12/01/2012 16h57 - Atualizado em 12/01/2012 17h59

CES 2012 tem dia intenso de apresentações para o público

Nick Ellis
por
Da CES 2012

O dia de ontem (11) foi intenso aqui na CES 2012, em Las Vegas (EUA). Desta vez não fui a nenhum keynote ou apresentação, mas em compensação, as 9 da manhã eu já estava chegando no Las Vegas Convention Center, disposto a cumprir a missão que eu tinha me proposto, que era visitar dois pavilhões inteiros até o final do dia, o que pode parecer simples, mas não é, tendo em vista as dimensões de cada um deles. É praticamente impossível ver tudo sem deixar passar nada, então sei que até sexta-feira eu vou ter que voltar nos mesmos pavilhões para conferir um ou outro stand.

Comecei pelo South Hall, que tem dois andares. No primeiro andar, encontrei muitas empresas de áudio com fones de ouvido de rappers como 50 Cent (com o fone Street da SMS Audio) e RZA do Wu-Tang Clan (com o fone Chambers, da WeSC), ambos pegando carona no sucesso de Dr. Dre e o fone de ouvido Beats, que leva a sua assinatura.

Indo adiante, cheguei na área de robótica, onde o que me chamou a atenção foi um robô com dock para o iPhone da Xybotix, que pode ser programado para fazer certos movimentos ou então controlado por outro iPhone. Ainda preciso voltar lá amanhã para ver outros robôs, pois esta área é muito interessante.

Resumo 11/1 CES 2012 (Foto: NIck Ellis/TechTudo)Estande da Xybotyx na CES 2012 (Foto: NIck Ellis/TechTudo)

Depois foi a vez cadeira Emperor 1510 da MWE Labs, que lembra o formato de escorpião, e que iriam ficar ótimas tanto na minha casa quanto no escritório. O preço é bem salgado, US$ 6.200 nos Estados Unidos. Vale um destaque especial para o próprio stand da empresa, um container especial criado pela Steel Space que era uma atração a parte.

Soluções em som para gamers hardcore

Passando pela área de games do South Hall, vi cadeiras interessantes como caixas de som como a Sound Rocker, que funciona sem fio e te dá uma sensação de imersão dentro do jogo. Uma outra cadeira é perfeita para aqueles que não querem interromper o jogo para nada, pois tem compartimentos para colocar absolutamente todos os acessórios que você puder imaginar.

O stand do mouse sem fio que vira controle de jogos X-1 Chameleon chamava a atenção de todos, com a nova versão especial com o tema do jogo Assassin's Creed Revelations e botões de couro.

CES 2012 (Foto: Techtudo)X-1 Chameleon (Foto: Nick Ellis/TechTudo)

Em outro stand, vi uma espécie de mouse 3D chamado Leonar3Do, ou simplesmente “bird", criado por uma empresa startup da Hungria. Com ele é possível criar modelos em 3D de uma forma totalmente intuitiva, manipulando os objetos da tela, empurrando e puxando o objeto até que ele fique da forma que você imaginou.

CES 2012 (Foto: Techtudo)CES 2012 (Foto: Techtudo)

Controle o Windows 8 com os olhos

O stand da Tobii Technology vive lotado, e o motivo é muito simples, quem não quer ter a experiência de controlar o Windows 8 com os olhos, sem usar mouse ou teclado, ou então navegar por documentos, fotos ou outros arquivos, mudando de página simplesmente olhando para outro objeto na tela? E mais ainda, que tal se divertir o jogo Asteroid explodindo os asteroides simplesmente olhando para eles?

A empresa já tem produtos no mercado, só que voltados para nichos específicos, como pessoas que só conseguem mexer os olhos, que podem então usar seus computadores normalmente, ou aplicações médicas, nas quais os médicos podem navegar por chapas de raio-x scanneadas simplesmente olhando para elas, com as mãos livres para continuar o seu trabalho.

De acordo com o CEO da Tobii, Henrik Eskilsson, “Apontar alguma coisa olhando para ela é algo intuitivo, natural e imediato. Usando um mouse para fazer a mesa coisa não tem a mesma agilidade, pois envolve o passo intermediário de mover o mouse”. Eu concordo plenamente com ele, e digo a vocês que o stand da Tobii é um dos mais incríveis de toda a CES, apesar de não ter o mesmo luxo ou tamanho de muitos outros.

Celular ultrafino da Huawei

Saindo de lá fui conhecer o stand da Huawei, que tem como o maior destaque o novo e ultra fino (7,69mm de espessura) smartphone Ascend P1, que tem processador Dual-Core e roda o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich). Gostei muito do aparelho, que tem um formato diferente da maioria dos concorrentes.

CES 2012 (Foto: Techtudo)CES 2012 (Foto: Techtudo)

No stand da Wacom, fiquei impressionado com a Cintiq 24HD uma mesa de desenho com resolução de 1920 x 1200 pixels, criada sob medida para aos ilustradores e artistas.

No stand da Fujitsu, o que chamou a atenção foram os smartphones e tablets completamente à prova d’água (até uma profundidade de um metro e meio). Confesso que fiquei nervoso ao submergir o tablet, mas ele estava funcionando perfeitamente quando eu o tirei depois!

O stand gigante da NVIDIA

O tamanho do stand da NVIDIA dá mostras de como a empresa está apostando na CES, demonstrando a capacidade do seu processador Quad-Core Tegra 3, em em produtos com o tablet Lenovo IdeaPad K2, o tablet de 7 polegadas ultra barato da ASUS, o Eee Pad MeMo ME370T e o Transformer Prime TF700T. A empresa promete transformar a experiência do usuário desde tablets e smartphones até super carros, com três modelos em exibição, Lamborghini Aventador, Audi A7 e Tesla Model S.

Na Qualcomm, além da nova Smart TV da Lenovo que já tinha conhecido, o que mais me chamou a atenção foi o novo sistema de realidade virtual Vuforia, demonstrado com personagens de Sesame Street (Vila Sésamo). É só colocar os bonecos no ambiente que eles interagem entre si, e é possível até mesmo assistir a uma TV de brinquedo, vendo episódios da série.

Primeiro contato com o Nokia Lumia 900

Chegando no stand da Nokia, pude conhecer pessoalmente o Lumia 900, e fiquei muito bem impressionado. Infelizmente eu podia segurá-lo na mão, mas não podia usar o sistema, só que antes mesmo da funcionária me avisar isto, eu já tinha dado uma olhada, é claro! Depois disto fui visitar os stands da Canon e da Nikon, onde conheci os novos lançamentos. Ainda dei uma passada no stand da Samsung, que eu devo confessar, é o meu favorito da feira. Hoje pretendo voltar lá, e também no stand da Sony. Aguarde o próximo resumo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares