TechTudo

26/01/2012 19h12 - Atualizado em 02/10/2013 12h09

Como saber se estão roubando minha conexão Wi-Fi?

Gustavo Ats Para o TechTudo

O que fazer se sua conexão, de uma hora para outra, ficou lenta? É preciso atenção, pois pode ser que estejam roubando seu Wi-Fi. Redes de Internet sem fio são uma realidade cada vez mais comum nas casas dos brasileiros. Mas o sinal do roteador Wi-Fi tem um alcance longo e, caso sua rede não seja bloqueada, ela pode ficar disponível a estranhos, o que significaria perda na qualidade da navegação. Confira as dicas para descobrir se algum espertinho está navegando às suas custas.

Wi-Fi grátis em qualquer lugar? Mandic Magic ajuda muito, faça o download

ladrao00Seu vizinho está roubando sua Internet? (Foto: Divulgação)

Existem algumas técnicas que permitem ao usuário não só identificar o possível ladrão, como também desconectá-lo e impedi-lo de usufruir da sua rede. Um método simples é olhar as luzes do seu roteador. Para isso, desligue todos os computadores e dispositivos Wi-Fi que você tenha em casa e observe o comportamento do aparelho. Se as luzes continuarem piscando, provavelmente tem alguém usando a sua rede.

Esse método, no entanto, não é tão eficiente. Se o seu vizinho estiver utilizando pouca banda, é possível que você nem perceba a oscilação do LED. Outra técnica um pouco mais complexa consiste em acessar o painel de controle do seu roteador e verificar quais são os computadores conectados. No Painel de Controle, pesquise por: “Minha rede”, “My network”,  “Device List”, “Attached Devices” ou algo semelhante. Você encontrará uma tabela semelhante a essa:

ladrao01Painel de controle do roteador (Foto: Reprodução)

Estão listados os dispositivos conectados à rede. Se você tem dois computadores em casa e encontrou cinco na lista, é provável que sua Internet esteja sendo roubada.

Uma terceira opção é encontrar programas específicos para listar os usuários e computadores conectados à sua rede.

Estou sendo roubado. O que fazer?

Se você encontrou muitos computadores na sua rede, o primeiro passo é protegê-la com senha. Aqui no TechTudo você aprende a deixar sua rede fechada, configurando o seu roteador D-Link ou Linksys. É importante não usar senhas fáceis de identificar, como datas de aniversário, números de telefone, entre outros. Utilize sempre caracteres especiais e uma mistura de letras e números.

Outra alternativa é usar um cadastro de endereços MAC com o roteador. Nesse caso, você terá de conhecer os endereços de todos os aparelhos que deseja conectar na sua rede. Geralmente, os aparelhos eletrônicos dotados de rede sem fio vem com o endereço MAC numa etiqueta colada no aparelho ou no manual, junto com o símbolo da Anatel.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Bruno Técnico
    2012-01-28T15:08:01

    O endereço abaixo ficou com os pontos desorganizados: corrigindo = 192.168.1.1

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hermes Camargo
    2012-01-27T23:55:26

    Na verdade não diria roubar a internet do vizinho e sim o vizinho não tomou cuidado em proteger a sua internet. Acaso esse vizinho pediu autorização para enviar o sinal até minha casa? Poderia até atrapalhar o minha internet se ambos estiverem na mesma frequência. Enfim, contrate um profissional em informática para configurar o roteador wireless, pois sem proteção por criptografia, poderão até acessar suas informações pessoais com facilidade do seu HD.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Milton Machado
    2012-01-27T23:33:41

    Sr. Vantuir Souza, o Brasileiro além de Hipócrita, e Idiota e Burro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Técnico
    2012-01-28T15:06:57

    Malu Rodrigues, você acessa o seu Roteador pelo navegador, geralmente pelo endereço 192.1681.1. que é o padrão.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Malu Rodrigues
    2012-01-28T12:41:06

    Onde fica o painel de controle do roteador?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade