 o programa trava numa tela escrito assim Missing Keys.plist data for this build: Device: iPhone3GS ECID: <alguns numeros> Build: iPhone2, 1_3.1.3_7E18

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Ortiz
    2012-01-01T15:06:11

    Como faco para desbloquear para uso em qq operadora???

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Diego Peçanha
    2011-12-31T15:28:09

    Ola Edivaldo, o meu Iphone 3gs e de fora e esta com a versão 3.1.2(7d11) e fiz o desbloqueio com o blacksn0w, so que quando acaba a bateria ele tem que ser desbloqueado pelo aplicativo, gostaria de fazer o desbloqueio definitivamente através desse redsn0w como devo fazer ...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Henrique Pimenta
    2011-12-30T17:40:24

    ola samuel meu face é henrique pimenta me add la pra vc me passar o linq de desbloqueio d operadoras, obrigado

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Welington Nascimeto
    2011-12-30T16:40:31

    O Samael Maranhão, não tenho o face e estou interessado em fazer o meu jail que não está dando certo, pois está dando erro do reds com o windows...Não sei o que está acontecendo....Preciso do seu tutorial w e l i n g s a x h o t m a i l, mande pra mim, entendeu???????

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samael Maranhão
    2011-12-30T15:24:28

    Carlos, quanto ao desbloqueio a operadora, depois de instalado o Cydia vc pode baixar o app para desbloqueio

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samael Maranhão
    2011-12-30T15:21:25

    quanto ao icone do Cydia estar branco, abra novamente o RedSnow, va em extra e clique no primeiro botão, é siga os passos, mas toda vez que reiniciar o iphone tem que fazer isso para funcionar, pois esse metodo aqui é Tethered

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samael Maranhão
    2011-12-30T15:17:03

    quem quiser o tutorial completo, me add no face, passo o lnk, pq aqui estão tirando

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Samael Maranhão
    2011-12-30T15:16:25

    esse tutorial esta incompleto !

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Junior
    2011-12-30T15:13:13

    Pô kara, esse negocio de desbloqueio não está com nada, fala uma coisa importante, qual o último desbloqueio em relação a operadora que é isso que importa de verdade.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Filipe Dantas
    2011-12-30T15:31:03

    Casemiro Moraes, é que eu Li o Readme e o meu se encaixaria.. ta errado esse readme entao? tinha o seguinte: redsn0w is a lightweight, multi-platform jailbreaking, unlocking and customizing tool for the iPhone 2G (original iPhone), iPhone 3G, iPhone 3GS, iPhone4 iPod touch 1G, iPod touch 2G, iPod touch 3G, and iPod touch 4G

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Aline Corrêa
    2011-12-30T13:41:15

    Ola acabei de fazer todo o processo 2 vezes e o icone do Cydia esta em branco e não funciona! O que eu faço::::

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bilaal Amin
    2011-12-30T12:59:24

    Eu fiz todos os passos correctamente mas nao aparece o icone do cydia..... sera isso normal?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bilaal Amin
    2011-12-30T10:33:00

    Oi pessoal, baixei o redsnow e segui o tutorial completo acima, porem no decorrer do processo de jailbreak, aparece uma informacao que diz que o jailbreak é tethered e depois de reiniciar o iphone, nao aparece o icon do cydia. Ajudem-me por favor.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Junior
    2011-12-30T09:31:00

    Edevaldo, vi em outro comentário que você vai fazer um artigo sobre unlock... Obrigado. Mas não custa nada colocar uma aviso para o pessoal que comprou iPhone no EUA tomar cuidado, pois muita gente compra usado sem nem saber que o antigo dono fez unlock

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jose Junior
    2011-12-30T09:24:25

    Edevaldo pense como jornalista e não como profissional de TI. Se você falar claramente em desbloqueio, o brasileiro leigo vai pensar em desbloqueio de operadora (unlock) e não em jailbreak de iOS. Tanto que voce pode ver a enchurrada de perguntas nos comentarios sobre o unlock... Ajude os leigos atualize e artigo e deixe claro que quem tem iPhone importado deve tomar cuidado. Pois o jailbreak mantendo o unlock é feito com pwnedtool e nao com redsn0w somente.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Casemiro Moraes
    2011-12-30T07:43:22

    Marcos, para isso voce precisa instalar o MyWi disponivel no Cydia Filipe, se o seu iPhone for o 3G ele nao ira atualizar para o iOS5 pois o aparelho nao suporta o novo sistema, somente a partir do 3GS

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcos Nakayama
    2011-12-30T06:44:13

    Depois que destrava ,como faço para usar o celular como modem?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Filipe Dantas
    2011-12-30T04:06:22

    Desculpa a ignorancia..mas como atualizo a iOS para a 5.0.1? meu iphone é o 3g... verifiquei no itunes que a versao atual é a 4.2.1 . Se eu atualizar seja por onde for , posso ter algum tipo de problema? é seguro atualizar a iOS? Se sim como fazer? sou leigo no assunto....fico no aguardo!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Casais
    2011-12-30T09:05:33

    cara, qnd eu termino o negocio de fazer a identificacao do ipod e aparece ''waiting for rebot'' meu ipod liga do nd po! msm fazendo o modo dfu! alguem pode dizer oq ta acontecendo? eu ja fiz o backup do meu ipod, n tem nd nele!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Labamba
    2011-12-30T09:11:55

    me lasquei, perdi o desbloqueio da operadora! o que devo fazer agora ? alguém pode me ajudar ?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário