26/01/2012 19h12 - Atualizado em 02/10/2013 12h09

Como saber se estão roubando minha conexão Wi-Fi?

Gustavo Ats
por
Para o TechTudo

O que fazer se sua conexão, de uma hora para outra, ficou lenta? É preciso atenção, pois pode ser que estejam roubando seu Wi-Fi. Redes de Internet sem fio são uma realidade cada vez mais comum nas casas dos brasileiros. Mas o sinal do roteador Wi-Fi tem um alcance longo e, caso sua rede não seja bloqueada, ela pode ficar disponível a estranhos, o que significaria perda na qualidade da navegação. Confira as dicas para descobrir se algum espertinho está navegando às suas custas.

Wi-Fi grátis em qualquer lugar? Mandic Magic ajuda muito, faça o download

ladrao00Seu vizinho está roubando sua Internet? (Foto: Divulgação)

Existem algumas técnicas que permitem ao usuário não só identificar o possível ladrão, como também desconectá-lo e impedi-lo de usufruir da sua rede. Um método simples é olhar as luzes do seu roteador. Para isso, desligue todos os computadores e dispositivos Wi-Fi que você tenha em casa e observe o comportamento do aparelho. Se as luzes continuarem piscando, provavelmente tem alguém usando a sua rede.

Esse método, no entanto, não é tão eficiente. Se o seu vizinho estiver utilizando pouca banda, é possível que você nem perceba a oscilação do LED. Outra técnica um pouco mais complexa consiste em acessar o painel de controle do seu roteador e verificar quais são os computadores conectados. No Painel de Controle, pesquise por: “Minha rede”, “My network”,  “Device List”, “Attached Devices” ou algo semelhante. Você encontrará uma tabela semelhante a essa:

ladrao01Painel de controle do roteador (Foto: Reprodução)

Estão listados os dispositivos conectados à rede. Se você tem dois computadores em casa e encontrou cinco na lista, é provável que sua Internet esteja sendo roubada.

Uma terceira opção é encontrar programas específicos para listar os usuários e computadores conectados à sua rede.

Estou sendo roubado. O que fazer?

Se você encontrou muitos computadores na sua rede, o primeiro passo é protegê-la com senha. Aqui no TechTudo você aprende a deixar sua rede fechada, configurando o seu roteador D-Link ou Linksys. É importante não usar senhas fáceis de identificar, como datas de aniversário, números de telefone, entre outros. Utilize sempre caracteres especiais e uma mistura de letras e números.

Outra alternativa é usar um cadastro de endereços MAC com o roteador. Nesse caso, você terá de conhecer os endereços de todos os aparelhos que deseja conectar na sua rede. Geralmente, os aparelhos eletrônicos dotados de rede sem fio vem com o endereço MAC numa etiqueta colada no aparelho ou no manual, junto com o símbolo da Anatel.

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Bruno Técnico
    2012-01-28T15:08:01

    O endereço abaixo ficou com os pontos desorganizados: corrigindo = 192.168.1.1

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Hermes Camargo
    2012-01-27T23:55:26

    Na verdade não diria roubar a internet do vizinho e sim o vizinho não tomou cuidado em proteger a sua internet. Acaso esse vizinho pediu autorização para enviar o sinal até minha casa? Poderia até atrapalhar o minha internet se ambos estiverem na mesma frequência. Enfim, contrate um profissional em informática para configurar o roteador wireless, pois sem proteção por criptografia, poderão até acessar suas informações pessoais com facilidade do seu HD.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Milton Machado
    2012-01-27T23:33:41

    Sr. Vantuir Souza, o Brasileiro além de Hipócrita, e Idiota e Burro.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Bruno Técnico
    2012-01-28T15:06:57

    Malu Rodrigues, você acessa o seu Roteador pelo navegador, geralmente pelo endereço 192.1681.1. que é o padrão.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Malu Rodrigues
    2012-01-28T12:41:06

