Monitor

09/12/2011 19h42 - Atualizado em 12/12/2011 15h29

O que é a tecnologia IPS?

Verônica Vasque
por
Da redação

O que é IPS é uma pergunta que muitos consumidores fazem na hora de comprar TVs LCD. Embora seja muito comum nas especificações técnicas de monitores e TVs LCD lançados altualmente, a definição, bem como os benefícios gerados pela tecnologia IPS aos aparelhos ainda são um mistério para algumas pessoas.

TV LCD IPS (Foto: Divulgação)TV LCD com tecnologia IPS. (Foto: Divulgação)

Desenvolvido com a finalidade de aumentar a qualidade da imagem e projeção, o IPS (In-plane switching) é um recurso de cristal líquido TFT adotado em displays de LCD. Por exemplo, nos televisores e/ou monitores com o recurso, a imagem é alinhada horizontalmente, ao contrário dos tradicionais LCDs que alinham os cristais líquidos pelo pólo vertical.




A diferença visível, contudo, fica por conta das a taxas de atualização. O sistema de uma tela LCD com qualidade IPS pode chegar até incríveis 240Hz, enquanto que, em uma comparação direta, os displays convencionais de LCD contam com taxas que variam de 60 e 75Hz.

Maior fidelidade de cores (Foto: Divulgação)Maior fidelidade de cores. (Foto: Divulgação)

Sobretudo, além da significativa diferença nas taxas de atualização, a tecnologia IPS também contribui para um maior ângulo de visão. São 18 graus a mais. Ou seja, 178° contra 160° das LCDs comuns. Isso quer dizer que, independente da posição do telespectador frente ao televisor, o campo de visão não é prejudicado.

O baixo tempo de resposta da imagem (delay) também é outra característica do IPS. Essa qualidade, ideal para cenas de movimento, ainda elimina chuviscos, trepidações e “fantasmas” na reprodução das cores.

Vale ressaltar, contudo, que a tecnologia IPS está limitada, atualmente, a televisores que variam de 17” a 52” e monitores de 20” a 30”.

Tecnologia IPS não é nova

Embora ainda seja pouco conhecida pelos consumidores, os primeiros estudos sobre o IPS datam de 1996, liderados pela fabricante Hitachi. O objetivo era desenvolver um recurso que oferecesse ângulos maiores de visualização, bem como, inicialmente, superasse os ângulos de televisores CRT. No Brasil, a tecnologia IPS apareceu pela primeira vez nas TVs Panasonic.

Exemplo de especificações de uma TV LCD com tecnologia IPS

Tela LCD 37” Full HD
Resolução estática 1920 x 1080 (1080p)
Brilho 500 cd/m²
Tempo de resposta (delay) 6ms
Contraste Dinâmico 10.000:1 (VESA)
HDMI 3 Entradas
Leitor de cartões SD

Vale ficar atento, portanto, na hora de comprar uma TV e/ou monitor. São pequenos detalhes nas características dos produtos que garantem um ganho considerável na qualidade da imagem. Atualmente, aparelhos com IPS estão na faixa de preço dos demais concorrentes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares