TechTudo

01/12/2011 11h50 - Atualizado em 01/12/2011 12h43

Saiba que é possível extrair ouro e prata de processadores antigos

Thiago Barros
por
Para o TechTudo
Placas-mãe e processadores contêm materiais feitos com ouro e prata. (Foto: Reprodução/ Tom's Hardware)Placas-mãe e processadores contêm materiais feitos com ouro e prata. (Foto: Reprodução/ Tom's Hardware)

Você sabia que o seu computador é uma mina de metais preciosos? Pois é, a placa-mãe e o processador de seu PC têm elementos compostos de ouro e prata. No entanto, retirá-los das peças não é nem um pouco fácil. Pelo contrário: exige substâncias químicas em concentrações bem perigosas, portanto não tente fazer isso em casa.

Os responsáveis pelo site Tom’s Hardware realizaram o procedimento e divulgaram imagens na página. O primeiro passo foi mergulhar o processador em um jarro com ácido nítrico, que corrói alguns tipos de metal – mas não o ouro. Após alguns minutos, o líquido passa a ficar mais escuro, o gás NO2 é emitido e o processador vai se desfazendo.

O primeiro passo é mergulhar o processador em um jarro com ácido nítrico para correr metais, mas não o ouro e a prata (Foto: Reprodução/ Tom's Hardware)O primeiro passo é mergulhar o processador em um jarro com ácido nítrico para correr metais, mas não o ouro e a prata (Foto: Reprodução/ Tom's Hardware)

Essa reação pode ser um pouco mais lenta ou então mais explosiva – e sempre é perigosa. Após algumas semanas, a solução passa a ficar muito azul, graças à presença de íons e Cu2. Este é o sinal para saber que a prata, por exemplo, já está dissolvida. Mas o ouro ainda não. É a hora de retirar os processadores do banho. Obviamente, eles não irão mais funcionar.

Para obter prata:

Basta, então, pegar o líquido que sobrou e usar um filtro para separá-lo dos metais que ficaram em estado sólido. A prata, dissolvida no passo anterior, estará na solução somente em forma de nitrato de prata (AgNO3). É preciso adicionar um pouco de sal para que ela se separe do resto do líquido, formando Cloreto de Prata.

Prata obtida de placas-mãe e processadores. (Foto: Reprodução/ Tom's Hardware)Prata obtida de placas-mãe e processadores. (Foto: Reprodução/ Tom's Hardware)

Posteriormente, começa uma das partes mais perigosas da reação: adiciona-se ácido clorídrico e zinco à solução. Depois de algumas horas, o líquido muda de cor e o resultado é que a barra de zinco acaba transformando-se em uma prata metálica. Basta oxidá-la um pouco para ganhar uma pequena “moeda” de prata.

Para obter ouro:

O processo para o ouro é diferente. São utilizados ácido hidroclorídrico e peróxido de hidrogênio 3% em uma proporção de dois para um. É necessário banhar os processadores nesta solução, segurando-os com uma pinça, e só assim será perceptível o ouro presente no produto. Depois de algumas horas, basta filtrar a solução para separar os flocos de metais do líquido.

São utilizados ácido hidroclorídrico e peróxido de hidrogênio 3% para a obtenção do ouro. (Foto: Reprodução/ Tom's Hardware)São utilizados ácido hidroclorídrico e peróxido de hidrogênio 3% para a obtenção do ouro. (Foto: Reprodução/ Tom's Hardware)

Com a solução restante, adicione 35% de ácido hidroclorídrico para criar uma reação exotérmica que vai precisar ser filtrada novamente. Então, sobrará somente um cloreto de ouro. Basta precipitar a solução para ter em suas mãos uma pequena semente de ouro. Deixe secar, oxide e voilá. Um pequeno pedacinho de ouro em suas mãos.

O resultado é uma bolinha de ouro. (Foto: Reprodução/ Tom's Hardware)O resultado é uma bolinha de ouro. (Foto: Reprodução/ Tom's Hardware)

Via Tom’s Hardware

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Guilherme Moreira
    2013-10-23T16:48:34

    É em situações como essa, que eu vejo o quanto o povo brasileiro é pobre na questão de leitura e interpretação de texto... O artigo em NENHUM momento diz que se pode ganhar dinheiro com o método acima, tanto que logo no primeiro parágrafo, está bem escrito logo ali: "No entanto, retirá-los das peças não é nem um pouco fácil. Pelo contrário: exige substâncias químicas em concentrações bem perigosas, portanto NÃO TENTE FAZER ISSO EM CASA." Da próxima vez, aprendam a ler POR INTEIRO e interpretar os textos, antes de virem aqui e criticar um artigo que é muito interessante por sinal.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Moreira
    2013-10-23T16:46:58

    É em situações como essa, que eu vejo o quanto o povo brasileiro é pobre na questão de leitura e interpretação de texto... O artigo em NENHUM momento diz que se pode ganhar dinheiro com o método acima, tanto que logo no primeiro parágrafo, está bem escrito logo ali: "No entanto, retirá-los das peças não é nem um pouco fácil. Pelo contrário: exige substâncias químicas em concentrações bem perigosas, portanto NÃO TENTE FAZER ISSO EM CASA." Da próxima vez, aprendam a ler POR INTEIRO e interpretar os textos, antes de virem aqui e criticar um artigo muito interessante, bando de ignorantes...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Moreira
    2013-10-23T16:40:41