    Onde fica o painel de controle do roteador?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Carlos Barbosa
    2012-01-30T00:58:58

    Falar que a internet no Japao eh de graça eh uma tremenda ignorancia...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Malu Rodrigues
    2012-01-29T18:09:59

    ACHO QUE ESTÃO MESMO ROUBANDO MINHA INTERNET, MAS NÃO CONSEGUI ACESSAR O ROTEADOR AINDA...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Fernandes
    2012-01-27T16:56:39

    Concordo com vc também Fernando. Uma coisa é invasão, violar, tirar vantagen de outrem. Agora se a rede está aberta, ou está sendo oferecida porque não usar?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rain Mad
    2012-01-27T16:22:00

    A melhor forma de se previnir e usando softwares que detectam conexões estranhas. e Desconectar o invasor..Todo sistema não e 100% seguro

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Strongfire
    2012-01-27T17:55:21

    O controle de mac não é suficiente pois uma atacante em especial pode fazer um “arp-spoofing” e forçar um deautenticação dos computadores conectados e fazer um “man in the meado” e alterar o Mac do cliente com o do atacante. Nesse caso é necessário fixar os ips das maquinas na tabela arp do host para se tornarem estaticos, alem de usar senha em criptografia WPA2-AES. Nesse caso ate uma ataque de wordlist seria difícil ter sucesso.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Jorge Abcaran
    2012-01-27T17:54:23

    Bem, João, não usar porque não é honesto! A net nao é sua e você estaria se aproveitando de um provável incauto que não sabe configurar ou pediu a alguém (que configurou errado) e a pessoa não sabe. Quanto ao MAC, se você não sabe, liste os usuários conectados na sua WIFI com seu dispositivo conectado e o software do modem vai identificá-lo para você (bom quando a etiqueta está ausente ou ilegível). Depois que identificar todos os dispositivos, você fecha a rede. Mas uma senha com 10-12 digitos resolve e é mais fácil de um leigo fazer.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Fernando Ribeiro
    2012-01-27T16:50:51

    Bem, Sinal Wi-Fi protegido com suas respectivas chaves não podem ser invadidos. Todos sabem que existem estas regras, porém as pessoas de bons procedimentos não perdem tempo pra invadir redes domésticas em busca de um simples IP Publico. Agora, para quem leu o Artigo acima, ele relata das invasões de redes Abertas (Sem nenhuma criptografia). Peraí, se a pessoa deixa configurado a rede nos mesmos parametros da internet oferecida em Shopping. Se tá aberta, tá convidando para entrar e acessar todos os dados da rede. Vocês concordam?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Vantuir Souza
    2012-01-27T21:52:06

    País atrasado, em Miami e no Japão Internet é sem custo, pessoas acessam e os patrocinadores são os anunciantes que vendem seus produtos em troca do uso, jornais e revistas foram os patriarcas da idéia com distribuição grátis em troca de publicidade. Já aqui, que o povo fala amém para tudo, às operadoras ganham muito dinheiro com altas tarifas... Quando iremos acordar, pois isso só vai acontecer aqui depois de muita exploração comercial!!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Rezende
    2012-01-27T18:07:48

    Fernando, se a porta da sua casa está aberta, qualquer um pode entrar?

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Micaely Cosme
    2012-01-27T17:45:30

    isaoisoai eu roubo do consultorio medico gente se aparece la eu conecto msm nao tenho culpa se ele deixo aberta e sem senha isaoiasois tem um vizinho perto de casa que tbm deixa ligado o pc 24 hrs por dia entro msm nao to invadindo nada dele so to pegando um pouquinho de sinal :D amooooo wi-fi

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Philipe R
    2012-01-27T17:26:59

    Concordo com o João, não é você que vai até o sinal, ele vêm até sua casa.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Lucas Almeida
    2012-01-27T19:58:55

