Celular

05/01/2012 19h16 - Atualizado em 10/01/2012 09h03

Nokia 1616: Ótima bateria e resistência à poeira

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Você se lembra do Nokia 1100? E do Nokia 1208? Pois bem, o Nokia 1616 é uma evolução desses dois. O modelo traz uma boa proposta para aqueles que só querem fazer e receber ligações, buscando um celular que seja o fiel companheiro do dia-a-dia, com uma boa bateria e sem pesar muito no bolso.

Nokia 1616 (Foto: Divulgação)Nokia 1616 (Foto: Divulgação)

O modelo tem um design compacto, em formato monobloco, e lembra os modelos clássicos da Nokia. Seu ar é bem mais sóbrio que os modelos mais badalados, e suas cores (preto e cinza escuro) reforçam a tendência de simplicidade. Poucos botões para funções estão disponíveis. Na verdade, há apenas dois botões de comando: o botão direcional e os botões para atender/recusar chamadas.

O Nokia 1616 "herdou" duas características importantes do Nokia 1100. A primeira delas é a sua lanterna na parte superior, que é quase uma assinatura dos aparelhos da linha básica da fabricante finlandesa. Outro destaque positivo é a qualidade de seu sinal. Como o modelo não possui recursos como acesso à internet, Wi-Fi e GPS, a qualidade do sinal de rede GSM é excepcional.

O modelo foi feito para ser o mais simples possível, sem complicar a vida do usuário na hora de telefonar ou enviar mensagens de texto pelo aparelho."
Eduardo Moreira

Por consequência disso, a sua autonomia de bateria também é maior. A bateria de Li-Ion de 800 mAh do Nokia 1616 garante ótimas 8.5 horas de conversação, e até 540 horas em standby (ambos no modo GSM).

Outra vantagem do Nokia 1616 é que ele é discreto para ser levado no bolso. Com dimensões de 107,1 x 45 x 15 mm e um mísero peso de 78.55 gramas, este é um dos menores celulares que você pode encontrar no mercado. Sua tela mede apenas 1.8 polegada (resolução de 128 x 160, e 65 mil cores), e serve para basicamente visualizar as informações do aparelho, como hora, status da rede, agenda telefônica e número que está chamando. Como o modelo não tem nenhuma aspiração gráfica, essas especificações são mais que suficientes para tais atividades.

O teclado do Nokia 1616 também é resistente à poeira, perfeito para saídas no fim de semana em sítios ou viagens para a praia. Afinal de contas, se algo de mais grave acontecer os danos serão bem menores, principalmente se comparado ao prejuízo que você evitaria se tivesse com um smartphone.

Mesmo sendo em um aparelho com recursos bem limitados, é possível encontrar funções como calendário, despertador, múltiplas agendas telefônicas, rádio FM e até modo de economia de energia. E tudo isso, gerenciado pelo sistema S30. No pacote de venda, além do celular, você encontra uma bateria BL-5C, um carregador compacto, um fone de ouvido Nokia WH-102 e o manual do usuário.

Mas... quem deve comprar o Nokia 1616?

Muita gente. Aqueles usuários que querem tem um telefone barato para não levar o smartphone na balada, ou quem quer viajar e precisa de um celular com boa captação de sinal pode se dar bem com este modelo. Pessoas mais velhas, também, que buscam modelos simples e sem complicações, ou pais que procuram um celular simples para se comunicarem com seus filhos em idade menor também serão bem atendidos.

Aparelhos como o Nokia 1616 contam com mercado garantido, mesmo com seus recursos limitados. No caso da Nokiam em especial, seus aparelhos de entrada sempre foram sinônimo de muitas vendas. E este modelo não é exceção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Nascimento
    2012-01-09T23:23:06

    Excessão???? Vamos aprender a escrever corretamente...