    É em situações como essa, que eu vejo o quanto o povo brasileiro é pobre na questão de leitura e interpretação de testo... O artigo em NENHUM momento diz que se pode ganhar dinheiro com o método acima, tanto que logo no primeiro parágrafo, está bem escrito logo ali: "No entanto, retirá-los das peças não é nem um pouco fácil. Pelo contrário: exige substâncias químicas em concentrações bem perigosas, portanto NÃO TENTE FAZER ISSO EM CASA." Da próxima vez, aprendam a ler POR INTEIRO e interpretar os textos, antes de virem aqui e criticar um artigo muito interessante, bando de ignorantes...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Valdinei Ferreira
    2012-12-23T00:00:23   , respondido respondido 2013-10-10T11:31:13

    olá galera ,comprei recentemente um lote de aproximadamente 400 pc´s tenho uma porrada de processadores, placas, memorias, etc... gostaria de obter mais informações a respeito deste belo trabalho de retirada de metais valiosos destes componentes,obs é muito difícil a aquisição destes ácidos,onde encontra-los ? obrigado abraço

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

    recentes

    populares

    • Valdinei Ferreira
      2012-12-23T00:00:23   , respondido respondido 2013-10-10T11:31:13

      Olha cara, serei bem sincero contigo, a menos que esteja planejando se graduar em química, venda esses PC's. Pois tem certos produtos utilizados que precisam da carteirinha de químico, além do mais, é necessário ter uma empresa para comercializar a prata e o ouro obtido e para abrir tal empresa é necessário ter a carteirinha, ou seja, é muito trabalho. Porém, se gostar da área e tiver determinado a seguir tal caminho, lhe aconselho pois o valor que volta é alto. Ps.: Se pensa que só com carcaça de computador consegue, está bem enganado.

      COMPARTILHAR

      Imagem do usuário
  • Marcos Kilder
    2011-12-01T15:41:49

    nossa, muito facil gente, vou ali na vendinha na esquina da rua de baixo comprar esses produtos!!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rodrigo Pedroso
    2011-12-01T14:22:42

    Se eu vender o ouro e o prata, não vai dar nem pra pagar esses componentes químicos.. O barato sai carooo

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Icaro Lyra
    2011-12-01T14:16:07

    As materias da globo.com estão se superando.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fabio Cardoso
    2011-12-01T14:17:01

    Legal mesmo. Eu gasto R$1000 pra comprar essa química toda e recebo 5 CENTAVOS de ouro ou prata quando levar em uma loja. Obrigado Globo, sempre com suas MATÉRIAS DE INUTILIDADE PÚBLICA.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Guilherme Martins
    2011-12-01T14:16:01

    Bons quimicos, mas pessimos matematicos!!! Gasto 2 pra ganhar um!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rafael Cardoso
    2011-12-01T13:29:42

    So faltou colocar o peso da prata e outro retirados na reportagem

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Olavo Morett
    2011-12-01T13:17:02

    Boa informação , ja vou preparar a minha jazida de aurum ,

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Cristovao Dasilva
    2011-12-01T17:07:27

    acho q o ouro e a prata retirados,nao pagam nem o trabalho e nem os produtos usados no processo,compre um balde,uma peneira,uma pá e a passagem pra serra pelada que fica mais barato.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Claudio Silveira
    2011-12-01T16:07:13

    nossa agora ja sei o que fazer com esse monte de placa mae e processador que tenho aqui em casa. vou ficar rico. so falta comprar os produtos. sera que alguem tem uma garrafa de acido ai pra me vender?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Jogos
    2011-12-01T15:40:43

    baaaah pega mal pra globo assim ne, pegaram a materia do site Baixaki...kkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Danillo Pereira
    2011-12-01T15:31:58

    AAAAAAAAH, achei ótimo. kkkkkkkkkkk , esse ouro sai à quanto ? 0,1 c ? To precisando de coisa q dê dinheiro. ^^ KKKKKKKKKKKKKKKKKk até q a prata sai em uma quantidade maior, mais mesmo assim não dá pra você comprar uma bala. --'

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Marcelo Monteiro
    2011-12-01T15:11:29

    Animais .... a matéria é a título de curiosidade.... se vcs perceberam não está dizendo que vcs podem ganhar dinheiro ou viver disto

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Cruz
    2011-12-01T14:48:23

    Muito bom isso...Junta 50kg de lixo eletronico que vc consegue fazer nem 1g de ouro direito.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Tampinha
    2011-12-01T13:34:08

    Legal, gasto umas centenas para receber talves umas dezenas.... matemática boa essa..sem contar o risco de ir parar no hospital.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Wesley Toledo
    2013-09-26T19:46:28

    sera que o ouro extraído paga pelo menos os produtos químicos usados?rs

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rain Mad
    2012-02-29T20:14:41

    Pra ter uma boa parte do ouro seria necessario uns 15 processadores pra isso

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Pedro Cardoso
    2011-12-05T08:47:27

    Valeu Madison, esse é o espírito, pena que poucos entendem. Abraços.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Harã Nascimento
    2011-12-02T02:14:22

    COMO o Nilson falou, isso nao é pra se fazer em casa alem de perigoso nao compensa, precisaria de um pequena fabrica para realizar esses processos em grandes proporçoes

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Nilson Rodrigues
    2011-12-02T01:23:30

    Bom como curiosidade para quem o lê. NÃO TENTEM FAZER EM CASA, MESMO COM EPIs. Podem explodir, queimar, cegar, etc. São produtos químícos ácidos perigosos. Essa matéria até deveria ser censurada e nem aparecer aqui.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Leonardo Belens
    2011-12-02T00:38:12

    tanto trabalho ñ é recompensado. olha q pinguito q vem kkkk

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Olinto Neto