    Práticas que ajudam: - WPA2: misturar letras (maiúscula e minúsculas), números, símbolos (?!@#$); - Filtro por mac address realmente ajuda. - Desabilitar o DHCP e designar um IP fixo para cada estação ou gadget da sua rede; - Não propagar o SSID da sua rede; - Diminuir o alcance dos beacons; - Escolher um canal que não haja um AP associado;

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Fernandes
    2012-01-27T18:26:36

    Eu e meus amigos vizinhos de prédio usamos internet um do outro direto, principalmente quando tem algum problema com a prestadora de serviço de alguém e ninguém é desonesto, todos pagamos nossas contas principalmente a de internet, bom pelo menos eu. Mas talvez eu tenha um senso de honestidade diferente dos demais. O Brasil é atrasado até nos conceitos, enquanto no exterior as redes wi-fi gratuitas invadem as metrópoles, aqui acham que é desonesto usar a conexão de alguém,o uso é comparado até com furto de carro ou invasão de uma residência, é complicado!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Romulo Gelpke
    2012-01-27T14:50:25

    Ótima matéria Gustavo,e na minha opinião quem tá falando bobeira é q no minímo tá conectado usando a net de alguém

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Fernandes
    2012-01-27T15:20:50

    O negócio e o seguinte pessoal! Quando alguém usar a internet de vcs pela conexão wi-fi vão na delegacia e registra o B.O. por "roubo de internet", e quando alguém for acessar a conexão em algum lugar que tiver disponível, primeiro pergunte quem é o dono do roteador e depois peçam sua permissão. " No Brasil o uso da conexão Wi-fi sem concessão é extremamente proibido!!!"

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Ats
    2012-01-27T14:26:47

    Ronaldo, Novamente vou explicar o termo ROUBAR, mas de outra forma. Quando se elabora um texto existem várias formas de se expressar uma idéia. Exemplo: Dirigir um carro sem o cinto de segurança é uma INFRAÇÃO, mas se eu disser que é um CRIME, todo mundo entende, pois nesse caso a palavra CRIME está empregada no sentido "é errado"ou "é contra a lei". Se esse artigo fosse voltado a estudantes de direito, por exemplo, o termo ROUBAR deveria ser retificado, mas no nosso caso trata-se de uma linguagem popular, informal e comumente utilizada.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ronaldo Silva
    2012-01-27T14:08:45

    Infelizmente aqui no RJ existe uma operadora que praticamente monopoliza toda a Zona oeste,é um bairro de baixa renda mais que pessoas idoneas como eu gostariam de pagar para usufruir de tal bem mais esbarramos no descaso e ganancia da referida operadora telefonica e velox face ainda não existir concorrencia por aqui.Infelizmente se não pagarmos uma verdadeira fortuna nao nos disponibilizam a linha telefonica nem a banda larga é por estas e outras que os chamados gato-net se infestam por toda parte, solução esta que não pactuamos.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Fernandes
    2012-01-27T16:36:17

    Concordo totalmente com vc Roberto. Mas não adianta discutir termologia principalmente jurídicas com pessoas que não entende. Como nosso amigo disse vamos deixa de lado. Claro que usa sinal de internet alheia é imoral, é chato, agora rouba bem é demais. Sabe os "radios amadores", pode usar várias frenquências e torres de transmissão alheia, comparo com sinal wi-fi, agora que a Anatel regulamento o uso do radio amador, mas antigamente não se pagava nada. E só retroceder no tempo e usar modem sem transmissão wi-fi, pronto resolve.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • João Fernandes
    2012-01-27T16:23:20

    Concordo plenamente com vc Roberto. Comparo a transmissão Wi-fi como "o radioamador", onde se pode usar qualquer antena transmissora. Acho que hoje em dia que a Anatel editou umas normas regulamentando o uso, vc só infligia a norma quando por exemplo intercepta o radio policia. Pessoal tá equivocado e precipitado com esse negócio de "rouba internet", sem contar que o entendimento jurídico do assunto é lamentável, mas como no amigo Gustavo disse vamos deixar a termologia técnica de lado. Kkkk...

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Rain Mad