TechTudo

16/01/2012 13h59 - Atualizado em 16/01/2012 13h59

Como ajustar a tela do PC

Verônica Vasque Da redação

Você sabe como ajustar a tela do seu PC? A maioria dos usuários de PC, infelizmente, tira o monitor da caixa e não faz nenhum ajuste para obter um melhor ângulo de visão ou uma imagem melhorada. Ou mesmo, não sabe como fazê-lo.

Ajustar a tela do PC (Foto: Divulgação)Ajustar a tela do PC. (Foto: Divulgação)

É importante ressaltar que, na hora de configurar a tela, ela precisa estar funcionando há pelos menos 30 minutos. Para tal, posicione a tela para evitar reflexos e brilho e reduza a quantidade de luz ambiente na sala.

No próprio Windows, é possível aperfeiçoar a resolução, a profundidade da cor, bem como a freqüência de atualização (refresh). No entanto, é importante conhecer os controles do próprio monitor. Embora as configurações variem, todos as telas têm opções para temperatura de cor, brilho e contraste.

Temperatura de cor

É importante ressaltar que a temperatura de cor escolhida tem de ser a melhor ajustada aos olhos do usuário. A luz branca da tela varia de branco azulado a branco avermelhado. É provável que o seu monitor venha de fábrica ajustado em 9300 K, que tende ao branco azul. É possível, no entanto, configurar a temperatura. Algumas pessoas preferem tons “mais quentes”, que vai de 6500 K pra baixo.

O número da “temperatura” está relacionado à cor da luz emitida por um objeto ideal aquecido para a temperatura determinada em graus kelvin – vermelho quente, branco quente, azul quente e assim por diante.

Brilho e contraste

Para ajustar o brilho e contraste de um monitor, o usuário precisa de modelos de teste de calibragem. Um dos programas muito usados por profissionais é o Displaymate. O serviço, que é pago, oferece modelos e instruções de calibragem ótimos. É possível, contudo, baixar a versão de demonstração gratuita do Displaymate. Essa versão é suficiente para uma calibragem básica.

Na verdade, a configuração de brilho serve para controlar a escuridão (ponto preto) da tela. Configure-o para baixo, e os matizes de cinza escuros aparecerão pretos. Já numa configuração alta demais, os pretos mais escuros vão aparecer cinzas.

O contraste do monitor, por sua vez, determina o brilho. A opção com mais brilho nem sempre é indicada. Contrastes altos demais podem apresentar certos borrões em alguns monitores CRT, além de aumentarem o cansaço da vista.

Gama

O gama é uma correção elétrica do sinal de vídeo que configura o brilho de meios-tons para criar imagens mais fiéis. É possível reajustar o gama através do driver da placa gráfica ou de programas gráficos de terceiros.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade