28/12/2011 13h34 - Atualizado em 29/12/2011 12h02

Nesse final de ano, descanse enquanto a sua máquina trabalha

Jacídio Júnior
por
Da Contém Conteúdo

O final do ano é uma época na qual novos projetos e metas são traçados, amigos são reencontrados, e as festas e viagens tornam-se uma opção quase obrigatória. Porém, mesmo nesses momentos, muitas pessoas insistem em ficar “conectadas” ao seu trabalho. Mas e se fosse possível colocar as máquinas para trabalhar em nosso favor? A seguir, daremos algumas dicas e ferramentas para ajudar você nesta difícil tarefa de “largar o osso” e se deconectar.

Fique desconectado nesse fim de ano (Foto: TIbK)Fique desconectado nesse fim de ano (Foto: TIbK)

Respostas automáticas dos e-mails. Ao usar este recurso, você pode deixar uma mensagem legal e avisar quando voltará a responder seus e-mails. Ou ainda pode aproveitar o contato e dizer o porquê de não estar ali. Depois de acertar os detalhes, o e-mail fará o resto. Essa é uma forma simples de mostrar que, mesmo em outro lugar, você se importa com as mensagens que chegam.
 

Agendamento de posts em seus blogs. Se você tem um blog e está se perguntando como manter suas postagens, saiba que o Blogger e o Wordpress possuem um serviço de posts programados, e para deixar tudo como você quer é bem simples.

Acesse o site, escreva o post e programe para que ele seja publicado no dia e hora mais conveniente para você e para o seu público. Cada um dos sistemas possui uma forma diferente para que você acerte os detalhes da publicação, mas é tudo muito simples.

Um detalhe muito importante: depois de acertar a data da postagem, você deve clicar no botão postar, e não no salvar. Ao fazer isso, seu texto será publicado no dia correto. Outra dica importante é que este procedimento pode ser feito em um número infindável de textos, o que significa que você pode desconectar-se de verdade, por um bom tempo, e curtir as festas.

Mantenha-se twittando mesmo quando estiver na praia: use o Timely. Esta é uma ferramenta para quem não pode ficar sem interagir com seu público nas redes sociais. Funciona como um agendador de tweets que, de fato, fará uma excelente interação com seus seguidores enquanto você estiver fora.

Depois de escrever o tweet, o programa escolherá os melhores horários e dias para postar, de acordo com a movimentação dos seus followers. Basta escrever, escolher quantas vezes o conteúdo será postado e deixar o programa decidir para você. Essa é uma ferramenta que realmente faz o trabalho enquanto o usuário se diverte.

Em conjunto com a realização de todo esse procedimento, o programa faz uma avaliação do seu perfil, aferindo a quantidade de pessoas que foram atingidas diretamente pelo tweet e também pelos retweets. Dessa forma, o Timely torna-se um aplicativo completo para quem procura deixar suas tarefas em casa e não quer se preocupar com mais nada.

Caso você ache necessário controlar a postagem do conteúdo, uma solução pode ser o FutureTweets. Com essa ferramenta você poderá escolher o dia e a hora para que seus tweets sejam publicados, de forma descomplicada e direta. É importante salientar que, tanto no FutureTweets quanto no Timely você deve configurar a conta acertando o fuso horário e preparando os textos que serão publicados.

Para os ligados ao Facebook: Postcron. Com ela você escolhe o dia e a hora da postagem dos seus textos, tanto em uma fanpage quanto no seu perfil. Um serviço simples, completo e gratuito que garantirá a sua presença com textos, imagens e links pelo tempo que você precisar.

E para fechar o pacote, uma das soluções mais simples e eficazes: ifttt. Seu funcionamento é bem simples: você realiza o cadastro dos serviços que você utiliza (e-mail, Twitter, Facebook, Instagram) e a partir disso, cria “tarefas” para as ações que devem ser tomadas quando algo novo acontece. A sigla "ifttt" é a abreviação de “if this than that” - "se isso, então aquilo" -, e a ideia principal do aplicativo é, "se isso for feito, eu quero que aquilo também seja feito".

Assim, você configura o programa para que ele realize uma tarefa de forma automática, a partir de uma ação tomada previamente pelo usuário.


Por exemplo: você viajou e precisa saber de todas as atualizações que acontecem no seu Facebook. Basta criar uma “receita” para que o ifttt envie um e-mail a cada nova postagem no seu perfil. Ou ainda, sempre que citarem seu nome no Twitter ou enviarem um e-mail para você, o aplicativo enviará uma mensagem para o seu celular. Óbvio que assim você não estará desligado, mas nem todos conseguem essa proeza.
 

Com todas essas ferramentas abordando uma gama tão interessante de atividades, você só não vai se desconectar nesse fim de ano se você realmente não quiser, ou se o seu chefe mandar. O importante é aproveitar, nesse período, a família, os amigos ou algo que seja importante para você. Até porque, isso acontece só uma vez por ano.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares